Trapos&Fiapos lança Coleção Esperançar

Converse abre a primeira loja virtual na Ilha de lixo do Pacífico
26 de abril de 2021
Vinícola Julia Kemper Wines lança novos vinhos no Brasil
26 de abril de 2021

Novos pensares e sentimentos invadiram nossos lares no último ano

O isolamento social imposto pela pandemia nos fez olhar para nossas vidas com outros olhos e desafios e para nossa casa com mais carinho, mais afeto e cuidado. A empresa piauiense Trapos&Fiapos, que há 36 anos transforma a matéria-prima brasileira em poesia para a casa, apresenta novos produtos exclusivos na ColeçãoEsperançar, pensando diretamente nessa nova maneira de enxergarmos a casa como nosso casulo de proteção.

A Coleção Esperançar surge dessa introspecção que entramos pela pandemia, esse novo pensar, sentir a casa, repensar o lar. Um repensar tudo, aprender novas coisas, estar em casa, trabalhar em casa, e encarar positivamente, acreditando com fé. Esperançar é confiar com fé.”, conta Tereza do Carmo Melo, fundadora da marca.

Como toda coleção da Trapos, a Esperançar vem carregada de significados, observados durante essa época incerta da humanidade. “Aqui no Nordeste, quando a gente vê tudo cinzento, seco, a gente imagina que logo logo vai chegar a chuva para a gente plantar e as árvores frutificarem. Essa pandemia deixou tudo cinzento. Não conhecemos muito o agente dessa doença, o que sabemos é que nos trouxe muito sofrimento. Mas ficamos mais fortes depois de uma crise, vem muito aprendizado. Isso nos deu um substrato para pensar uma coleção que nos dissesse isso: que do cinza, brota o colorido, o verde, o vivo. Pensamos em uma coleção de esperança do que está por vir”, explica Tereza.

O resultado desta introspeção é uma coleção de 5 peças, criadas com esse pensamento de observar da natureza um caminho, tão arraigado na história da Trapos. O primeiro tapete criado é o Esperançar, onde o cinza impera, mas começa a aparecer tons de verde, como se uma nova semente medrasse no cenário acinzentado. O modelo Faveira foi inspirado na árvore de mesmo nome, que não perde a folhagem verde e tem seus galhos que se arrastam pelo solo, servindo de alimento para os animais em tempos escassos.

O tapete Margarida é relacionado à flor que está sempre viva em diferentes épocas do ano, ou seja, em diferentes adversidades. É um ciclo permanente de fertilidade. Já o modelo Mangará recria o anúncio da bananeira: quando frutifica, o “coração” da bananeira avisa a chegada do fruto.

Os modelos foram desenvolvidos em tear manual e urdidos com linha escura – diferente dos tons padrão cru ou preto – e uso de muitos tons coloridos, vivos e vibrantes, como os matizes de verde e terrosos. Tereza ainda fez interferência em alguns deles, como o Salgueiro, onde trabalhou fios coloridos sobre a trama, fazendo marcações e sombras bordadas à mão.

Sobre a Trapos&Fiapos

Os fios entrelaçados em movimentos constantes testemunham uma história que transformou a vida de muitas pessoas, há mais de 35 anos, através do trabalho de Tereza do Carmo Melo. Tradição perdida no tempo, a tecelagem foi resgatada por Tereza, que comprou os antigos teares semelhantes aos usados pelos moradores de Santa Rita, vendidos por necessidade, os reformou e os devolveu para aquela comunidade. A partir daí, a médica viu a possibilidade de criar uma cooperativa, onde os produtos fabricados poderiam ser comercializados em escala maior. Foi então que nasceu, a partir desse viés social e cultural, a Trapos & Fiapos, que hoje emprega diversos colaboradores que trazem, em suas mãos, a arte de tecer fios e história. Junto com sua filha Nara Melo, Tereza viu a evolução do desenvolvimento dos produtos, com conceito inovador de produção, fincado na sustentabilidade e na qualidade e excelência de cada item. Hoje, a marca é referência nacional no segmento de tecelagem à mão, com respaldo de diversas marcas, designers e arquitetos, que levam o nome da empresa pelo Brasil e também no exterior. São peças que trazem, em cada trama, a história, a cultura e o coração do brasileiro.

www.traposefiapos.com.br

@traposefiapos