Treinos exaustos

Primavera Verão 2018/2019 VR Collezioni
15 de outubro de 2018
Colcci lança campanha Denim For Good e transforma lojas em pontos de arrecadação
15 de outubro de 2018

Se sentir muito cansado logo no inicio de seu treino é um sinal de alerta emitido pelo organismo

Você já passou pela seguinte situação: chegou na academia pronto para dar seu melhor e, ao começar o treino, foi tomado, em poucos minutos, por uma exaustão, um cansaço inexplicável, acompanhado de dores musculares?

Se sim, acredito que fique confuso ao tentar explicar o porque de seu organismo reagir dessa forma diante dos exercícios. Pensando nisso, a Dra. Marcia Simões da Eden Clínica, em Curitiba, lista algumas das possíveis causas dessa situação, afim de orientar àqueles a melhorarem seu desempenho deurante os treinos:

  1. Você está sem dormir: “a privação de um boa noite de sono impede que o nosso organismo se recupere e descanse adequadamente, por isso dormir bem é fundamental. Um suplemento que você pode utilizar para ajudar nisso é a melatonina, mas não deixe de consultar um profissional para te orientar quanto as dosagens”.
  2. Você está muito estressado: “o stress altera os níveis do nosso cortisol (hormônio do stress) que, alterado, pode trazer sintomas de fadiga crônica, indisposição, excesso de sono, dificuldade em ganhar massa magra e em perder gordura corporal”, ressalta Marcia.
  3. Você tem exagerado na intensidade do exercício: “é importante respeitar os limites do seu corpo e condicionamento, se iniciou a atividade a pouco tempo, precisa passar por um período de adaptação e desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória para aumentar o ritmo dos treinos”, orienta.
  4. Você pode estar com anemia: “as hemácias (células do sangue) carregam oxigênio pelo nosso corpo todo. A pouca quantidade dessas, em nosso organismo, atrapalhará o fluxo de oxigênio pelo corpo ocasionando maior cansaço. A anemia é mais comum em crianças e mulheres, pelo menor consumo de carnes. Na mulher, o período menstrual faz com que ela perca muito sangue todos os meses”.
  5. Você está desidratada: “não esqueça de tomar bastante água antes e durante os treinos, suar muito pode causar leve desidratação, não esqueça que, ao expelir suor, perdemos muitos eletrólitos. Em treinos intensos ou muito longos é necessário repô-los”, pontua.
  6. Você tem problema na tireoide: “se existe falta dos hormônios da tireoide você pode ter uma diminuição significativa nos níveis de energia o dia todo, ganhar de peso, desenvolver depressão e sentir dores musculares”.
  7. Você se alimentou muito pouco: “é necessário comer para ter energia durante os treinos, principalmente se você for iniciante e o treino for intenso”.

A doutora pontua, por fim, a importância do acompanhamento de profissionais: “Não deixe de procurar um profissional para fazer um check up caso não esteja se sentindo bem durante os treinos ou no dia a dia”.

Serviço: Eden Clinic

Dra. Marcia Simões – CRM 33207

Médica e Diretora Técnica da Eden Clinic

Tel: (41) 3501-9358

E-mail: contato@edenclinic.com.br

Site: http://www.edenclinic.com.br/

Endereço: Rua Padre Anchieta, 2050, Bigorrilho, Curitiba -Pr.