Tribos Jornada Cultural leva inclusão através da fotografia a escola de Balsa Nova

Vila Don Patto destaca programação de Natal com espetáculo ‘Vila Natalina – Fábrica dos Sonhos’
6 de dezembro de 2023
Corello by Gabi Silvarolli: em sua sétima edição, Gabriela Silvarolli assina nova coleção-cápsula da Corello
6 de dezembro de 2023

Projeto da ONG Parceiros Voluntários aborda cultura, educação para a paz e meio ambiente por meio da fotografia documental

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, promovido pela ONG Parceiros Voluntários (PV), celebra duas décadas de impacto social ao estimular a consciência e o protagonismo jovem em crianças e adolescentes de todo o Brasil. Este ano, a metodologia Tribos Jornada Cultural alcança quatro estados, chegando a Mogi Guaçu (SP), São Gonçalo (RJ), Cabo Santo Agostinho (PE) e Balsa Nova (PR), proporcionando oficinas de fotografia a aproximadamente 400 estudantes de escolas públicas. No município de Balsa Nova, uma das instituições participantes foi a Escola Municipal Doutora Zilda Arns Neumann, que desde 2011 atua na modalidade de Educação Especial com ensino fundamental, jovem e adulto.

A escola, que tem como objetivo compreender os diferentes modos de ser, sentir, agir e pensar de cada indivíduo, buscando superar as barreiras relacionadas à diversidade humana propondo a inclusão de todos, possibilitou o desenvolvimento do projeto com os estudantes dos turnos da manhã e tarde, além de formação com todos os educadores da escola. Aos alunos foram ofertadas oficinas de formação de identidade e reconhecimento das diferenças para fomentar o respeito e a integração, além de oficinas de fotografia onde aprenderam elementos essenciais para uma boa fotografia, praticando em câmeras semiprofissionais. Foi organizada ainda uma ação dentro da Trilha de Educação para a Paz, com uma exposição de seus “autorretratos” valorizando as características individuais e de fotos tiradas de seus colegas. A exposição foi organizada nos corredores da escola e toda a comunidade (pais, vizinhos e amigos) foi convidada a apreciar o material produzido e organizado pelos estudantes.

Com mais de 40 estudantes PCDs (pessoa com deficiência), a escola possui 11 funcionários, entre direção, apoio e cozinha. Além disso, conta com atendimento terapêutico semanal de psicólogos e fisioterapeutas, que atendem as famílias da comunidade, majoritariamente em situação de vulnerabilidade social e baixa renda. Daniel Santoro, presidente do conselho de administração da PV, fala sobre a presença da instituição na iniciativa. “Essa escola adota uma abordagem pedagógica que valoriza os processos interativos, a cooperação, o trabalho em grupo, a arte, a imaginação, a brincadeira, a mediação do professor e a construção do conhecimento em rede. Esses elementos são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, visando à formação de sujeitos solidários, criativos, autônomos e críticos. Quando notamos todos esses aspectos, ficou muito simples chegar a uma conclusão: a de que precisávamos dessa turma para compor nosso time de tribeiros, educadores e escola parceira”, conclui.

Segundo Josiane, diretora da escola Zilda Arns, Tribos Jornada Cultural fez sucesso entre a comunidade e os alunos. “O projeto de fotografia foi fantástico! Os alunos amaram e mostraram uma interação incrível. Os profissionais que apresentaram o projeto foram excelentes, muito atualizados e interagiram excepcionalmente com os alunos. Nós só temos a agradecer pela experiência”, conta empolgada. Para Isabel, professora da instituição há 14 anos, as capacitações contribuíram muito com o desenvolvimento da coordenação motora e criatividade dos alunos.

Para Daniel, o propósito é trabalhar a autoestima, o empoderamento e a inclusão dos jovens. “Tribos é uma tecnologia social que está completando 20 anos e já formou mais de 7 mil crianças e adolescentes ao longo da sua história para uma atuação cidadã. O projeto se estrutura nos objetivos de desenvolvimento sustentável, com foco nas áreas da cultura, meio ambiente e a educação para a paz. Então, todo o processo é para que o jovem desenvolva sua ação autônoma, como protagonista, e ao mesmo tempo consciente do seu lugar no mundo”, explica.

Tribos Jornada Cultural é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura pela ONG Parceiros Voluntários, com chancela da Unesco e patrocínio da Ingredion e John Deere.

Fotos: Escola Municipal Doutora Zilda Arns Neumann l arquivos PV