Três tesouros naturais para descobrir na Riviera Maia

Rolls-Royce Motor Cars anuncia seu primeiro automóvel 100% elétrico
1 de outubro de 2021
Arte e arquitetura se encontram na programação do mês da Bienal On-line
1 de outubro de 2021

Ilhas misteriosas, um rio escondido nas profundezas e as surpresas imersas nas águas caribenhas. Como visitar no México as maravilhas naturais que inspiraram os maias?

A Reserva Sian Ka’an
Entrar nos caminhos de Sian Ka’an é perceber os aromas que inspiram uma cultura milenar. Avançar por caminhos planos em direção a tonalidades inesperadas de verde, sob a sombra de árvores guayabito, sobre relevos calcários e entre outros tesouros da sua vida nativa.

É sentir o olhar curioso dos seus habitantes naturais, tais como os macacos-aranha, que observam os exploradores desde as copas dos guayabito, ou de entre os ramos de outros tipos de árvores raras, tais como as nolinas desgrenhadas.

É também para apreciar o canto de cerca de 300 espécies de aves. Deixar-se levar pela sua sinfonia e pela abrupta participação dos macacos uivadores, que acrescentam uma camada de tons enigmáticos à banda sonora principal.

A Reserva da Biosfera de Sian Ka’an, parte da selva maia, cobre mais de 500.000 hectares e é o lar deste gênero de primatas caracterizados pela sua intensa gritaria. O som é audível até dois quilômetros de distância, geralmente ao nascer ou ao pôr-do-sol.

O acesso a este manto verde também lhe permite conhecer outras atrações escondidas. Ali predominam os marcantes petenos, um tipo de ilha formada por massas de árvores distribuídas entre pântanos, com as suas raízes enraizadas entre gramíneas.

Em suma, descobrir as maravilhas da selva Sian Ka’an é compreender porque é que os Maias a consideravam uma “Porta para o Céu”, que é o significado do seu nome na língua tradicional.

As profundezas do Rio Secreto
Enquanto os tons azuis do Caribe e os verdes infinitos de Sian Ka’an representavam o paraíso, o Rio Secreto era o misterioso e radiante submundo ou “Xibalba”. Uma das formas mais fáceis de experimentar ambas é através de opções hoteleiras locais.

Na região, por exemplo, o UNICO 20°87° Hotel Riviera Maya oferece visitas guiadas à selva maia e às profundidades cristalinas desta via navegável. Naquela cosmovisão, tais formações eram ideais para rituais de transição.

O mesmo espírito parece evocar a cerimónia de boas-vindas à zona. Ali, um padre pulveriza os recém-chegados com fumo proveniente da típica queima de copal, uma resina comumente usada como oferenda na cultura local.

A descida ao Rio Secreto requer vários cuidados com o ambiente. Por essa razão, no início da viagem, é necessário mudar de roupa e tomar um duche sem produtos químicos. O local tem diferentes opções para facilitar estas tarefas.

Uma vez dentro do sistema de cavernas, é possível escolher entre passeios aquáticos ou passeios a pé. Em qualquer dos casos, pode desfrutar do carácter onírico evocado pelas figuras formadas pelas estalactites e estalagmites que dominam a paisagem.

À medida que se avança para a escuridão, os túneis já não são um lugar aparentemente solitário, mas um mundo vibrante. Ali, nas entranhas da terra, a vida percorre entre as raízes das árvores e na companhia dos seus curiosos habitantes, completamente adaptada à falta de luz.

O Grande Recife Maia
Outro dos tesouros naturais mais impressionantes da região é o Grande Recife Maia, onde uma miríade de peixes vive a sua vida entre navios afundados, desfiladeiros e cavernas submarinas, dando a estes ambientes uma tonalidade multicolorida. Esta é outra atracção acessível a partir das experiências oferecidas pelo resort da cadeia hoteleira RCD.

Composta por mais de 65 espécies de corais pedregosos, esta estrutura subaquática de 300 quilómetros é também o lar de tartarugas marinhas de couro, hawksbill, verde e cabeçuda, bem como de peixes-boi das Caraíbas. As piruetas cativantes realizadas por estes mamíferos tornam-se frequentemente um ponto alto para os visitantes da região.

Em frente a esta formação encontra-se o Castelo de Tulum, outro ponto alto da região. A tradição local diz que os marinheiros maias utilizavam os sinais luminosos emitidos por este antigo porto mercante para evitar os perigos de navegar sobre o Grande Recife.

Das suas paredes, hoje em dia, também se podem ver os diferentes grupos de arraias que atravessam as costas do Caribe e acompanham os viajantes nas suas aventuras subaquáticas.

No Grande Recife, é possível mergulhar com tubo de respiração e entre estátuas, veículos e outras esculturas impossíveis. É também possível entrar em contacto com a biodiversidade mais surpreendente que esta maravilha natural milenar tem para oferecer.

Sobre os Hotéis RCD
RCD Hotels®️ é a empresa de marketing e merchandising de propriedades de luxo no México, no Caribe e nos EUA, incluindo Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana (o primeiro Hotel Hard Rock com tudo incluído do mundo) na República Dominicana, e sete propriedades no México: Hard Rock Hotel Cancun, Hard Rock Hotel Vallarta, Hard Rock Hotel Riviera Maya e Hard Rock Hotel Los Cabos, Nobu Hotel Los Cabos e UNICO 20º87º Hotel Riviera Maya o primeiro conceito de luxo all inclusive e as suas mais recentes inaugurações do Residence Inn by Marriott® em Mérida e Cancun, bem como do Nobu Hotel Chicago nos Estados Unidos da América. Para mais informações visite https://rcdhotels.com

Sobre UNICO 20˚87˚ Hotel Riviera Maya
UNICO 20 ̊87 ̊ Hotel Riviera Maya abraça a cultura contemporânea da região. Este hotel all inclusive único em seu tipo para o viajante sofisticado oferece aos viajantes uma experiência real e sem filtros no contexto de luxo relaxado completo com arte de origem local e elementos de design artesanal cuidadosamente seleccionados. Os hóspedes são encorajados a mergulhar completamente através de excursões privadas desenvolvidas exclusivamente fora da propriedade, desde a exploração dos cantos menos conhecidos da região até jantares nos restaurantes e bares preferidos dos criadores de tendências locais. As experiências de inspiração cultural na propriedade incluem demonstrações de arte ao vivo por músicos e pintores, e um mixologista que infunde sabores e ingredientes locais à elaboração de cocktails especializados em todo o hotel. Para mais informações ou para reservar uma estadia no UNICO 20° 87° Hotel Riviera Maya, visite https://www.unicohotelrivieramaya.com/es/. Para interagir socialmente com o hotel, visite Facebook.com/unico2087 ou encontre-nos no Twitter e Instagram @unico2087.