Tricologista lista 4 cuidados simples que contribuem para um cabelo saudável e bonito

Fuja da rotina: entenda a importância de passar um tempo a sós para fortalecer a relação a dois
14 de junho de 2022
Experiências para abraçar o feriado de Corpus Christi estão no Itapema Beach by Nobile (SC)
14 de junho de 2022

Dra. Patricia Marques, cirurgiã plástica especialista no estudo dos cabelos, cita hábitos ruins que impactam na saúde dos fios

Há muito tempo o cabelo deixou de ter apenas a função protetora e sensorial da cabeça e se tornou um ícone de beleza diretamente relacionado à autoestima. Por ter lugar de destaque no rosto e a funcionalidade de transmitir informações de estilo e personalidade, aos poucos foi se tornando alvo da preocupação de homens e mulheres por ser considerado o cartão de visita de qualquer indivíduo.

Diversos hábitos ruins e fatores do dia a dia impactam na saúde dos fios. Exposição solar sem os devidos cuidados, poluição do ar, excesso de procedimentos químicos (descoloração e alisamento), umidade excessiva, uso exagerado de dispositivos térmicos como secador de cabelo e chapinha, produtos cosméticos inadequados para cada tipo de cabelo, entre outros. “É fundamental prevenir e reparar os danos causados todos os dias. A medicina capilar é peça fundamental para um tratamento realmente individualizado e poderoso”, explica a Dra. Patricia Marques, cirurgiã plástica membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) com Pós-Graduação em tricologia.

Para ajudar a manter o cabelo saudável e bonito, a especialista separou alguns cuidados simples que podem ajudar. Confira:

  1. Antes do banho e de atividades físicas, use um óleo de qualidade para as pontas dos fios. Isso protegerá da agressão do xampu e do suor;
  2. Não espere a raiz ficar excessivamente oleosa para lavar os cabelos, pois a oleosidade no couro cabeludo favorece a dermatite seborréica, causa de queda capilar;
  3. Tenha cuidado com o secador de cabelo e a chapinha. O ideal é não utilizar com frequência e sempre manter uma distância de 15 centímetros dos fios, na temperatura mais fria possível;
  4. O protetor térmico é um dos melhores amigos do seu cabelo. Mantenha sempre por perto e faça o uso constante, especialmente nas pontas. Ele auxilia na distribuição do calor, diminuindo a agressão dos fios.

“A tricologia é um ramo da medicina muito amplo, que cuida desde doenças que afetam o cabelo e couro cabeludo, até a qualidade dos fios. Por meio de técnicas distintas, é possível diagnosticar os pacientes e traçar um tratamento que seja realmente eficaz para cada tipo de queixa”, acrescenta a especialista.

Sobre a especialista: Patricia Marques é graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com Pós-Graduação em Tricologia.

CRM-SP: 146410

Site: www.drapatriciamarques.com.br

Instagram: @dra_patricia_marques

shutterstock