Temporada do pinhão inspira prato em hotel de Campos do Jordão (SP)

Designer cria alianças exclusiva com ouro vermelho e negro, diamantes, em proporções não convencionais
18 de maio de 2023
Biblioteca Pública recebe encontros de poesia do projeto Vox Urbe
18 de maio de 2023

Vila Inglesa oferece truta com molho e lascas da semente comestível

A araucária é uma árvore comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Embora não dê frutos, é responsável por uma semente comestível bastante popular: o pinhão. Cultivado principalmente na Serra da Mantiqueira, ele é protagonista de festas e destaque em diversos pratos da culinária regional.

Em Campos do Jordão (SP) – cidade localizada a pouco mais de duas horas de carro da capital paulista –, a colheita do pinhão costuma ir de abril até julho. Durante o período, restaurantes locais elaboram cardápios com a semente. O Hotel Vila Inglesa é um dos exemplos.

Entre as delícias servidas no restaurante do empreendimento, destaca-se a truta com molho e lascas de pinhão. O popular peixe da culinária brasileira é servido ainda com saborosos legumes grelhados, como abobrinha, cenoura e mandioquinha, além de cogumelos-de-paris.

O Vila Inglesa também oferece uma experiência tradicional entre os jordanenses: a Sapecada de Pinhão, uma forma típica de assar o alimento. Deve-se formar uma pilha com os galhos secos das próprias araucárias, acrescentar os pinhões em cima e atear fogo. Quando as brasas se apagarem, basta descascar e saborear a iguaria.

Nesse método, inclusive, o pinhão ganha um sabor diferente. Isso porque a fogueira dá uma leve defumada no alimento.

Durante a temporada do pinhão, as diárias no Vila Inglesa partem de R$ 935 por pessoa. A hospedagem é em apartamento Standard e inclui café da manhã. A lista de atrações de lazer do hotel conta com piscina coberta e aquecida, arvorismo, quadras de tênis e beach tennis, salão de jogos e brinquedoteca para as crianças.

Sobre o Hotel Vila Inglesa

Construído na década de 40 em estilo enxaimel (normando), que

serviu de inspiração para muitas outras construções locais, o

Hotel Vila Inglesa é uma das hospedagens mais tradicionais de

Campos do Jordão (SP). Com 37 apartamentos disponíveis, está

classificado entre os cinco melhores hotéis da cidade de acordo com o Travellers Choice, do TripAdvisor. Também conta com o selo Folha Verde de Hospedagem Sustentável.

Mais informações podem ser obtidas em www.hotelvilainglesa.com.br e nas redes sociais pelo perfil @hotelvilainglesa.

Divulgação