Toscana celebra colheita das uvas com festivais de vinho em setembro

Guerlain apresenta novidade na família Terracotta
20 de julho de 2018
Lugar de criança
20 de julho de 2018

Para acompanhar os eventos pela região italiana hospede-se no Hotel Laticastelli

O mês de setembro marca o período da colheita das uvas na Toscana, conhecido como vindima. Não à toa, a região italiana recebe diversas festas para celebrar o início do processo de produção de alguns dos vinhos mais famosos do mundo. Quem pretende participar pode contar com a hospedagem no hotel Laticastelli Country Relais, localizado em Rapolano Terme, a apenas 20 minutos de Siena, e próximo das principais comunas que organizam estes festivais e feiras gastronômicas.

Em Grosseto, na região de Pitigliano, o turista pode degustar o elegante Bianco de Pitigliano DOC, um dos poucos vinhos brancos produzidos na terra do vinho tinto. Nas adegas acontecem jantares especiais e bailes. Ainda na província, desta vez na cidade de Scansano, a Festa dell’Uva é realizada em dois finais de semana, no dia 22 e 23 de setembro e depois 29 e 30 do mesmo mês. As ruas do centro histórico são transformadas em uma grande festa com música, desfile de carros alegóricos, mercado de artesanato e muito vinho Morellino.

Siena também deve entrar na lista com a sua Festa dell’Uva e del Vino em Chiusi. Lá, acontecem degustações guiadas por experientes sommeliers, refeições preparadas com produtos locais nas adegas e performances itinerantes de 28 a 30 de setembro. Em Lucca, o turista pode provar o famoso vinho Montecarlo e em Manciano acontecem espetáculos de fogos de artifício com degustações de vinhos nas adegas e de pratos como o saboroso crepe coberto com queijo.

Já na região de Florença são muitas as opções de festas, com destaque para a Expo del Chianti Classico, de 6 a 9 de setembro, que está na 48º edição e conta com programação completa de eventos culturais, degustação de vinhos e apresentação de novos rótulos, exposições e estandes com venda de produtos típicos, como o presunto toscano. Outro interessante festival gastronômico é o Boccaccesca Food and Wine Festival, que todos os anos reúne milhares de visitantes nas ruas medievais da cidade de Certaldo Alto. Neste, ocorre de 5 a 7 de outubro, e além das degustações de vinhos como Chianti Classico e Brunello di Montalcino, é possível provar os melhores e mais frescos produtos da região, entre pães, sopas e bolos, e também assistir competições entre renomados chefs italianos.

Ainda, dentro do hotel Laticastelli, os hóspedes podem provar delícias da Toscana no restaurante La Taverna, sob o comando de um novo chef, Cosimo Nardella. As refeições podem ser acompanhadas de vinhos vindos diretamente das vinícolas de maior prestígio das regiões de Chianti e Terre Senese.

Mais informações podem ser obtidas em www.laticastelli.com ou com as principais operadoras e agências de turismo.