Tel Aviv inaugura serviço gratuito de ônibus aos sábados, durante o Shabbat

Para compartilhar: 8 ambientes para quem adora receber
29 de novembro de 2019
Dormência ou formigamento nos pés durante a prática esportiva
29 de novembro de 2019

Tradicionalmente, durante o Shabbat, todos os transportes públicos param de funcionar entre o pôr-do-sol de sexta-feira e o de sábado

Turistas e visitantes de Tel Aviv podem comemorar. A cidade passou a oferecer transporte de ônibus aos sábados. Por conta do Shabbat, que vai do pôr-do-sol de sexta-feira até o do sábado, quase tudo parava de funcionar até então. Contudo, a vida do turista fica, agora, mais fácil. E mais barata, porque o serviço será gratuito.

Esse sistema de transporte no fim de semana conecta Tel Aviv a cidades próximas, como Ramat HaSharon, Giv’atayim e Kiryat Ono, e está gerando interesse em outros municípios. Aproximadamente, quatro milhões de residentes na área metropolitana de Tel Aviv serão impactadas pelo serviço.

Mini ônibus, com 19 assentos cada, rodam por seis rotas diferentes, cobrindo trezentos quilômetros e incluindo mais de quinhentas paradas. As rotas oferecem aos passageiros acesso rápido aos centros das cidades e a vários bairros vizinhos, levando em consideração áreas caracterizadas por moradores que são, também, praticantes religiosos.

Os ônibus têm intervalo de meia hora entre às 18h de sexta-feira até às 2h da manhã de sábado e retomam o serviço no período de 9h às 17h no sábado, com exceção do ônibus 710 de Kiryat Ono, que roda a cada uma hora.

Tanto os veículos quanto as estações relevantes estão devidamente sinalizadas e têm mapas dedicados. A cada três ônibus (a cada 1h30), um é acessível a pessoas com deficiência. Os passageiros também podem solicitar um ônibus acessível com antecedência.

Informação em tempo real e horários podem ser encontrados nos aplicativos de transporte comuns e no site dedicado que, por enquanto, só está disponível em hebreu. Informações sobre as linhas e paradas podem ser encontradas no site em inglês. Foi criado também um mapa interativo com essas informações.

Nesta fase, o serviço de transporte é oferecido gratuitamente e passageiros podem se mover livremente entre as linhas de ônibus.

Sobre o Ministério do Turismo de Israel no Brasil 
Presente com escritórios internacionais em 13 países e no Brasil desde 2006 o Ministério do Turismo de Israel atua na construção de relacionamento com diversos públicos, com a missão de promover o conhecimento sobre o país e fomentar a curiosidade pelo destino. Sua atuação tem o objetivo de divulgar Israel no mercado local por meio de ações com entidades, comunidades, órgãos públicos, imprensa e indústria do turismo, com foco em segurança, religião, cultura, gastronomia, aventura, lifestyle, bem-estar e tecnologia, pilares que se somam à completa infraestrutura do país para o turismo. Para mais informações, acesse http://www.goisrael.com.br/

Crédito: Dana Friedlander/Ministério do Turismo de Israel