Turismo regenerativo nas Ilhas Britânicas

Helena Porcelanato lança o Porcelanato Alba
10 de agosto de 2023
ANGRA confirma show acústico e gravação de DVD na Ópera de Arame em Curitiba
11 de agosto de 2023

Virgin Limited Edition lança tour de conservação de manguezais para os visitantes de Necker, com o objetivo de conscientizar sobre importância de preservação do meio-ambiente

A Virgin Limited Edition está incentivando os hóspedes que visitam Necker Island, nas Ilhas Virgens Britânicas (BVI) a fazer uma contribuição duradoura ao destino, convidando-os a participar de um plantio em manguezais que estão em situação crítica.

Conhecida não apenas por ser uma das ilhas particulares mais famosas do mundo e a casa de Sir Richard Branson, mas também por suas iniciativas em conservação e sustentabilidade, o lançamento do Tour de Conservação de Manguezais (Mangrove Tour) é uma extensão de alguns dos trabalhos que a ilha realiza e permitirá que os visitantes estejam ainda mais conectados com meio-ambiente. O lançamento veio após com o Dia Mundial do Mangue (26 de julho) e visa aumentar a conscientização sobre a importância de proteger e reabilitar esse ecossistema crucial das Ilhas Virgens Britânicas.

Desde sua reabertura oficial, Necker Island mantém o ambiente em que reside no centro de sua operação. Nos últimos anos, a adição de três turbinas eólicas gigantes garante que a ilha possa funcionar com até 100% de energia renovável, e isso anda de mãos dadas com sistemas de irrigação de água, uniformes de funcionários feitos de plásticos reciclados do oceano, e protetor solar amigo dos recifes, apenas para começar.

Seu incrível programa de conservação da vida selvagem na ilha viu tartarugas gigantes de Aldabra se reproduzirem – o único lugar fora de seu ambiente natural nas Seychelles -, assim como a população de flamingos trazida de volta às Ilhas Virgens Britânicas. A equipe de conservação e vida selvagem de Necker garante que os hóspedes tenham oportunidades incríveis de aprender sobre as espécies e interagir com elas. Seu recém-lançado Mangrove Tour dá mais um passo adiante em seus esforços de conservação com a oportunidade de participação em atividades regenerativas, por meio do plantio de manguezais.

A experiência será oferecida aos convidados em parceria com a Unite BVI, a fundação sem fins lucrativos do Virgin Group, apoiada pela Virgin Limited Edition e Virgin Unite, que se concentra em combater as mudanças ambientais. A visita guiada, operada pela empresa local GroundSea Adventures, reforça o compromisso da Virgin Limited Edition em garantir que o ambiente ao redor da Necker Island continue a prosperar, dando aos participantes a oportunidade de praticar o plantio de propágulos de mangue no HLSCC National Mangrove Nursery, no ilha vizinha de Tortola.

Os manguezais desempenham um papel significativo no ecossistema das Ilhas Virgens Britânicas, desde a proteção das comunidades por meio da resiliência costeira até a captura de carbono e o fornecimento de um lar protegido para a vida marinha, como lagosta, água-viva e tubarões. No entanto, a destruição dos manguezais pela atividade humana e os danos do furacão Irma em 2017, quando 90% da população de mangue do território foi devastada, causaram vulnerabilidade significativa ao ecossistema das Ilhas Virgens Britânicas. Desde então, Unite BVI tem trabalhado em estreita colaboração com organizações locais para arrecadar dinheiro para sua regeneração. Todos os lucros desta nova experiência do Necker irão para a GroundSea Adventures e Unite BVI, para apoiar projetos e plantação de manguezais.

Durante a visita guiada, os hóspedes terão a oportunidade de praticar stand-up paddle ou caiaque, em caiaque simples ou duplo, através de manguezais indígenas, aprender com um guia especializado como os propágulos são cultivados e o trabalho que envolve sua reabilitação e preservação, além de ajudar no plantio dos próprios propágulos.

Outras experiências importantes em andamento para os hóspedes de Necker incluem a oportunidade de se envolver em projetos de capacitação de jovens na ilha de Tortola, bem como a chance de mergulhar na primeira instalação de recife artificial das Ilhas Virgens Britânicas, The Kodiak Queen – cuja renda será revertida para aulas gratuitas de natação na comunidade.

A experiência de conservação de manguezais custa US$ 165 para adultos e US$ 135 para crianças de 6 a 12 anos. O preço inclui transfers de barco e táxi, uma doação para o HLSCC National Mangrove Nursery e o plantio externo. Não há custo para crianças de até seis anos, no entanto, elas são obrigadas a compartilhar um caiaque duplo com um adulto.

Necker Island pode ser reservada exclusivamente, ou quartos individuais estão disponíveis durante suas populares Celebrations Weeks (Semanas de Celebração). Para mais informações, visite www.virginlimitededition.com.