Tratamentos estéticos no Inverno: saiba quais os ativos mais recomendados para a estação

Vasart apresenta novidades no evento Enflor & Garden Fair 2022, em Holambra
15 de julho de 2022
Campos do Jordão: atrações gastronômicas e culturais perfeitas para curtir o inverno na cidade mais alta do país
15 de julho de 2022

Além de alguns cuidados especiais com a pele nas temperaturas mais frias, o inverno pode ser melhor para fazer tratamentos mais invasivos do que feitos no verão, por ser a estação mais fria do ano e possuir a menor incidência de raios UVA/UVB. 

Por esse motivo, nessa época, as pessoas se sentem mais confortáveis para realizar tratamentos que podem envolver ativos fotossensíveis. “O Inverno é a estação mais adequada para procedimentos que utilizam ácidos, pois, com o sol e calor menos potentes, tais substâncias podem ser usadas com menos restrições, porém sempre associadas a protetor solar diariamente”, esclarece Sarah Bechstein, dermatologista e co-fundadora da health tech alemã FORMEL Skin.

A seguir, Dra. Sarah explica sobre os compostos e ácidos mais procurados durante o inverno por demandarem muito cuidado em relação à exposição solar.

Ácido Retinóico ou tretinoína 

Um dos mais eficazes ácidos usados na dermatologia há décadas é um derivado da vitamina A que remove células mortas, estimula colágeno, suaviza linhas finas e diminui manchas. Também bastante usado no combate à acne e envelhecimento. Esse composto é utilizado à noite para evitar que a pele tenha contato com o sol após a aplicação do produto. 

“Além do risco de causar manchas, a exposição ao sol sem proteção durante o uso de tretinoína não é indicado, pois a pele fica mais sensível aos raios solares devido à descamação causada pela substância”, completa a especialista.

Hidroquinona

Trata-se de uma substância usada na pele para clarear manchas escuras e melasma. O efeito clareador da hidroquinona aparece geralmente após um mês de uso e o tratamento não deve ultrapassar três meses, segundo alguns autores. Durante o procedimento com hidroquinona, deve-se evitar ao máximo a exposição ao sol.

“É altamente recomendada a aplicação de protetor solar, com filtro de fator de proteção 50 ou mais, durante e após o tratamento, pois o efeito da despigmentação obtida é reversível, bastando para isso interrupção do tratamento”, alerta.

Adapaleno 

O adapaleno é um análogo dos retinóides, com ações similares as do ácido retinóico. Ele tem ação queratolítica e é usado no tratamento de acne leve a moderada. Este ácido também é indicado para o tratamento do fotoenvelhecimento cutâneo.

Durante seu tratamento, o uso de protetores solares e até o uso de roupas protetoras sobre as áreas tratadas são recomendados quando a exposição não puder ser evitada. 

“Extremos de temperatura, vento e frio também podem ser irritantes para pacientes sob tratamento com adapaleno, por isso, recomendamos o uso de hidratantes para garantir a recuperação da barreira de proteção cutânea”, pontua Sarah. 

Peróxido de Benzoíla 

Além do seu principal benefício, que é controle da acne, pela sua ação bactericida o Peróxido de Benzoíla também tem ação queratolítica, o que pode contribuir para o rejuvenescimento da pele. A dermatologista explica que pode ocorrer descamação após uma ou duas semanas de uso, por isso a preocupação com a proteção solar e a importância de cuidar da barreira protetora da pele fazendo uso de hidratantes. 

Ácido Salicílico

Um dos mais usados no tratamento da acne, tem como uma das suas principais funções a ação anti-inflamatória, além de promover esfoliação, renovação da pele, remoção das células mortas e o excesso de oleosidade. Está presente em vários cosméticos para pele oleosa e acneica, em concentrações bastante toleráveis. Em concentrações mais elevadas, pode ser usado na forma de peelings aplicados por profissionais capacitados. 

Ácido Glicólico 

Segundo a Dra. Sarah, atualmente existe um interesse cada vez maior no uso do ácido glicólico no rejuvenescimento da pele. Este componente provoca vasodilatação, diminui a espessura e a compactação do estrato córneo, além de acelerar o “turnover” da epiderme e estimular a síntese de colágeno. É usado nas concentrações de 2 a 10% para tratamento de acne, hipercromias, atenuação de rugas finas e linhas de expressão, e, em concentrações maiores, é usado como peelings. 

Ácido Azelaico 

É uma substância que pode ser encontrada em forma de gel ou creme, variando entre 5% a 25%. Auxilia no tratamento da acne leve a moderada, age eliminando as bactérias causadoras de acne e também atua diminuindo a produção de queratina, que torna o ambiente propício para a proliferação bacteriana. Também é um inibidor da substância tirosinase (envolvida no metabolismo da melanina), assim, é capaz de reduzir a síntese de melanina, ajudando em casos de melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória. 

Recentemente, foi aprovado pelo FDA (órgão que regulamenta os alimentos e fármacos nos EUA) para o tratamento de rosácea, graças às suas propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. A principal vantagem do uso de ácido azelaico em relação a outros ativos é o fato de ser menos sensível à exposição solar e causar menos efeitos colaterais significativos.

Acompanhamento médico

Para finalizar, Sarah Bechstein reforça a importância do acompanhamento contínuo com um profissional que possa avaliar as características de cada pele e indicar ou não cada um dos procedimentos citados.

“Cada pele é única e exige cuidados específicos. Antes de realizar qualquer tipo de procedimento, é fundamental que a paciente consulte uma dermatologista de confiança que possa orientá-la da melhor forma”, conclui.

Sobre a Formel Skin
A FORMEL Skin healthtech fundada em dezembro de 2019 por Florian Semler, Anton Kononov e pela dermatologista Sarah Bechstein, tem como propósito revolucionar os tratamentos dermatológicos padronizados. Com o auxílio da telemedicina, além de oferecer atendimento individual, as fórmulas de seus produtos são desenvolvidas e adaptadas às necessidades da pele de cada indivíduo. Esse acompanhamento contínuo é o grande diferencial da marca de skincare que tem por objetivo ser uma plataforma digital para tratar as condições crônicas da pele. Para saber mais acesse: www.formelskin.com.br

Pexels