TUT apresenta novo espetáculo em Curitiba OCO estreia na quinta-feira, dia 31/10

Tiffany&Co. apresenta sua versão do Calendário do Advento
29 de outubro de 2019
Miami: Sig Bergamin e Murilo Lomas assinam apartamento em modelo para brasileiros em Bal Harbour
29 de outubro de 2019

Uma viagem por ambientes perigosos e inexplorados é o convite que o TUT -Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – faz em sua nova montagem

O espetáculo OCO estreia nesta quinta-feira, dia 31/10, às 19h30, no Auditório da UTFPR, no centro de Curitiba. A entrada é franca e com classificação livre.

No palco, seis atrizes exploram o cenário com seus corpos em movimentos amplos ou contidos, criando imagens e narrando a trajetória como a feita por tantos retirantes, migrantes e refugiados. Ao longo de uma hora, as personagens, sem nome ou rosto, lidam com medos e precisam abrir mão de afetos para chegar em algum lugar.

O elenco é formado por Bruna Martins, Cecília Dambros, Monique Rau, Natália Winter, Raquel Lorenz e Rebecca Stauffer. Com experiência em teatro, circo, dança e ginástica artística, as atrizes desenvolvem um teatro físico, com técnicas de acrobacia, malabares, dança-teatro, mimo e teatro de forma animadas. E, sem palavras, constroem a história.

“OCO expõe a possibilidade de estabelecermos novas conexões humanas e nos reinventarmos fortes diante do que nos consome”, diz o diretor Ismael Scheffler.

Além da direção, Scheffler assina a concepção e dramaturgia do espetáculo. Ele é coordenador do TUT e professor da UTFPR. O OCO reúne também diferentes instituições curitibanas ao ter a participação de: Karina de Souza, professora do Colégio Estadual do Paraná, como assistente de direção e Bruno Tucunduva, professor da UFPR, na preparação das acrobacias.

A trilha, feita especialmente para o espetáculo, foi criada Ágatha Pradnik, que contou com os instrumentistas: Denusa Castellain, na flauta; a violoncelista Maria Luiza Sprogis; no fagote, Juliano Pontes; Carina Cardoso de Araújo toca o oboé; Pratos, de Udu; no Xilofone, Luís Fernando Diogo; e Ágatha toca arcodeón.

Outros profissionais atuam em OCO na produção visual: Levi Brandão desenvolveu a cenografia, Paulo Vínicius, o figurino, e Wagner Correa, a iluminação. As formas animadas tiveram a consultoria de Naiara Bastos.

O espetáculo fica em cartaz até o dia 24 de novembro (veja datas e horários abaixo).

Serviço:

OCO

Estreia: 31/10

Horário: 19h30

Local: Auditório da UTFPR

Endereço: Av. Sete de Setembro, 3055

Entrada gratuita

Classificação Livre

Outras datas e horários: 2/11 – 3/11 – 12/11 – 14/11 – 22/11 – 23/11, às 19h30
1/11 – 13/11, às 16h e 19h30.

 

Ficha técnica:

Concepção, direção, dramaturgia e produção: Ismael Scheffler

Assistência de direção: Karina de Souza

Treinamento artístico de acrobacias: Bruno Tucunduva (UFPR)

Assistência de produção: Simone Landal

Elenco: Bruna Martins, Cecília Dambros, Monique Rau, Natália Winter, Raquel Lorenz e Rebecca Stauffer.

Cenografia: Levi Brandão

Figurinos: Paulo Vinícius

Design de luz: Wagner Correa

Trilha sonora original e edição de som: Ágatha Pradnik

Instrumentistas: Acordeon: Ágatha Pradnik; Flauta: Denusa Castellain; Violoncelo: Maria Luiza Sprogis; Fagote: Juliano Pontes; Oboé: Carina Cardoso de Araújo; Pratos, Udu, Xilofone: Luís Fernando Diogo.

Formas animadas: Ismael Scheffler

Assistência de confecção de formas animadas: Simone Landal

Consultoria de formas animadas: Naiara Bastos

Preparação corporal: Ismael Scheffler, Bruno Tucunduva e Karina de Souza