Tire o sal da mesa, mas acrescente em seus cuidados com a pele principalmente se você tem acne

Confirmadas datas do Aberto de Golf Cidade de Curitiba no campo do Graciosa
22 de março de 2019
A importância da prática de atividade física por idosos
22 de março de 2019

Demonizada como tempero, iguaria pode ter bons efeitos se aplicada topicamente na pele

Você já deve ter ouvido maus bocados sobre o sal como tempero, que você deve reduzir seu consumo e evitar produtos com muito sódio agregado. “Uma consequência do alto consumo de sal é que, para compensar esse excesso, nosso corpo retém mais água – o que colabora para o inchaço, deixando a pele mais desidratada e cansada”, afirma a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Mas essa iguaria pode não ser tão maléfica assim se for aplicada na pele. Pelo menos é o que muitos influenciadores americanos têm feito, enquanto marcas coreanas de cuidados com a pele também têm investido no tempero da mesa. A médica explica abaixo quais as ações tópicas do sal na pele:

Esfoliação Maior – Para o corpo, o sal é muito parecido com o açúcar como um ótimo esfoliante natural. No caso da pele facial, ele ajuda a ‘soltar’ a pele morta para ajudar na luminosidade. “O sal pode deixar a pele visivelmente mais lisa e melhorar a textura ao longo do tempo”, diz a dermatologista. Mas é preciso ser cauteloso na hora de esfregar a iguaria no rosto, uma vez que cada partícula pode causar pequenas abrasões na pele se for aplicada de maneira exagerada ou muito forte.

Limpeza Profunda – Ao contrário do açúcar, o sal tem uma ligeira vantagem devido às suas propriedades antimicrobianas e, por isso, é muitas vezes adicionado aos limpadores. “O sal tem propriedades absorventes e é, portanto, um bom ingrediente para procurar se você deseja aliviar o congestionamento em seus poros”, explica.

Controle de oleosidade – Quando você combina os efeitos absorventes e antibacterianos do sal, isso pode ser muito útil para pacientes com acne. O sal não só ajuda a absorver as impurezas, mas também absorve o sebo para ajudar a controlar e equilibrar os níveis de óleo da sua pele.

Hidratante Impressionante – Quando bem adicionado em produtos, o sal pode dar à pele hidratação e nutrição. “Minerais, como cálcio, magnésio e potássio [no sal], ajudam a hidratar e firmar a pele”, explica.

Mas, antes de se arriscar colocando o sal de cozinha na pele, sempre lembre de consultar um dermatologista, pois sua pele talvez nem precise dele. “E muitos produtos outros podem ser mais efetivos”, finaliza a médica.

Fonte: Dra. Valéria Marcondes – Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. www.valeriamarcondes.com.br