Tecidos da Dino Zoli Brasil fazem sucesso entre os principais designers brasileiros

Usaflex apresenta sua nova coleção de inverno: atemporalidade e modernidade unidas em um calçado
16 de maio de 2023
Corte Inglês: um chorizo para degustar até o osso
16 de maio de 2023

Nomes nacionais como Sérgio Matos, Aristeu Pires, Fabrício Roncca e Zanine Caldas assinam peças icônicas finalizadas com as coleções têxteis da marca italiana, presente no Brasil há quase 30 anos

Em um mobiliário, o design é decisivo para imprimir o estilo da peça. Entretanto, sem dúvidas, a escolha do tecido se configura como a roupa que ‘veste’ e a complementa da forma exata como foi concebida. Embora haja um grande leque de opções no mercado, é preciso levar em conta uma série de aspectos que são analisados por grandes nomes do design nacional, como Sérgio Matos, Fabrício Roncca, Aristeu Pires e Zanine Caldas.

Reconhecidos pela brasilidade que imprimem em suas criações, o que carregam em comum? Eles são alguns dos profissionais autores das peças revestidas com tecidos da Dino Zoli Brasil, empresa italiana, há quase 30 anos no país, que inovou o mercado têxtil da decoração.

A marca conta com uma robusta linha de tecidos em seu portfólio: atualmente são mais de 560 itens, distribuídos em 43 coleções, dispostos em variadas coleções, dentre as quais se destacam, Taurus, Trento, Stella e Opera, usadas pelos artistas ao desenharem as suas belíssimas obras.

O desenho despojado da Poltrona Fofa, projetada pelo designer Fabrício Roncca. A peça recebeu o tecido Taurus, com base em 100% em couro natural, da Dino Zoli Brasil | Foto: Fabricio Ronca | Móveis James

Aristeu Pires e Zanine Caldas

A combinação entre a chaise e o apoio de pé, batizado por Aristeu Pires como Pitu, se destaca por sua estrutura de madeira maciça e almofadas soltas que apoiam assento e encosto. A icônica criação se destaca com a composição do tecido Taurus, da Dino Zoli Brasil.

Com altíssima qualidade, o produto é um híbrido que mistura tecido com uma base 100% em couro natural e um acabamento em PU (Poliuretano) de alta solidez, dispensa processos tradicionais de manutenção, como de impermeabilização e hidratação. Por sua flexibilidade e alta performance em resistência à abrasão, é indicado para uso no dia a dia e até mesmo em ambientes de tráfego mais intenso, como hotéis e restaurantes. Na mesma paleta, banqueta X, projetada pelo mestre da madeira Zanine Caldas, também foi finalizada com o tecido Taurus.

Chaise e apoio de pé Pitu, do designer Aristeu Pires, com tecido Taurus da Dino Zoli Brasil | Foto: Thais Oliveira

Banqueta X, por Zanine Caldas, com tecido Taurus | Foto Thais Oliveira

Lattoog

Leonardo Lattavo e Pedro Moog formam o estúdio Lattoog e são as mentes que deram vida à poltrona Astral. Nesta peça, o conceito de design-fusão na qual o desenho de dois móveis, em geral, clássicos modernistas, são fundidos (ou sincretizados) para resultar em um terceiro desenho de um móvel original e completamente diferente dos outros. O resultado é uma peça com uma forte narrativa conceitual-cultural que independe de suas características visuais. Um atributo que os designers intitularam há alguns anos de “Quarta Dimensão do Objeto”.

Poltrona Astral, by Lattoog, com tecido Trento, da Dino Zoli Brasil | Foto: DromDecor

Na poltrona Astral, os designers usaram o tecido Trento, da Dino Zoli Brasil, que encanta pela composição dos seus fios. O visual clássico do linho, possui uma rica paleta de cores atemporal que valoriza o mobiliário, além de ser um tecido bonito, é prático e durável. O acabamento Easy & Clean by Dino Zoli completa o pacote de benefícios deste tecido.

Outra peça bastante conhecida dos designers da Lattoog é a poltrona Paco. A peça possui formas sinuosas e mostram uma mistura de curvas suavemente entrelaçadas que contrastam com os grandes volumes estofados. Com este modelo moderno, mais uma vez as coleções da Dino Zoli revestem com maestria: o tecido Stella, composto por fios ‘bouclé’, se destaca no portfólio da empresa com suas 15 cores.

Poltrona Paco da Lattoog com tecido Stella | Foto: Dino Zoli Brasil

Sérgio Matos

O fruto dos deuses astecas e maias integra lendas, rotas comerciais marítimas, culturas descritas na literatura de Jorge Amado e inspira o design tropical com memórias afetivas do chocolate. A Poltrona Cacau, do designer Sérgio Matos, é ideal para áreas externas e seu desenho sedutor é um convite para aproveitar os momentos da vida sem pressa alguma.

Essa peça se destaca por vestir a coleção de tecidos outdoor Opera, da Dino Zoli Brasil, elaborada a partir da fibra italiana Olyna, que ressalta o toque suave, alto desempenho e a resistência das cores no tradicional efeito de desbotamento que ocorre diante das intempéries da natureza.

Poltrona Cacau, design de Sérgio Matos com tecido da coleção Opera | Foto: Favaro Jr

Sobre a Dino Zoli Brasil

A Dino Zoli Textile nasceu nos anos 70 em Forlì, na Itália, próximo de Milão, centro da moda e do design italiano para o mundo, de onde extrai inspiração e tendências para criar produtos inovadores e de qualidade. Presente no Brasil desde 1994, traz a garantia da qualidade e a tradição do Made in Italy com um atendimento diferenciado, o que a tornou rapidamente reconhecida por seus parceiros e pelo mercado como referência no setor de tecidos para decoração.

A Dino Zoli Brasil conta com mais de 500 itens em seu portfólio e atende desde grandes distribuidores a indústrias de decoração e design. Seus tecidos também são base no desenvolvimento e aplicação de estamparia de alto nível. Aproveitando-se do know-how de sua matriz italiana, Dino Zoli Brasil desenvolve constantemente novas coleções, propondo texturas e cores atuais, além de toda tecnologia têxtil acumulada em mais de 50 anos de experiência.

www.dinozolibrasil.com.br

@dinozolibrasil

www.facebook.com/dinozolibrasil

br.linkedin.com