Tiffany & Co. anuncia nova parceria criativa com Daniel Arsham

Mobiliários de área externa aliam design, resistência e funcionalidade
12 de dezembro de 2023
Paradoxo do protetor solar: uso do produto aumenta, mas as taxas de câncer de pele também crescem
12 de dezembro de 2023

A Tiffany & Co. anuncia sua mais recente parceria criativa com o artista contemporâneo Daniel Arsham, uma edição limitada de pulseira T1 e busto inspirados na escultura “Venus of Arles” do artista

A Tiffany & Co. anuncia sua mais recente empreitada criativa com o artista contemporâneo Daniel Arsham, lançando uma pulseira T1 de edição limitada e um busto inspirados na escultura “Venus of Arles” de bronze do artista, atualmente em exibição em The Landmark. Unindo os ideais compartilhados de inovação, maestria artesanal e criatividade rebelde de Arsham e Tiffany, a parceria apresenta uma série limitada de 186 pulseiras T1 personalizadas em ouro branco 18k com tsavoritas e diamantes, acompanhadas por um busto de material misto da escultura do artista. O número único de peças é especificamente criado como uma homenagem ao 186º aniversário da excelência artesanal na Tiffany & Co.

A escultura de bronze erodida “Venus of Arles” é uma expressão da estética “Future Relics” de Arsham, onde o artista recontextualiza objetos contemporâneos através da lente de um futuro imaginado. O artista cria tensão no tempo, alcançada pela qualidade erodida da escultura e pela pátina aplicada à mão, reminiscente do Tiffany Blue. A criação surgiu da visita de Arsham aos arquivos do Louvre, onde ele se sentiu atraído pela estátua, que remonta ao século I. A escultura foi apresentada pela primeira vez na exposição Vision & Virtuosity da Tiffany & Co. em 2022 na Saatchi Gallery em Londres. Atualmente, está em exibição em The Landmark, na cidade de Nova York.

“O Busto Amalgamado da Vênus de Arles reúne vários elementos da Tiffany para contar uma história coesa sobre herança, artesanato e habilidade artística, todos os quais fazem parte da identidade da Tiffany”, afirmou Daniel Arsham. “Há a referência à escultura em exibição em The Landmark, e há a pulseira T1 de tsavorita, que se descobre ao abrir a escultura.”

Um talismã de força, o Tiffany T1 representa coragem e poder individuais, usado externamente para expressar o que está dentro. Esta exclusiva pulseira T1 de ouro branco 18k é cravada à mão com 105 diamantes totalizando mais de 1 quilate e mais de 74 tsavoritas totalizando mais de 2 quilates. A tonalidade verde vibrante da tsavorita – uma pedra preciosa legada à Tiffany, orgulhosamente apresentada ao mundo em 1974 – sugere tanto a cor da pátina da escultura quanto a cor do Arsham Studio. Essa herança de descoberta está alinhada com o vocabulário estético das futuras “descobertas” de Arsham.

O busto amalgamado da Vênus de Arles, no qual o bracelete T1 está envolto, chega em uma caixa de manuseio de arte feita sob medida na icônica cor Tiffany Blue®, com ferragens de metal. Uma caixa adicional na cor azul Tiffany® contém luvas de manuseio brancas com marcas duplas. O busto e a pulseira T1 de edição limitada estarão disponíveis em todo o mundo neste dezembro.

Sobre a Tiffany & Co.

A Tiffany & Co., fundada na cidade de Nova York em 1837 por Charles Lewis Tiffany, é uma joalheria de luxo global sinônimo de elegância, design inovador, artesanato fino e excelência criativa.

Com mais de 300 lojas de varejo em todo o mundo e uma força de trabalho de mais de 13.000 funcionários, a Tiffany & Co. e suas subsidiárias projetam, fabricam e comercializam joias, relógios e acessórios de luxo.

Quase 5.000 artesãos qualificados lapidam diamantes Tiffany e joias artesanais nas próprias oficinas da empresa, percebendo o compromisso da marca com a qualidade superlativa. A Tiffany & Co. tem um compromisso de longa data em conduzir seus negócios de forma responsável, sustentando o ambiente natural, priorizando a diversidade e a inclusão e impactando positivamente as comunidades em que opera.

Para saber mais sobre a Tiffany & Co. e seu compromisso com a sustentabilidade, visite tiffany.com. @tiffanyandco

SOBRE O DANIEL ARSHAM

Daniel Arsham é um artista sediado em Nova York cuja prática abrange belas artes, arquitetura, performance e cinema. As obras icônicas de Arsham fundem o passado, presente e futuro, destacando a maleabilidade e o poder da nostalgia, frequentemente por meio de referências a momentos do final do século XX. Fundidas a partir de artefatos modernos e figuras humanas contemporâneas, suas obras são elaboradas a partir de materiais geológicos como areia, selenita e cinzas vulcânicas. Esses materiais possibilitam a aparência e a estética de erosão ou relíquias arqueológicas futuristas, como Arsham as denomina.

Arsham foi tema de exposições individuais no Orange County Museum of Art, no Musée Guimet em Paris, França; UCCA Center for Contemporary Art em Dunhuang, China; MOCO Museum em Amsterdã, nos Países Baixos; HOW Museum em Xangai, China; Cranbrook Art Museum em Detroit, Michigan; e High Museum of Art em Atlanta, Geórgia, EUA, entre outros.

As obras de Arsham foram expostas na National Gallery of Victoria Triennial, em Melbourne, Austrália; na Bienal de Atenas, na Grécia; no Musée Fenaille em Rodez, no Carré d’Art de Nîmes e em Paris La Défense, França; em Frieze Sculpture, em Londres, Reino Unido; na Bienal de Atenas, na Grécia; e no Crystal Bridges Museum of American Art em Bentonville, Arkansas, SCAD Museum em Savannah, Geórgia, Museum of Contemporary Art em Chicago, no New Museum e no MoMA PS1 em Nova York, EUA, entre outros.

fotos: Taketomo/Divulgação