Toxina botulínica aplicada de maneira preventiva é indicada para pacientes com expressões fortes

Liquori Caffè Gourmet lança cardápio de pizzas
8 de agosto de 2018
Uso de vitamina C não previne gripes e resfriados
8 de agosto de 2018

Pessoas que fazem “careta” involuntária o tempo inteiro, seja falando ou demonstrando algum sentimento, acabam tendo linhas finas e rugas de forma precoce, por isso a toxina botulínica é indicada, até mesmo antes dos 30 anos, em pequenas unidades para dar aspecto mais natural

Hoje já não é incomum encontrar pessoas por volta dos 30 anos que já passaram por procedimentos injetáveis, principalmente com uso da toxina botulínica. Isso acontece porque o tratamento preventivo de toxina botulínica consegue retardar o surgimento de rugas, além de suavizar expressões existentes na face. “A prevenção do aparecimento das rugas, com o uso da toxina botulínica, é bastante indicada quando o paciente possui pele clara, fina, expressões faciais muito fortes e faz ‘careta’ involuntária o tempo inteiro, por exemplo”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “Essa musculatura vai marcando a pele e fazendo com que essas linhas, que inicialmente são dinâmicas e aparecem apenas em expressão, se tornem estáticas, com marcas precoces nesse rosto”, diz a dermatologista.

De acordo com a médica, a indicação para o tratamento não ocorre apenas por causa da idade e sim pela necessidade. “Às vezes, nós temos pacientes de 40 anos que não têm uma força de expressão dinâmica forte, não fazem movimentos expressivos e não demarcam rugas e, dependendo do caso, não têm nem indicação para a toxina”, menciona. Por exemplo, pessoas de olhos claros costumam, naturalmente, fazer contração na presença da luz. “A pessoa acaba fazendo o movimento involuntário de contrair a sua pupila, o que faz com que o músculo ao redor dos olhos se contraia também e comece a formar, por conta disso, as rugas. Então, em alguns casos – quando nós temos essas características – existe sim a indicação”, destaca. “É importante notar também o músculo entre as sobrancelhas, especialmente na expressão facial, em situações quando a pessoa está preocupada ou prestando atenção em algum assunto. Então temos uma demarcação dessa ruga precocemente”, declara.

A médica lembra que a aplicação de toxina botulínica em pacientes com menos de 30 anos é feita em casos específicos. “Nessas situações, a gente já vê nessa paciente uma característica de que ela apresentará ou já tem linhas finas ou rídulas [primeiros sinais de envelhecimento na pele]”, afirma.

Mas vale ressaltar que no geral, nesse tipo de aplicação preventiva, unidades menores da toxina botulínica são usadas, justamente para não deixar o rosto congelado e aspecto artificial. “É possível aplicar em pontos específicos para fazer o relaxamento da musculatura, mas não necessariamente a paralização. Muitas vezes, algumas linhas de expressão pequenas podem ser deixadas para conferir um ar mais natural”. Esse tipo de tratamento, explica a médica, deve ser personalizado: “Cada paciente tem uma expressão, um desejo, mas temos de lembrar sempre que às vezes o exagero vai ser um fator que, ao invés de deixar mais bonito, pode trazer consequências desastrosas”, finaliza.

Fonte: DRA. CLAUDIA MARÇAL – É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP.