Theatro Municipal de São Paulo abre a exposição O Lírico em Cena sobre os 80 anos do Coro Lírico

La Chica de Oro estreia no CJ Fashion
13 de dezembro de 2019
Cultivo com mulching de bioplástico compostável: menor custo e maior produtividade
13 de dezembro de 2019

Mostra celebra a experiência do convívio e do coletivo do grupo artístico octogenário ligado ao Municipal, sem a pretensão de apresentar uma linha histórica; Instalações distribuídas pelo Theatro reúnem itens de acervo como figurinos, adereços, móveis e objetos dos cenários mágicos dos espetáculos; A abertura para o público será no dia 17 de dezembro e a entrada é gratuita

O Coro Lírico Municipal de São Paulo encerra o ano de comemorações de seus 80 anos com uma exposição que retrata o fazer musical coletivo sem deixar de lado a individualidade de seus cantores e regentes. Por trás de cada história dos 435 coralistas que passaram pelo corpo artístico, há um ponto em comum: o amor pela música. Essa riqueza de narrativas somada ao acervo do grupo reúne elementos que podem servir de base do enredo de uma ópera. É isso que a exposição cenográfica O Lírico em Cena vai revelar ao público a partir do dia 17 de dezembro. A entrada é gratuita e a mostra fica aberta para visitação até 21 de fevereiro de 2020, com uma pausa entre a virada de ano.

Sob a curadoria de Carla Nieto Vidal e Joana Tuttoilmondo e expografia e montagem de Fernando Uehara e Marco Antonio Alves, a exposição está dividida em nove instalações que colocam o Coro Lírico em cena nos espaços do Municipal, como o Saguão e o Salão Nobre. O visitante poderá rever ou ter o primeiro contato com os sapatos e os adereços, as máscaras e as perucas utilizadas pelos cantores e os objetos de cena que compuseram as principais montagens de ópera, das tradicionais às contemporâneas.

Os figurinos também ganham destaque. As roupas que vestem as vozes e dão forma a personagens tão diversos, mostram ao público o delicado trabalho de composição dos figurinistas. Uma mistura de tecidos, cores e texturas que toma conta do palco com toda a energia dos cantores, seus nomes, suas medidas e suas emoções. Elementos de cenografia também preservados e armazenados no Centro de Documentação e Memória (arquivo) e na Central Técnica de Produções Chico Giacchieri retornam ao Municipal, desta vez para apreço do público que visitar a exposição.

A ópera mais encenada no Theatro Municipal de São Paulo e a primeira com a participação do Coro Lírico como corpo estável, em 1939, ganha um espaço exclusivo na mostra. Turandot, de Puccini, esteve em oito temporadas do teatro com diferentes montagens e agora o público poderá conferir de perto os figurinos completos dos dois personagens centrais da história, a princesa chinesa que dá nome a ópera e seu par romântico Calaf. As peças são da produção de 2018.

Estantes com as partituras dos títulos mais emblemáticos encenados pelo grupo artístico como Nabucco Macbeth, ambas de Verdi, Carmen, de Bizet e La Bohème, de Puccini, só para citar algumas, também serão expostas.

Um vídeo produzido pelo diretor teatral Nelson Baskerville e pelo videoartista Raimo Benedetti, que em agosto assinou a concepção e direção artística do espetáculo Ensaio sobre o Lírico, também será projetado. O audiovisual revela um pouco do perfil do Coro. O convívio e o caráter colaborativo do trabalho do corpo artístico, responsáveis por estabelecer vínculos, afinidades e parcerias entre os cantores. Na formação atual, por exemplo, há irmãos, primos e casais que se conheceram no Coro Lírico e estão juntos até hoje. Do integrante mais novo, com menos de um ano, ao mais antigo e que soma 36 anos no grupo.

A exposição O Lírico em Cena evidencia a arte de excelência e precisão técnica que é o canto lírico. Atributos alcançados com muito treino, persistência e incansável dedicação para desafiar os limites da voz humana. Nesta trajetória de oito décadas, o Coro Lírico Municipal de São Paulo já apresentou 112 títulos de óperas, sem contar as inúmeras peças sinfônicas e outras apresentações, tanto no Municipal como em outros teatros do país. Dos mais de 4.500 espetáculos musicais, metade foram óperas. Nessa trajetória, esteve sob a batuta de nove maestros titulares e diversos convidados, em temporadas dirigidas por renomados profissionais da cena operística brasileira e internacional.

Ficha técnica

O Lírico em Cena – 80 anos do Coro Lírico Municipal

Curadoria, projeto e desenvolvimento: Carla Nieto Vidal e Joana Tuttoilmondo

Expografia, direção de arte e montagem: Fernando Uehara e Marco Antonio Alves

Produção museológica: Cynthia Taboada

Montagem fina: Manuseio

Serviço

O Lírico em Cena – 80 anos do Coro Lírico Municipal

Abertura: 17 de dezembro, a partir das 11h

Visitação: 17 a 22 de dezembro de 2019; e de 15 de janeiro a 21 de fevereiro de 2020

Classificação indicativa: livre

De terça a domingo, das 11h às 18h.

Saguão e Salão Nobre

Grátis

Theatro Municipal de São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – próximo à estação do metrô Anhangabaú

Bilheteria: 11. 3053 2090

Horário de Atendimento: Segunda a sexta, 10h às 19h; Sábado e domingo, 10h às 17h

Acessibilidade para pessoas com deficiência

Visita educativa: gratuita e em dias e horários estabelecidos, incluindo em inglês para estrangeiros, com monitoria em intérprete em Libras e agendamento especial para grupos de 10 a 50 pessoas. Reserva dos ingressos pela internet. Não há visitação às segundas-feiras, domingos e feriados.

Ouça o podcast do Theatro Municipal. Disponível nas principais plataformas.

theatromunicipal.org.b

facebook.com/ theatromunicipalsp

instagram.com/ theatromunicipal

twitter.com/ municipalsp

youtube.com/ theatromunicipals

Para a programação completa do Municipal, acesse theatromunicipal.org.br

E conheça mais sobre o trabalho do Instituto Odeon institutoodeon.org.br

crédito foto: Fabiana Stig