Três plantas que serão tendências em 2021

Blue Tree Thermas de Lins terá “A magia do Circo” em sua programação de janeiro
19 de janeiro de 2021
A síndrome de Burnout e a atividade física
20 de janeiro de 2021

A designer floral Manu Daher apresenta sugestões de plantas para cultivar dentro de casa ou no jardim, que são viáveis, modernas e cheias de significado para 2021

Um hábito que muitas pessoas adquiriram em 2020, devido à pandemia, e que, sem dúvidas, veio para ficar, é o cultivo de plantas dentro de casas ou a criação de jardins externos. Segundo a designer floral Manu Daher, a tendência vem acompanhada de uma conscientização da população de que estar próximo da natureza traz benefícios para o corpo e a mente do ser humano.

Com a grande procura de plantas, flores e árvores para cultivar em casa, Manu Daher apresenta três espécies que serão tendências em 2021 e que apresentam praticidade, design moderno e significados que darão um up no alto astral da residência. Confira:

1 – Ficus

Por muito tempo, conhecemos apenas uma espécie desta planta – que é aquela com folhas pequenas e uma grande árvore -, mas, as produtoras têm colocado outras variedades no mercado, como o Ficus elástica, lyrata e altíssima.

“Um dos principais benefícios de se ter um Ficus em ambientes internos, é que você tem uma árvore, com toda a sua energia e proventos, dentro da sua sala ou varanda, por exemplo, mas com um porte menor, que se adapta muito bem a espaços fechados, com grande variedade de folhas, colorações e desenhos”, destaca a designer floral.

“Inclusive”, acrescenta Manu, “o uso de plantas como decoração de ambientes está alta, hoje em dia, devido à diversidade de espécies coloridas, desenhadas e com a infinidade de formatos que encontramos no mercado”.

2 – Cróton

Esta é uma planta que requer mais incidência solar ou o cultivo em espaços externos. “Mas, é uma planta que traz muita alegria, pois é uma das espécies que têm mais cor, que traz intensidade e vitalidade em sua estética, fazendo sentido para o momento em que vivemos”, destaca a designer.

O Cróton é uma planta de médio porte, que pode ser mantida em espaços pequenos, e também conta com uma grande variedade de espécies, como o petra, neon e o Picasso´s Paintbrush.

3 – Pilea

“Esta é uma das minhas favoritas, muito diferente do que está no mercado”, menciona. A Pilea é conhecida como a “planta da amizade”, por isso, segundo Manu Daher, a torna tão especial tê-la em casa ou até mesmo como enviá-la como presente.

A Pilea é uma espécie nova no mercado, que se adapta a ambientes internos e é de pequeno porte. “Ela é uma planta perene, com ciclo de vida grande, pois tem brotos consecutivamente, mantendo suas folhas sempre novas. Particularmente, eu gosto dela, pois traz uma mensagem de continuidade da vida e de estimular a vitalidade das relações tanto humanas como com a natureza”, finaliza.

Manu Daher

Manu Daher é artista plástica e designer floral há vinte anos. Seu trabalho é embasado em critérios esculturais, pesquisa e experimentação de novas formas de como utilizar os diversos materiais naturais, reformulando e ressignificando a estética desses elementos, criando uma atmosfera surpreendente para sua função e um conceito artístico para suas composições.

Já criou arranjos e produziu instalações para a Lapinha SPA, Ôda Design Club e Bee.O, por exemplo. Ao longo dessas duas décadas, foi responsável pela criação de cenários para vídeo, fotografia, teatro e shows de música em São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Seus trabalhos são expostos em sua página pessoal no Instagram (@manudaherlojadeflores).

Freepik