Tecnologia em alta

Osklen apresenta T-Shirts de PET Reciclável
10 de setembro de 2018
Seleta apresenta a Cachaça Buteco do Gusttavo Lima
10 de setembro de 2018

O uso da automação vem sendo destaque em ambientes da Casacor 2018, como no Home Cinema, da arquiteta Estela Netto

A tecnologia é, sem dúvida, uma das grandes aliadas do mundo contemporâneo e, na arquitetura, não poderia ser diferente. O uso da automação nas residências atuais traz mais praticidade para os ambientes, unindo conforto, modernidade e beleza.

No ambiente Home Cinema, da arquiteta Estela Netto, para a Casacor 2018, um dos grandes destaques da tecnologia do espaço é que ela não é, necessariamente, vista, mas percebida. O objetivo da profissional era limpar a arquitetura ao máximo, com inovações que se incorporam ao ambiente, mas não atrapalham o visual.

“A tecnologia é um subsidio para você ter um grande projeto. Ela deve ser utilizada para você viver bem em sua casa. A automação é um diferencial importante do nosso espaço. Todos os equipamentos ficam numa sala técnica e somente o projetor fica dentro do Home. Temos usado isso cada vez mais, com um ambiente a parte, que abriga os equipamentos ou um rack vertical num canto, dentro da marcenaria da casa. Assim não é necessário ter um rack tradicional junto à TV”, relata Estela.

Em seu ambiente, a arquiteta traz como lançamento o projetor que não fica no teto e, sim em um móvel. “Fizemos um móvel de pedra, já que não há necessidade de guardar tantos equipamentos. O projetor de dentro desse móvel já projeta para a própria parede. Assim, o teto fica muito limpo para podermos utilizar adornos como as luminárias pendentes sem uma mescla de informações. A marcenaria é o grande foco de atenção e para deixa-la o mais livre possível esse projetor, que é uma tendência, auxilia muito tanto funcional como esteticamente”, conta Estela Netto.

Outro destaque tecnológico do espaço é o ar condicionado, com o sistema de climatização VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável). Do tipo Multi Split, ele funciona com uma única condensadora (unidade externa) ligada a várias evaporadoras (unidades internar) através de um ciclo único de refrigeração. Diminui o número de “trambolhos” nas residências e edifícios, e sem a necessidade de ficar próximo à aparelhagem, podendo deixa-lo em um local distante. Além de trazer conforto térmico para quem está no ambiente, ele ainda é um facilitador para a arquiteta, pois não precisa de dutos e casa de máquinas, sendo aplicado facilmente.

O Home Cinema traz a interface da modernidade com a natureza, mostrando como é possível unir a alta tecnologia à elementos naturais dentro de casa.