Tendência secondhand: Uma maneira segura e mais acessível de entrar para o mundo do luxo

Frutas diuréticas para manter a hidratação e desinchar
1 de fevereiro de 2023
Ter mais refeições em família pode ajudar a diminuir o estresse, diz pesquisa americana
1 de fevereiro de 2023

O universo do luxo pode parecer bem distante para algumas pessoas, mas há uma alternativa muito interessante e acessível para aqueles que têm receio de se aventurar nesse meio: o mercado de secondhand de luxo

A tendência oferece diversas vantagens, entre elas a possibilidade de consumir peças de luxo com um valor mais prático e viável.

Segundo estudo da empresa de análise de varejo GlobalData, estima-se que o valor movimentado pelo segmento de joias usadas em todo o mundo deve ir de US$ 24 bilhões em 2019 para US$ 51 bilhões em 2025, o que equivale a um aumento de 112,5%. No Brasil não é diferente: a abertura de estabelecimentos que vendem usados aumentou 48,58% nos seis primeiros meses dos anos de 2020 e de 2021 — o maior número em seis anos, segundo o Sebrae.

Tradicional no setor de joias secondhand de luxo desde 1958, a Orit, empresa brasileira que atua na compra e venda de joias, relógios e acessórios de luxo, conta com valores atrativos. Peças certificadas da Rolex, Cartier e outras grandes marcas – além de joias – fazem sucesso com o público justamente por serem mais acessíveis e terem sua autenticidade garantida.

Isso porque a Orit possui uma equipe de curadores e especialistas. “Todas as peças passam por um processo que contempla ajustes e polimento, quando necessários, são higienizadas e todas recebem um certificado de garantia e originalidade Orit. Nossa equipe de avaliadores é experiente e temos gemólogos com certificação GIA — Instituto Gemológico da América, a mais importante instituição certificadora de diamantes e pedras preciosas”, explica Giovanna Landi, Gerente de Produtos da Orit.

Para não cair em armadilhas na hora da compra, a especialista adverte alguns cuidados, entre eles: verificar a credibilidade da loja onde está comprando, conferir a autenticidade de acordo com a marca de cada peça a partir das instruções do fabricante, além de realizar uma pesquisa de mercado para checar diferentes valores e oportunidades de compra.

Para quem deseja vender, há a possibilidade de pagamento à vista

Outra vantagem de se vender para a Orit é que o pagamento é feito à vista ao cliente. “Nossos avaliadores oferecem o serviço de pré-avaliação por WhatsApp ou de forma presencial. A negociação é sempre finalizada presencialmente em uma de nossas duas lojas localizadas nos Shoppings Ibirapuera e Pátio Higienópolis, em São Paulo. O pagamento é feito no ato e à vista”, explica Giovanna.

Em seguida, a peça é comercializada novamente. “Após todo o processo de comprovação e garantia da qualidade, a peça é disponibilizada para venda, sendo uma excelente opção para quem busca um bom negócio nos mais elevados níveis de segurança e qualidade. Temos um estoque composto por peças únicas adquiridas de coleções particulares e um preço atrativo, o que é interessante, principalmente, para quem deseja dar início a uma coleção de joias”, finaliza Giovanna.