Temperatura da água podem ajudar as crianças a dormirem mais rápido e melhor

Infinity Blue Resort & Spa tem novo menu gastronômico para a primavera
13 de novembro de 2019
Bergerson Presentes promove Vitrine Décor
13 de novembro de 2019

Dra. Loretta Campos dá 10 dicas para identificar a temperatura ideal ou a melhor forma de dar banho no bebê

Pesquisadores americanos estudaram como o corpo se aquece na banheira ou no chuveiro. Eles afirmam que algumas mudanças no horário do banho e na temperatura da água podem ajudar as crianças a dormirem mais rápido e melhor. Os resultados, publicados na Revista Sleep Medicine Reviwes, relataram que o tempo ideal para o banho — se você quer ter a melhor noite de sono — é entre uma e duas horas antes de ir para a cama.

Saber identificar a temperatura ideal ou a melhor forma de dar banho no bebê, a pediatra Dra. Loretta Campos separou 10 dicas importantes que poderão ajudar as mamães e os papais:

  1. Prepare tudo com antecedência: toalhas, produtos de higiene, fralda limpa, roupas limpas.
  2. Nunca coloque o bebê na banheira quando ela ainda estiver enchendo, com a torneira ou chuveirinho abertos. A temperatura da água pode mudar ou você se enganar com a profundidade.
  3. Não é preciso ferver a água e nem ser água filtrada.
  4. Se você tiver torneira de água fria e quente, encha primeiro a banheira com a água fria e depois misture a quente, para não correr o risco de queimar o bebê. Misture bem as duas águas!
  5. Cuidado com a temperatura da água. Ela deve ficar morna e não quente. Teste sempre antes de colocar o bebê com o dorso da mão ou cotovelo.
  6. Não abuse de sabonetes e xampus para a pele do bebê não ficar ressecada.
  7. Para recém-nascidos e bebês até 6 meses coloque cerca de 13 cm de água (mais ou menos 8 dedos) ou o suficiente para acomodar o bebê com água até os ombros.
  8. Escolha ambientes que não tenham corrente de ar para o banho do bebê. Quando muito pequenos pode dar o banho até no quarto do bebê.
  9. Seque todas as dobrinhas, de preferência com fralda de pano ou uma toalha fralda. Não passe perfume no bebê! Pode predispor alergia.
  10. NUNCA deixe seu bebê sozinho no banho, nem por um segundo. Um bebê pode ser afogar em 2 cm de água e em menos de 60 segundos.

Dra. Loretta Campos

Pediatra pela Universidade de São Paulo (USP), Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC), Consultora do sono, Educadora Parental pela Discipline Positive Association e membro das Sociedades Goiana e Brasileira de Pediatria. A médica aborda temas sobre aleitamento materno com ênfase na área comportamental da criança e parentalidade positiva.

Redes Sociais:

Instagram: @dralorettacampos

https://www.instagram.com/dralorettapediatra/

Facebook: @dralorettaoediatra

https://www.facebook.com/dralorettapediatra/