Tearteiro Autismo e Arte: Desfile inclusivo por Isabella Fiorentino e nomes como Arnaldo Antunes e Marta Medeiros na curadoria

Especialista aponta iluminação sensorial como tendência na arquitetura
19 de outubro de 2023
De volta ao escritório: Ferragamo apresenta loafers femininas
19 de outubro de 2023

A segunda edição acontece nos dias 27 e 28 de outubro, na UNIP – Vergueiro, em São Paulo

A participação pode ser presencial ou online ampliando o alcance do evento para todos os interessados no Brasil e no mundo

Os ingressos já estão à venda pelo Sympla

https://www.sympla.com.br/evento/eu-sou-tearteiro-2023/2024099

Por que o TEArteiro é diferente? Porque ele reúne renomados profissionais da saúde para falar como desenvolver habilidades em pessoas com Espectro do Autismo – TEA, através da arte. “Acreditamos que a arte é transformadora e inclusiva. E esse seminário demonstra, reforça e incentiva que a arte pode ser um suplemento no desenvolvimento de habilidades importantes para pessoas com TEA, promovendo sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho”, falam Grazi Gadia e Flávia Gusmão, organizadoras do seminário. Segundo estatísticas americanas, a cada 36 crianças de 8 anos, uma tem autismo. Transpondo este número para o Brasil, quase 6 milhões de famílias são impactadas no país.

O TEArteiro é para todos que se relacionam de alguma forma com este universo, desde as famílias de autistas até profissionais da saúde e educação e para as pessoas que acreditam que a arte é transformadora. Os ingressos, para participação presencial ou online, já estão à venda no site do TEArteiro, com preços especiais para estudantes, professores, acompanhantes de PCD’s e pessoas com autismo. Pacotes especiais para grupos. O Seminário irá reunir um time de palestrantes renomados e reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, que contempla a multidisciplinaridade do tratamento do autismo, como: pediatras, psiquiatras, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e professores e artistas autistas que dissertarão sobre o impacto da arte na vida das pessoas com TEA.

Além das palestras, o simpósio apresenta a PRAÇA TEArteiro, uma iniciativa inédita que cria um espaço dinâmico com exposições de artes, oficinas, músicas, muita interatividade e um desfile inclusivo, comandado pela embaixadora do projeto a apresentadora e modelo Isabella Fiorentino. As peças que serão apresentadas na passarela serão estampadas com as artes desenhadas por pessoas com TEA.

Um dos Projetos que irá acontecer na PRAÇATEArteiro é o AUSTISMO SEM MÁSCARA / AUTISM WITHOUT MASK, que tem Suzana Gullo Mion como embaixadora. Ele tem o objetivo que criar um momento de conexão entre Mães e filhos com autismo através da arte. As mães têm seus rostos pintados pelos seus filhos/filhas com a missão de promover o eye contact – contato visual e conexão com o mundo, reforçando que a arte é um suplemento para o tratamento do TEA.

Rostos dos pais pintados pelos filhos no Projeto Autism Without Mask

 O TEArteiro irá promover três festivais exclusivos – Artes Plásticas, Música e Poesia, para pessoas com autismo ou com atraso no neurodesenvolvimento. A participação é gratuita e não precisa estar inscrito no evento TEArteiro.

Vale ressaltar, no entanto, que a divulgação e premiação dos vencedores será realizada nos dias 27 e 28 de outubro de 2023, durante o seminário, e posteriormente será compartilhada nas redes sociais do TEArteiro, do Eyecontact, do Arts & Hearts e da Cog Life Arts. Para receber o regulamento para as categorias artes e poesia o e-mail é: grazigardia@gmail.com , para música o e-mail é festival@tearteiro.com .

Grazi Gardia, Arnaldo Antunes e Marta Medeiros estão entre os curadores das categorias

Além dos festivais, este ano teremos também a primeira edição do prêmio A Arte da Inclusão, que visa homenagear profissionais, pessoas e projetos, relacionados ao TEA. Os ganhadores serão anunciados durante o TEArteiro 23.

Sobre os embaixadores

Dra. Daniela Bordini – Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro. – Residência em Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela UNIFESP – Mestrado e Doutorado concluído em Psiquiatria e Psicologia na UNIFESP com foco na área do autismo – Coordenadora do Ambulatório de Cognição Social Professor Marcos Tomanik Mercadante – TEAMM/UNIFESP desde 2011 até hoje.

Dr. Carlos Gadia Recebeu seu diploma em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1980. Fez sua residência em Neurologia Pediátrica na University of Miami School of Medicine no período entre1982 e 1987. Obteve sua especialização em Epilepsia Infantil e Neurofisiologia Clínica no Boston Children’s Hospital, onde foi Instrutor de Ensino da Harvard Medical School entre 1987 e 1988. O Dr. Gadia foi Professor-Assistente do Departamento de Neurologia da University of Miami Miller School of Medicine, Professor-Adjunto do Departamento de Neurologia da Herbert Wertheim College of Medicine – Florida International University e Professor-Adjunto do Departamento de Pediatria da College of Osteopathic Medicine – Nova Southeastern University.

Sobre as organizadoras

Grazi Gadia, publicitária e artista plástica, brasileira residente em Weston, Fl. Grazi é fundadora do projeto social de acolhimento às mães de crianças com autismo, chamado @eyecontactlivesshapedbyautism, além de ser professora de artes e curadora de festivais de artes para pessoa com autismo e curadora e coordenadora do Autismo Sem Máscara.

Flávia Gusmão, baiana, residente em SP há mais de 20 anos, é administradora de empresas e empreendedora social, residente em SP, mãe da Maria Clara e do João Pedro, que tem TEA. Há dois anos, fundou uma plataforma de artes criadas por pessoas com TEA, chamada Cog Life Arts, e é coordenadora voluntária do Projeto Ciclos, voltado para adultos com autismo, ligado ao TEAMM – UNIFESP.

Para mais informações:

https://tearteiro.com/

foto de Nicolas, portador de TEA, no evento de 2022 no destaque