Tour virtual 3D/360 em imóveis chega no Rio Grande do Sul

Arcada dentária pode ser a responsável por diversas doenças
16 de janeiro de 2019
Santa Mônica está com inscrições abertas para a 102ª Colônia de Férias com tema “Volta ao mundo nas férias”
16 de janeiro de 2019

Chega no Rio Grande do Sul a Iteleport, empresa de tecnologia que nasceu para revolucionar o tour virtual de imóveis na planta e de empreendimentos prontos. A empresa tem sede em São José dos Campos/SP com franqueados em Belo Horizonte, Vitória, Brasília e, agora, em Porto Alegre.

Os empreendedores, engenheiro civil Luciano Blessmann Silveira, especialista em perícias de engenharia e avaliações, há mais de trinta anos responsável técnico pela Lautec Engenharia, e seu colega Guilherme Plegge da Silva, administrador de empresas, vinham pesquisando uma forma de desenvolver uma tecnologia que lhes permitissem agregar às avaliações e às perícias um tour virtual interativo. Além de imagens 360o e fotos de alta resolução, por meio da tecnologia o público pode ralizar uma “inspeção virtual e interativa” nos imóveis de avaliações e perícias.

“Surfando na internet, fomos encontrar esta tecnologia na Iteleport e prontamente tornamo-nos franqueados. Já estamos oferecendo e fazendo teleports no mercado imobiliário, nas perícias de engenharia e nas avaliações e, também, em outras áreas como comercial, hoteleira, industrial e lazer e cultura”, diz Luciano.

Segundo o engenheiro, além do mercado imobiliário, as aplicações são muito amplas. Na área comercial, conforme ilustra o engenheiro, pode ser usado em lojas e showrooms, na área hoteleira para a visitação de resorts, hotéis e pousadas, na indústria para estudos de layouts, seguros e, por fim, na área de lazer e cultura para visitas a museus teatros e escolhas de assentos pela localização. “Estes são alguns poucos exemplos de uma imensa gama de aplicações”, completa.

Interação e realidade virtual ao mercado imobiliário

Especificamente no mercado imobiliário, explicam os empresários, trata-se de uma ferramenta revolucionária, absolutamente fundamental para o aprimoramento do ciclo de vendas e para a eficácia de marketing, aumentando a atratividade dos imóveis ofertados pela possibilidade de uma visitação real, interativa, completa e online. Há uma economia de esforços, tempo, incômodos e de dinheiro dos potenciais compradores, visto que os imóveis podem ser visitados a qualquer momento e onde estiverem os interessados, agora, realidade virtual. “Esta tecnologia deve transformar o processo de compra nos próximos anos e modificar o comportamento de compradores, vendedores e de todos os envolvidos nesta cadeia em irreversível inovação”, observa o engenheiro Luciano Blessmann.

Para os proprietários de imóveis de alto padrão, para venda ou para locação, a ferramenta é vantajosa por evitar boa parte das visitas onde restam frustradas as possibilidades de negociação porque os potenciais compradores não têm o prévio conhecimento das características do imóvel. “O Tour Virtual atende perfeitamente às necessidades deste público e diminui os incômodos, principalmente quando o proprietário ainda mora no imóvel. E, para o comprador, a possibilidade de visitar diversos imóveis em sua própria casa, com todo o conforto e em conjunto com os demais familiares que também decidem a compra, constitui-se em um importante diferencial”, explica.

Nas imobiliárias, há um perceptível movimento de transformação com o uso do Teleport como ferramenta de trabalho. A tecnologia permitirá os corretores atender os clientes que visitam a imobiliária com o auxílio de televisores conectados aos seus notebooks e quando vão à casa dos interessados levam óculos de realidade virtual que permitem apresentar de forma imersiva as alternativas previamente selecionadas. A redução de custos para os corretores é percebida por todos e apesar de não eliminar completamente a visita presencial, a redução das visitas infrutíferas significa economia direta no custo da venda.

De acordo com o engenheiro, este novo cenário exigirá do corretor e das imobiliárias competências mais estratégicas do que táticas, mais negociais do que logísticas, pois o cliente chegará à imobiliária com informações mais completas do imóvel e quase convencido de quais imóveis atendem as suas expectativas e a de todos da família.

O pré-vendas que estava limitado a informar condições comerciais dos imóveis e conseguir o agendamento das visitas presenciais para os corretores, passará também a conduzir visitas virtuais através de links enviados por Whatsapp, e-mail, Facebook ou publicados diretamente nos sites das imobiliárias e nos Portais. O contexto será ligar características dos imóveis da carteira aos perfis dos clientes, tudo em um ambiente digital.

O Tour Virtual 3D, além de transmitir uma imagem de modernidade e sustentabilidade pela economia de tempo e de deslocamento que proporciona, será uma ferramenta estratégica de apoio às vendas, usado para descobrir as preferências e necessidades mais profundas dos clientes e ao mesmo tempo ofertar-lhes alternativas que melhor preencham seus requisitos de compra. A utilização dos Teleports será em larga escala e transformará as bases de competição neste segmento econômico.

As Construtoras e Incorporadoras já identificaram a oportunidade de antecipar Lançamentos Imobiliários, imóveis comercializados ainda na planta, usando o Tour Virtual 3D como ferramenta de venda, muito mais barata e com mais capacidade de alcançar via internet uma quantidade de potenciais clientes muito maior do que a folheteria tradicional. Atualmente, o Teleport já substitui até a construção de Decorados dado o realismo e imersão que a Realidade Virtual proporciona. Além disso, outra vantagem para as construtoras diz respeito à utilização de Teleports nos estoques de imóveis à venda ou àqueles à venda porque foram recebidos em d’ação em pagamento.

A adoção da inovação tecnológica avançará em ritmo acelerado nos próximos anos com diversas alternativas tecnológicas para geração de Tours Virtuais 3D cada dia mais realistas e neste novo cenário competitivo, somente os imóveis presentes na internet que conseguirem comunicar singularidades, isto é, evidenciar características de valor para os clientes, tanto objetivas como subjetivas, terão chance de serem selecionados e alguma probabilidade de serem vendidos ou alugados.

Case e imagens de Imóvel localizado no litoral gaúcho e fotografado com e tecnologia Iteleport: https://www.iteleport.com.br/tour3d/condominio-playa-vista-5-suites-beira-mar/fullscreen/