Troc adere aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU

Tintas Eucatex dá dicas para evitar os erros mais comuns na pintura imobiliária
7 de julho de 2020
Sinais que podem indicar um aborto
7 de julho de 2020

O maior brechó online brasileiro faz parte do grupo de 388 organizações brasileiras que assumiram publicamente o compromisso de promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino

A startup curitibana TROC passa a fazer parte de grupo de empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEPs – Women’s Empowerment Principles). A líder do mercado de revenda online do país agora está no rol de 388 organizações brasileiras que assumiram publicamente o compromisso de promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino. Para marcar a adesão aos WEPs, a TROC realiza nesta quarta-feira (08) uma live no @trocreal com a Consultora de Princípios para Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres Brasil, Tayná Leite, e a fundadora e CEO da marca, Luanna Toniolo (foto).

Para Luanna, promover a paridade de gênero é um ponto fundamental para fortalecer as economias e impulsionar os negócios. A causa é um dos caminhos para uma sociedade mais justa, na qual homens e mulheres têm acesso às mesmas oportunidades. “Quando você assume um papel de liderança e descobre que seus pares são quase todos do sexo masculino, percebe o quanto é importante abrir caminho para que outras mulheres tenham condições de alcançar também esses espaços”, comenta Luanna.

Os WEPs são um veículo primário para a entrega corporativa nas dimensões de igualdade de gênero da agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Ao ingressar na comunidade de WEPs, a/o CEO de cada empresa sinaliza o comprometimento com essa agenda nos níveis mais altos da empresa e em trabalhar em colaboração em redes multissetoriais para promover práticas de negócios que capacitam mulheres. Isso inclui remuneração igual por trabalho de igual valor, práticas de cadeia de suprimentos que atendam a gênero e tolerância zero a assédio sexual no local de trabalho.

“Ter a TROC como signatária representa muito para Curitiba, o Paraná e todo o ecossistema de economia colaborativa que traz para as mulheres novas perspectivas de renda e de desenvolvimento de carreira. Que a TROC possa ser um exemplo e uma influência para tantas outras empresas paranaenses e para todo o Brasil”, destaca a Consultora de Princípios para Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres Brasil, Tayná Leite.

O público usuário da plataforma TROC que vende e compra roupas, sapatos, bolsas e acessórios é formado 95% de mulheres. Entre os funcionários que cuidam da operacionalização do e-commerce da marca, 80% são pessoas do sexo feminino. Elas estão desde o trabalho de curadoria das peças, no marketing, na administração, na logística e até, desde fevereiro deste ano, no comando.

“Estou na direção de uma empresa líder do seu setor que alcançou sucesso totalmente em consequência da força de consumo e sensibilidade da mulher. Elas aderiram aos nossos valores de sustentabilidade e economia. Já tínhamos desde início o empoderamento feminino entre nossas diretrizes, e achamos fundamental tornar isso público por meio dos Princípios da ONU como forma de fortalecer essa causa”, afirma Luanna.

Conheça os sete Princípios:
1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Serviço: 
troc.com.br
@trocreal
contato@troc.com.br
41 99838 0092 / 3285-7794

Sobre a TROC:
A TROC é o maior brechó online do Brasil. A plataforma conecta pessoas que querem vender e comprar roupas, bolsas, sapatos e acessórios usados das melhores marcas e em perfeito estado. O grande diferencial da startup é a curadoria feita sobre os produtos e o volume de opções que oferecem – mais de sete mil peças são recebidas por mês e o estoque conta com mais de 40 mil itens. As opções variam para todos os gostos e bolsos, com opções desde fast fashion, premium e luxo. Hoje, a TROC realiza mensalmente mais de dois mil pedidos e tem cerca de quatro mil “lojinhas” ativas no site. Todos os produtos recebidos passam pelo processo de curadoria – 40% dos itens são devolvidos para o dono original ou enviados para doação. A TROC foi fundada por Luanna Toniolo, em 2016, após cursar Gestão em Marketing em Harvard e já vendeu mais de 100 mil peças.