Tudo sobre o Deep Plane, técnica que reposiciona de maneira mais profunda e duradoura os músculos da face

Lacoste libera novas NFT’s na coleção UNDW3
10 de novembro de 2022
3 vantagens em contratar um arquiteto antes de comprar um imóvel
10 de novembro de 2022

Conversamos com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, Mestre em Cirurgia Plástica pela UNIFESP, que explicou a novidade que está em ascensão mundialmente. A nova técnica é capaz de tratar todas as camadas da face, chegando até o músculo, para um resultado mais duradouro e menos artificial

Não é de hoje que a evolução de técnicas em cirurgia plástica tem chamado a atenção por apresentar resultados menos artificiais e mais duradouros. Um destaque é o lifting facial, que anteriormente atingia apenas a camada de pele do rosto, esticando o tecido flácido, mas promovendo resultados artificiais, plastificados e estigmatizados; agora, a técnica recebeu um ‘upgrade’, chamado de Deep Plane Facelift – que reposiciona até os músculos da face. Conversamos com o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico, membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, que explicou tudo sobre a nova técnica:

O que há de novidade na técnica Deep Plane Facelift?

A técnica permite um rejuvenescimento muito grande e natural para o rosto, pois trata de forma pontual todas as suas camadas que apresentam envelhecimento. Outro ponto importante é que o resultado se mantém por mais tempo já que o rosto foi tratado de maneira global.

Por que ela é chamada assim?

O Deep Plane significa um lifting facial profundo. O nome se dá pelo fato de a cirurgia tratar desde camadas mais profundas da face até as superficiais. O envelhecimento ocorre de forma global no rosto atingindo todas as camadas, e esta cirurgia faz o tratamento de todas elas, com exceção do osso.

De que maneira ela se diferencia do facelifting tradicional?

O lifting inicialmente tratava apenas a camada de pele do rosto, esticando-a e retirando seu excesso. Isso promovia resultados muito artificiais e estigmatizados. Sua evolução foi iniciar o tratamento de camadas mais profundas como o SMAS (Sistema Musculo Aponeurótico Superficial), tecido que cobre a musculatura, através de pontos para reposicioná-los. O Deep Plane se diferencia pela forma com que se trata o SMAS, de maneira mais profunda e fazendo um reposicionamento melhor e mais duradouro da anatomia que a idade alterou.

Por que ela é melhor que o lifting tradicional e em qual circunstância ela é indicada?

Sua superioridade está no fato de tratar melhor as camadas profundas do rosto e na duração do tratamento a longo prazo. A indicação é semelhante ao do lifting tradicional, ou seja, quando há sinais de flacidez e envelhecimento facial.

Ela é indicada para todos os casos de lifting facial?

Ela é indicada sobretudo para pacientes acima dos 45 anos em média, e que já apresentem sinais de envelhecimento como flacidez de pele e perda de volume na face.

Como é feita essa cirurgia?

Esta cirurgia é feita através de incisões ao redor da orelha e abaixo do queixo de forma que as cicatrizes ficam muito pouco visíveis após alguns meses. Ela dura em torno de 5 a 6 horas e é realizada em ambiente hospitalar para segurança do paciente. A anestesia é geral e o paciente deve permanecer no hospital por 1 dia.

Quais são os cuidados pré e pós-operatórios?

Com relação ao pré-operatório, o paciente deve estar em boas condições clínicas e não deve fazer uso de medicamentos que aumentam o sangramento, próximo à cirurgia, como aspirina e anti-inflamatórios. No pós-operatório, é normal apresentar inchaço e roxo na face que melhoram em torno de 2 a 3 semanas. Não é comum que haja dor após a cirurgia. O paciente deve permanecer em repouso relativo por 2 a 3 semanas e afastado de atividades físicas por 30 dias. Além disso deve evitar sol por dois meses. É fundamental que o procedimento seja realizado por um cirurgião plástico especializado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

FONTE:

*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 8 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA. Instagram: @drpaolorubez