Tradições tchecas para viver um Natal único

Workshop Moda de Sucesso acontece em novembro
12 de novembro de 2020
Home office passa a ter jornada de trabalho controlada e infraestrutura fornecida pela empresa
12 de novembro de 2020

O Natal é uma das épocas mais bonitas da República Tcheca

Suas ruas estão repletas de música, mercados coloridos e vibrantes e cheiros ricos aromas que o convidam a celebrar o final de ano comendo doces deliciosos e espantando o frio com um vinho quente enquanto ouve um concerto em uma igreja ou praça histórica. Queremos partilhar com você as tradições que sempre nos animam nestes tempos, ainda que talvez este ano algumas não possam ser cumpridas.

As festividades começam no final de novembro, com a chegada das primeiras neves e coincidindo com o Advento. Com as ruas acesas e as árvores de natal decorando alguns dos mais importantes recantos das cidades, como aquela de 26 metros de altura que será vista a partir de 26 de novembro na Praça da Cidade Velha, as pessoas saem para o rua para visitar os diversos mercados que se inauguram nas principais praças.

Embora digam que os mercados de Praga sejam dos mais belas da Europa, os que estão instalados em outras cidades tchecas como Olomouc, Karlovy Vary ou Český Krumlov também oferecem um cenário mágico em que se misturam todos os tipos de presentes e objetos de decoração, muito artesanato e uma grande variedade gastronômica. Muito apreciados são o famoso vinho quente, mais conhecido como “svařák”, ou o ponche ou grogue, feito com rum tcheco, água e açúcar. Como acompanhamento, peça um dos produtos mais típicos do Natal tcheco: o Trdelník, uma espécie de pão doce com canela e nozes. E se gosta de sal, opte por salsichas com pão e mostarda ou presunto de Praga.

No dia 5 de dezembro acontece uma das festas mais celebradas dos tchecos, principalmente das crianças – a festa de São Nicolau. Nesse dia é posto à prova o comportamento que os pequenos tiveram ao longo do ano. Se for positivo, receberão doces e frutas das mãos de um anjo, depois de recitar um poema dedicado a São Nicolau. Mas se algo manchou seu currículo, eles receberão carvão e batatas como punição, tudo carregado nas costas por um demônio.

Nos dias seguintes, e até à chegada do dia 24 de dezembro, as famílias passam o tempo a visitar as feiras e a preparar os doces com que vão divertir os seus convidados, em especial alguns deliciosos pastéis de Natal que, conforme sua forma, recebem diferentes nomes: “ninhos de vespas” (vosí hnízda),“patas de urso”(medvědí pracky), massa de Linz (linecké) ou croissants de baunilha (vanilkové rohlíčky).

Quando chega a véspera de Natal, justamente no momento em que a primeira estrela aparece no céu, a tradição dita que todos se sentem à volta de uma mesa, deixando um lugar vazio para um convidado extra caso alguém chegue inesperadamente. Outras regras não escritas sugerem jejuar o dia todo até a chegada da grande ceia; não se levantar enquanto come, pois isso pode causar azar no ano que está prestes a começar; e deixar uma escama de carpa no prato como símbolo de riqueza para o ano seguinte.

Quanto ao menu, incluirá primeiro uma sopa de peixe e depois carpa com salada de batata. Depois de terminar o jantar, o anfitrião toca um sino em sinal de que o Menino Jesus trouxe presentes e os deixou debaixo da árvore de Natal. Depois de distribuídos, chega outro momento importante: o da leitura do futuro de cada um partindo uma maçã em duas. Se aparecer uma estrela ao fazê-lo, a pessoa terá boa saúde, enquanto se o resultado for um cruzamento, recomenda-se ter cuidado para evitar possíveis doenças.

Nos dias 25 e 26 de dezembro são dias dedicados, também, a fazer visitas familiares, comer os últimos doces de Natal e festejar a chegada do fim do ano com comida, bebida e muito boa companhia.

O fim da temporada de Natal na República Tcheca chega em 1º de janeiro. Depois do grand finale do dia 31, com danças e fogos de artifício incluídos, quase todos tentam devorar um prato de lentilhas para, segundo a tradição, conseguir que as bolsas se encham de dinheiro.

Descubra mais #FaçaSeuPlano #DestinoTchequia #RepúblicaTcheca #Praga #Amoviajar

www.destinotchequia.com

www.visitczechrepublic.com