Tosse persistente necessita de atenção médica

Geek City abre vendas para 2018
27 de março de 2018
“Rainha das tâmaras” passa a integrar portfólio de produtos da La Violetera
27 de março de 2018

Pneumologista do Hospital IPO explica que a apresentação deste sintoma por três semanas deve ter suas causas investigadas

A tosse é o sintoma mais frequente que leva o paciente a procurar atendimento médico. Mas quando devemos nos preocupar com esta reação natural do nosso organismo? Clinicamente, a tosse precisa ser avaliada por um médico quando persiste por mais de três semanas.

A pneumologista do Centro de Referência em Tosse, do Hospital IPO, Josiane Marchioro explica que a tosse é um reflexo natural de defesa do nosso aparelho respiratório e que tem a função de expulsar qualquer corpo estranho, para proteger os pulmões. “A tosse faz com que o muco que recobre o aparelho respiratório carregue as bactérias e partículas de poeira, que ficam presas nele, em direção à boca e ao nariz, impedindo que estas partículas nocivas cheguem aos pulmões”, ensina.

“A tosse é um sintoma muito comum e, geralmente, é consequência de infecções virais ou bacterianas autolimitadas como: resfriado, sinusite, faringite. No entanto, algumas doenças crônicas também podem se manifestar como tosse como: refluxo, rinite alérgica, asma e até doenças mais graves como o cancer de pulmão, insuficiência cardíaca, tuberculose”, explica a médica.

Três estágios

A tosse é dividida em três tipos, de acordo com o tempo de duração. Segundo Josiane, a tosse aguda é quando a pessoa apresenta o sintoma por até três semanas. Esses casos geralmente são causados por infecções de vias aéreas — como resfriados, gripes, faringites e laringites. Segundo a médica, nesses casos, a tosse costuma se resolver sozinha, sem o uso de medicações, pois é decorrente de uma doença é autolimitada.

A tosse subaguda tem duração de três a oito semanas e, acima de oito semanas, a tosse chama-se crônica, e pode ser o sintoma inicial de uma doença crônica ainda não diagnosticada como, por exemplo: rinite alérgica, refluxo gastroesofágico, asma, bronquite, câncer, etc. “Por essa razão, quando a tosse persiste por mais de três semanas (tornando-se subaguda ou crônica), esta deve ser investigada mais profundamente, para descobrir a sua causa e não apenas tratar o sintoma”, explica.

Sobre o Hospital IPO – O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do País, mais de seis centros de tratamento, estrutura educacional voltada para a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 30 unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina.

O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, ofertando consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde. www.hospitalipo.com.br.