TechSchool: escola de verão da USP promove evento online para atrair garotas ao mundo da tecnologia

Investo participa do evento Desafios Sul da Ilha, um dos principais eventos de natação em águas abertas de Florianópolis
10 de fevereiro de 2022
Goethe-Institut Curitiba inicia a retomada das aulas presenciais
10 de fevereiro de 2022

As inscrições serão abertas no sábado, 12 de fevereiro, a partir das 14 horas, durante evento ao vivo que será transmitido pelo Youtube.

Se você tem de 8 a 18 anos e quer ingressar no mundo da tecnologia, não pode perder esta oportunidade: o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP oferecerá uma escola de verão gratuita e online para garotas aprenderem a criar aplicativos para celular, a Technovation Summer School for Girls. As atividades serão realizadas remotamente de 5 de março a 23 de abril (clique aqui e veja a programação completa). 

Nesta edição, serão disponibilizadas 60 vagas para estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As inscrições serão no sábado, 12 de fevereiro, a partir das 14 horas (horário de Brasília), em um evento ao vivo que será transmitido pelo Youtube neste link: https://youtu.be/rsRmKT4MA2M.

Durante o evento, será divulgado o link para o formulário de inscrições, explicados os detalhes sobre como funcionará a escola de verão e esclarecidas as dúvidas das interessadas e dos responsáveis. O objetivo da Technovation Summer School for Girls é ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos, apresentando métodos inovadores e estimulando habilidades relacionadas a empreendedorismo, trabalho em equipe e à arte de falar em público. Outra meta da iniciativa é estimular as equipes a participarem do Technovation Girls, uma competição global de tecnologia e empreendedorismo para meninas.

Para se inscrever, não é necessário ter experiência prévia na área de tecnologia, basta as participantes se identificarem como o gênero feminino (englobando transexuais e não-binários), possuir uma conta do Gmail e acesso à internet, além de um computador e um smartphone. Também é preciso ter de 8 a 18 anos até 1º de agosto de 2022 e disponibilidade para participar dos encontros online da escola de verão e interagir de forma remota (via Whatsapp e por meio de reuniões).

Como as vagas para a escola de verão costumam se esgotar rapidamente – está será a quarta edição da Technovation Summer School for Girls e a segunda em que ocorrerá de forma totalmente remota – as organizadoras recomendam que as interessadas participem do evento online e façam as inscrições assim que o formulário for divulgado. A expectativa é de que as vagas se esgotem antes do final da transmissão ao vivo.

Alguns documentos e informações das interessadas serão necessários no momento da inscrição, como e-mail do Gmail (os encontros acontecerão via Google Meet), número do RG e número do CPF (caso possua), bem como RG e CPF do responsável. Além disso, este ano, durante a seleção das participantes, será solicitado um vídeo de motivação, então, as garotas serão estimuladas a usar as habilidades criativas para contar porque desejam participar da Techschool 2022. 

Sobre a iniciativa – Promovida pelo ICMC, a iniciativa é coordenada pela professora Kalinka Castelo Branco, por estudantes e egressas dos cursos de graduação e de pós-graduação do ICMC e por colaboradoras das universidades federais UFSCAR e UNIFEI, que fazem parte do GRupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE). O grupo de extensão é ligado ao ICMC e tem como objetivo desenvolver atividades na área de tecnologia e ciências exatas voltadas para o público feminino.

Realizada desde 2018 pelo ICMC, a TechSchool já impactou mais de 450 meninas e começou sob o guarda-chuva de um grande projeto chamado Ações no ensino fundamental e médio: inclusão feminina no ensino superior de ciências exatas, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no final de 2018. Os bons resultados levaram à continuidade da iniciativa, que novamente foi incluída e aprovada em outra chamada do CNPq, em 2019, dessa vez por meio do projeto Ações no Ensino de Ciências na Educação Básica: ações inovadores para o ensino de ciências fazendo uso de programação com foco na melhoria do ensino público.

Mais informações
Site da TechSchool: http://grace.icmc.usp.br/TechSchool/Programacao.html
Link do evento no Youtube (dia 12/02, a partir das 14 horas): https://youtu.be/rsRmKT4MA2M
Instagram: @grace.icmc.usp
Email: grace@icmc.usp.br

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP