Tosse persistente necessita de atenção médica

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Pneumologista do Hospital IPO explica que a apresentação deste sintoma por três semanas deve ter suas causas investigadas

A tosse é o sintoma mais frequente que leva o paciente a procurar atendimento médico. Mas quando devemos nos preocupar com esta reação natural do nosso organismo? Clinicamente, a tosse precisa ser avaliada por um médico quando persiste por mais de três semanas.

A pneumologista do Centro de Referência em Tosse, do Hospital IPO, Josiane Marchioro explica que a tosse é um reflexo natural de defesa do nosso aparelho respiratório e que tem a função de expulsar qualquer corpo estranho, para proteger os pulmões. “A tosse faz com que o muco que recobre o aparelho respiratório carregue as bactérias e partículas de poeira, que ficam presas nele, em direção à boca e ao nariz, impedindo que estas partículas nocivas cheguem aos pulmões”, ensina.

“A tosse é um sintoma muito comum e, geralmente, é consequência de infecções virais ou bacterianas autolimitadas como: resfriado, sinusite, faringite. No entanto, algumas doenças crônicas também podem se manifestar como tosse como: refluxo, rinite alérgica, asma e até doenças mais graves como o cancer de pulmão, insuficiência cardíaca, tuberculose”, explica a médica.

Três estágios

A tosse é dividida em três tipos, de acordo com o tempo de duração. Segundo Josiane, a tosse aguda é quando a pessoa apresenta o sintoma por até três semanas. Esses casos geralmente são causados por infecções de vias aéreas — como resfriados, gripes, faringites e laringites. Segundo a médica, nesses casos, a tosse costuma se resolver sozinha, sem o uso de medicações, pois é decorrente de uma doença é autolimitada.

A tosse subaguda tem duração de três a oito semanas e, acima de oito semanas, a tosse chama-se crônica, e pode ser o sintoma inicial de uma doença crônica ainda não diagnosticada como, por exemplo: rinite alérgica, refluxo gastroesofágico, asma, bronquite, câncer, etc. “Por essa razão, quando a tosse persiste por mais de três semanas (tornando-se subaguda ou crônica), esta deve ser investigada mais profundamente, para descobrir a sua causa e não apenas tratar o sintoma”, explica.

Sobre o Hospital IPO – O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do País, mais de seis centros de tratamento, estrutura educacional voltada para a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 30 unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina.

O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, ofertando consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde. www.hospitalipo.com.br.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.