The Peninsula Hong Kong inaugura exposição retomando projeto “Art in Resonance”

O Bar do Açougueiro celebra quatro anos com baladinha, festival de churrasco a partir de R$15 e happy hour com 50% de desconto
10 de abril de 2024
Coral Lírico de Minas Gerais, Patrimônio Cultural do estado, comemora 45 anos com o concerto “Paixão Segundo São João”, de J. S. Bach, no dia 17 de abril, no Palácio das Artes
11 de abril de 2024

O grupo reafirma seu compromisso com artistas contemporâneos expondo obras de Kingsley Ng, Elise Morin, Lachlan Turczan e Saya Woolfalk

O grupo hoteleiro The Peninsula, cujas propriedades em todo o mundo mantêm uma forte conexão com a arte contemporânea, acaba de retomar seu programa “Art in Resonance”. Para a reestreia, uma coleção de obras comissionadas está sendo exibida no icônico hotel flagship da rede em Hong Kong. Originalmente lançado em 2019, o “Art in Resonance” oferece aos hóspedes e visitantes experiências imersivas, com o objetivo de apoiar o ecossistema cultural de cada destino, fornecendo a artistas emergentes o financiamento, suporte curatorial e logística que lhes permitem criar novas obras para serem exibidas ao público.

Obra “Esmeralda”, de Kingsley Ng, na fachada do The Peninsula Hong Kong

“Estamos muito felizes em trazer de volta o Art in Resonance, que permitiu aos nossos hóspedes interagir com algumas das mentes artísticas mais inovadoras do mundo”, disse Gareth Roberts, Diretor de Operações da The Hongkong and Shanghai Hotels, empresa-mãe do grupo The Peninsula. “É especialmente inspirador relançar o programa em Hong Kong, uma cidade que vem passando por um ressurgimento vibrante de energia criativa.”

A exposição do The Peninsula Hong Kong inclui uma escultura do artista local Kingsley Ng, que paira sobre a icônica fachada do hotel. Ng descreve a instalação como “um ondulando entre a física da gravidade e a flutuabilidade do ar”. Segundo o artista, a peça – nomeada “Esmeralda”, inspirada por uma das localidades fictícias do livro “Cidades Invisíveis” de Italo Calvino – pretende estabelecer um diálogo com Hong Kong. “Trabalhar com o The Peninsula tem sido uma experiência extraordinária para mim”, disse Kingsley Ng. “Sinto-me privilegiado pela oportunidade de mostrar meu trabalho aos espectadores da minha querida cidade natal.”

Também recepcionando os hóspedes e visitantes está a escultura cinética “Harmonic Resonance”, recém-comissionada de Lachlan Turczan, que traz uma exploração fascinante do som visível. A obra apresenta um espelho parabólico com mais de 1,6m de diâmetro, que moldará uma piscina rasa de água com uma série de tons infrassônicos coreografados, que convidam a participação do público. Os tons de baixa frequência causam desenhos oscilantes na superfície da piscina, alguns dos quais parecem se mover em stop-motion.

“Harmonic Resonance”, de Lachlan Turczan

A obra escultural reluzente “SOLI”, da francesa Elise Morin, originalmente comissionada em 2019, também foi expandida pela artista especialmente para esta exposição em Hong Kong. A obra foi ampliada com mais de quatro mil CDs triturados. A peça de Morin, que se assemelha a uma baleia rompendo a superfície do oceano, é um comentário sobre o fardo material dos objetos.

“SOLI”, de Elise Morin

Outra obra inspiradora incluída na exposição é o “Visionary Reality Portal” de Saya Woolfalk, um portal digital para a contemplação de outros mundos. A instalação de vídeo colorida, caleidoscópica e multisensorial será abrigada em uma sala especialmente construída para a obra. A peça, que estreou originalmente no The Peninsula Paris em 2019, foi adaptada pela renomada artista japonesa-americana para se conectar com o público em Hong Kong.

“Visionary Reality Portal” de Saya Woolfalk

“Dar aos artistas como Elise Morin e Saya Woolfalk a liberdade de desenvolver ainda mais suas obras é um dos princípios do programa Art in Resonance”, disse Bettina Prentice, co-curadora da exposição. “Nada é estático – o The Peninsula oferece a todos os artistas do programa a oportunidade de deixar suas ideias evoluírem.”

O The Peninsula tem se empenhado em promover a cultura das cidades em que suas propriedades estão sediadas há anos, convidando os hóspedes a interagir com a arte por meio de diversas plataformas. O grupo já sediou residências de artistas, montou exposições, promoveu palestras e simpósios e ofereceu visitas a estúdios e workshops com criadores locais, cujo trabalho exemplifica a energia criativa de suas cidades natais.

As obras da exposição permanecerão no The Peninsula Hong Kong até maio; depois, viajarão regularmente para outras propriedades do grupo pelo mundo, juntando-se a instalações adicionais recém-comissionadas de artistas locais. Durante a exposição, o The Peninsula Hong Kong oferecerá aos visitantes acesso gratuito a todas as peças, bem como passeios guiados, experiências gastronômicas especiais e outras ativações para destacar e prestar homenagem aos artistas.

Mais informações podem ser encontradas na página do programa.

Sobre The Peninsula Hotels

O grupo The Peninsula Hotels foi fundado em 1928 é conhecido hoje pela sua identidade única, repleta de elegância, luxo e prestígio. Presente em três dos cinco continentes, o grupo possui mais de 10 unidades espalhadas pelo mundo, sendo elas Hong Kong, Xangai, Tóquio, Pequim, Nova York, Chicago, Beverly Hills, Bangkok, Manila, Paris, Istambul e Londres. Devido a sua longa trajetória e alto padrão, o Peninsula se tornou sinônimo de conforto, hospitalidade e serviço impecável. Seus hotéis estão nas localizações mais prestigiadas, com vistas excepcionais, infraestruturas deslumbrantes e gastronomia do mais alto nível, promovendo glamour, sofisticação e bem-estar para cada um dos seus hóspedes.

fotos: divulgação