Turismo: cresce procura por locação de SUVs

TVZ é a nova parceira da plataforma Glitzy
13 de julho de 2021
Vinhos de Altitude de Santa Catarina ganham Indicação de Procedência
13 de julho de 2021

Categoria dos utilitários esportivos tem sido bastante procurada na locação diária para turismo de lazer nas férias de julho, diz associação das locadoras

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), os utilitários esportivos (SUVs) assumiram a liderança entre as categorias de veículos mais procuradas para o turismo de lazer. De 2017 para cá, o total de SUVs na frota das locadoras subiu de 47 mil unidades para mais de 107 mil, a maioria destinada para as viagens em família ou entre amigos.

O significativo impacto na aviação comercial durante a pandemia, atrelado à precaução em evitar aglomerações, fez com que as viagens de carro se tornassem ainda mais comuns. “Se antes as roadtrips eram apenas para viajantes com perfil aventureiro, a modalidade se tornou forte aliada de quem já sentiu segurança para voltar a viajar”, diz o presidente da associação, Paulo Miguel Junior.

Jeep Renegade, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, VW T-Cross, VW Nivus, Renault Duster e Ford Ecosport estão entre os utilitários esportivos mais presentes nas frotas das locadoras para o turismo de lazer. Segundo Paulo Miguel Junior, embora o hábito de alugar ainda seja mais frequente em viagens ao exterior, “a cultura da locação também está crescendo nas viagens em território nacional” .

De acordo com a ABLA, avaliar o estilo de viagem é o primeiro passo na hora de escolher a categoria do veículo a ser alugado. Ou seja, quantas pessoas estarão na viagem, distância a ser percorrida e o volume das bagagens são os fatores mais importantes para a escolha mais adequada.

Entre as dicas da associação, está a importância de o turista checar, junto à locadora de sua preferência, como funciona o atendimento 24 horas; e fazer a reserva com o máximo de antecedência para reduzir o risco de não encontrar veículos na categoria desejada.

Na hora do pagamento, o cartão de crédito torna o processo de aprovação do cadastro mais fácil. Já com relação às tarifas, elas variam conforme a categoria do carro, tipo de proteção de danos e se haverá motoristas adicionais. E quanto mais dias de aluguel, mais barata tende a ser diária.

Na hora da retirada do veículo, a ABLA orienta que o cliente se certifique de que tudo está funcionando corretamente, que não há riscos na pintura ou amassados no veículo. No caso de devolução em cidades diferentes pode haver tarifa diferenciada, então é importante perguntar antes de fechar negócio. “Alugar um carro para viajar é um ótimo custo-benefício”, completa Paulo Miguel Junior. “É uma experiência incrível para compartilhar em família, a dois, entre amigos ou mesmo sozinho”, finaliza o presidente da associação.

Fotos: Pixabay