UFSCar lança hub de tecnologias verdes e sustentabilidade do campo à mesa

Dores crônicas têm impacto direto na saúde e qualidade de vida
18 de novembro de 2019
Agatha Moreira e Rodrigo Simas posam juntos em campanha
18 de novembro de 2019
Evento de lançamento, no dia 20/11, terá palestras de parceiros do Brasil e Alemanha
Na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lança a plataforma Field & Food Tech Hub, cuja meta é atuar como centro de excelência nacional e internacional em tecnologias verdes e sustentabilidade em setores agroindustriais resilientes em todas as suas dimensões, do campo à mesa. A missão da plataforma é aglutinar iniciativas a partir das instituições de pesquisa de São Carlos, relacionadas ao desenho, produção, distribuição, consumo e manejo de biomassa ou resíduos das cadeias agroindustriais e outros materiais apropriados, para que possam promover a saúde humana e do ambiente. A iniciativa nasce de parcerias já existentes entre pesquisadores e setores da Universidade e, destes, com instituições em outros países, especialmente Alemanha e Inglaterra.
A programação começa às 9h30, com credenciamento seguido de mesa de abertura. Às 10h15, a apresentação da plataforma será feita por Vânia Zuin, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar. Em seguida, acontecem três palestras sobre temáticas associadas à plataforma, de Klaus Kümmerer, da Leuphana University Lüneburg, na Alemanha; Silvio Crestana, da Embrapa Instrumentação; e Peter Eisner, do Fraunhofer Institute for Process Engineering and Packaging IVV, também na Alemanha. O evento acontece no Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE, edifício dos laboratórios de pesquisa Petrobras), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A programação detalhada e outras informações podem ser conferidas no site do DWIH, via http://bit.ly/fieldandfood_lançamento.
Também no dia 20, na parte da tarde, os mesmos atores promovem programação em comemoração aos 250 anos do naturalista alemão Alexander von Humboldt, com palestra sobre Humboldt e apresentações de oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha. A programação, que começa às 14 horas também no CPqMAE, está detalhada no site do DWIH, via http://bit.ly/humboldt250_ufscar.
Ambas as iniciativas têm o apoio do DWIH São Paulo (Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo), do Consulado Honorário da Alemanha em Ribeirão Preto e de vários setores da UFSCar: DQ, Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) e Agência de Inovação (AIn).