Terceira Festa Literária da Biblioteca Pública reúne mais de 40 convidados em Curitiba e no interior

Filme sobre Hebe Camargo põe a esmeralda de volta ao cenário da moda
17 de outubro de 2019
Nego do Borel renova jardim com árvores caídas das chuvas
17 de outubro de 2019

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) realiza entre os dias 22 e 26 de outubro a terceira edição da Flibi, a Festa Literária da Biblioteca

A programação do evento conta com mais de 40 convidados e 50 atrações — entre palestras, debates, oficinas, exposições, sessões de cinema, atividades para crianças e apresentações de música e teatro. A novidade é que, pela primeira vez, as ações acontecem também fora da Biblioteca, em espaços culturais de Curitiba mantidos pelo Governo do Estado e outros cinco municípios do Paraná. “Será nossa maior festa, pois neste ano a Flibi ultrapassa os limites físicos da Biblioteca Pública, envolve a cidade e estreia no interior do estado”, afirma a diretora da BPP, Ilana Lerner. Todos os encontros têm entrada gratuita. Veja a agenda completa aqui.

O escritor e roteirista paulista Marçal Aquino é o primeiro convidado da festa. Autor de FaroestesCabeça a Prêmio e Eu Receberias as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, entre outros livros, ele conversa com o público na próxima terça-feira 22, a partir das 19h, no auditório — com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a semana, a programação da noite ainda conta com as participações de Eliane Robert Moraes (professora da USP e organizadora da Antologia da Poesia Erótica Brasileira), no dia 23, e Paulo Cesar de Araújo (Eu Não Sou Cachorro Não: Música Popular Cafona e Ditadura MilitarRoberto Carlos em Detalhes), no dia 25. No dia 24, o ator Marino Jr apresenta o monólogo Macho Não Ganha Flor, baseado no livro homônimo de Dalton Trevisan — cuja obra é tema de outros eventos da Flibi 2019.

Durante o dia, o hall térreo é o palco de bate-papos com escritores, acadêmicos, editores e jornalistas do Paraná e outros estados. O espaço também recebe a exposição Província, Cárcere, Lar (com trabalhos de 17 fotógrafos de Curitiba) e um show da banda Charme Chulo (no dia 25, às 17h). A Trupe Periferia, formada por jovens e adolescentes, também participa da festa, apresentando leituras e performances em vários espaços da Biblioteca. E duas oficinas contemplam públicos de diferentes idades: Curitiba Poty, curso de desenho para crianças com os artistas gráficos Fabiano Vianna e Simon Taylor, e Conto Não Conto, ministrada pelo escritor mineiro André Sant’Anna.

A programação ainda conta com uma sessão de filmes do diretor Estevan Silveira, no Museu da Imagem do Som (dia 23, às 19h), e uma aula aberta sobre o diálogo colaborativo entre Dalton Trevisan e Poty Lazzarotto, no Museu Alfredo Andersen (dia 25, às 19h). Também no dia 25, escritores e artistas de Curitiba e outras cinco cidades do Estado (Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu) discutem a obra do contista no mesmo horário, às 15h. A Flibi 2019, que tem curadoria do escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos, termina na manhã de sábado (26), com uma encenação da peça O Malefício da Mariposa, da companhia Ave Lola.

Serviço

Festa Literária da Biblioteca (Flibi)

De 22 a 26 de outubro, em diversos horários e espaços da BPP

  1. Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba/PR

Veja a agenda completa aqui

Entrada franca

Mais informações: (41) 3221-4911.