Top 10 Ingo Maurer

DayDreamers: Victor Belchior lança coleção capsula de pijamas
13 de maio de 2020
Profissionais da saúde do HC serão homenageados com serenata pela atuação de combate ao coronavírus
13 de maio de 2020

FAS Iluminação seleciona peças icônicas para homenagear o “poeta da luz”

Aniversário é uma espécie de relicário, muitíssimo bem guardado nas folhas de um diário, de versos escritos com todo o amor; assim nos lembra o poeta Carlos E. Drummond, e é dessa maneira, com muito afeto, que lembramos a data de hoje, 12 de maio, aniversário de Ingo Maurer, data em que o poeta da luz completaria 88 anos.

Para prestar uma homenagem ao seu grandioso trabalho, a FAS Iluminação apresenta uma seleção de 10 peças icônicas assinadas por Maurer, que transformaram para sempre o segmento luminotécnico em todo o mundo. Confira:

  1. Bulb (1966) – Quando inaugurou o estúdio “Desing M”, Ingo Maurer criou o seu primeiro artefato luminotécnico, batizado de “Bulb”. A partir dali deu início à série de esculturas luminosas que seriam sua marca registrada. A peça foi incluída em 1969 no acervo permanente de design do MoMA em Nova Iorque. Base de metal cromado polido, vidro soprado artesanalmente em Murano.

  1. Floatation (1980) – Foi no final da década de 70 que Ingo Maurer começou a se interessar pela arte do papel japonês para criar luminárias. Inspirado por origamis e shoji (portas deslizantes tradicionais), uma de suas primeiras criações foi a Floatation, uma luminária com altura ajustável que é regulada através de um anel esmaltado em vermelho.

  1. Lucellino (1992) – Uma lâmpada envolta em asas presa a um cabo se apresenta como uma das peças mais icônicas e lúdicas de Maurer, e também faz parte do acervo permanente do MoMA em Nova Iorque. Lucellino é uma fusão de duas palavras italianas: luce (luz) e uccellino (pequeno pássaro). O “pequeno pássaro iluminado” é constituído por vidro, latão, plástico e penas de ganso, unidos pelas mãos do grande artista.

  1. Porca Miseria! (1994) – Fascinado por gravações de explosão, especialmente em câmera lenta, e inspirado pelo filme “Zabriskie Point” de Michelangelo Antonioni, Maurer deu vida a uma de suas peças mais famosas, a Porca Miseria! Feita somente por encomenda, o grande lustre traz fragmentos de porcelana explodindo, desafiando a estética dos tradicionais candelabros, com graça e humor.

  1. Zettel’z (1997) – Nos anos 90, Maurer cria uma de suas peças mais icônicas, o best-seller Zettel’z, uma espécie de lustre com pequenos retângulos de papel presos por presilhas que permitem a personalização dos papéis com recados ou desenhos, tornando a peça completamente única, original e interativa.

  1. Birdie (2002) – Mais uma vez o lighting designer se aventura no universo lúdico e surpreende com a criação da Birdie, uma luminária de teto feita em metal com 12 lâmpadas de baixa voltagem, que voam com suas asas de penas de ganso.

  1. Canned Light (2003) – A famosa lata de sopa Campbell, imortalizada na obra de arte do artista norte-americano Andy Warhol, ganhou a função de iluminar cozinhas e pequenas mesas de refeição nas mãos de Ingo Maurer. Desenhada para ser usada como luminária de parede ou pendente, a Canned Light é embalada criativamente e entregue com todas as peças dentro da lata.

  1. Oh Mei Ma Weiss (2005) – No ano de 1993, Ingo Maurer criou a icônica Oh Mei Ma, formada por seis lâminas de papel folheadas a ouro e um prumo feito em acrílico, um trabalho feito à mão por experientes artesãos de Munique. A luxuosa peça evoluiu no ano de 2005 e ganhou uma variação em metal e vidro com seis lâminas de alumínio laqueadas em branco opaco.

  1. Flying Flames (2012) – Mágicas velas LED combinadas com simples e funcionais Downlight Elements compõem um sistema de pendentes flexível, apresentado por Moritz Waldermeyer e Ingo Maurer. As peças são dispostas livremente com um imã na canopla, disponível em dois tamanhos. Seu desenho permite a composição de conjuntos variados, que pode ser personalizada, bem como a sua altura.

  1. Babadul (2017) – Luminária de chão que é também um objeto de iluminação que incandesce positiva e inconfundivelmente os espaços. O papel paira sobre uma haste de metal, como uma pétala de flor. Criação mais recente da série MaMo Nouchies (1995), sua cúpula é feita com papel japonês plissado no estúdio de Dagmar Mombach.

FAS iluminação

www.fasiluminacao.com.br