Tapetes estampados: dicas e inspirações para usar a peça no décor sem perder o estilo e a sofisticação

Birken: a sandália estilo boho anos 70
15 de outubro de 2021
Feliz outono a todos direto da Flórida Central!
15 de outubro de 2021

A arquiteta Karina Korn elencou alguns projetos em que usa peças estampadas para a composição do décor e detalha questões para auxiliar na hora da escolha 

Com o fim do ano chegando, sempre vem aquela vontade de mudar um pouco a decoração de casa e um jeito fácil e rápido para essas transformações visuais está na substituição do tapete. No clima da estação que celebra a presença constante do sol, o caminho seguro e certeiro é investir em modelos coloridos e estampados.

Segundo a arquiteta Karina Korn, à frente do escritório que leva seu nome, para a escolha do tapete estampado ideal é preciso definir o estilo de decoração predominante no ambiente. “Assim, o tapete pode conduzir a decoração do ambiente como o protagonismo que ele pode assumiu ou mesmo contribuir para o estilo escolhido”, conta.

Um dos receios mais comuns dos moradores com relação aos tapetes estampados está no ‘peso’ que a peça pode agregar ao cômodo. “Será que não enjoa?”, “Não vai ficar muito carregado?”, são perguntas frequentes que a arquiteta recebe. Apaixonada pelos efeitos que o tapete propicia, o equilíbrio está em elevar o item como ponto de partida para envolver as demais decisões para o espaço.

A arquiteta ressalta que os modelos com estampas geométricas seguem em alta no décor. Além da estética do desenho, a aposta configura-se como uma escolha sob medida para os mais diversos estilos decorativos, trazendo uma essência elegante e moderna para o espaço. “Além disso, temos também os tapetes coloridos que, além de belíssimos, podem espelhar a paleta cromática do ambiente”, completa.

 Nesse projeto assinado da arquiteta Karina Korn, a proposta foi de uma varanda de descanso da família. Os tapetes, com formas e estampas geométricas, enaltecem a energia e equilíbrio para o ambiente | Foto: Eduardo Pozella

Abaixo, selecionamos quatro lindas salas projetadas por Karina Korn que recebem tapetes estampados. Confira:

Clássica

A proposta de um ambiente clássico foi cumprida com mérito por Karina, que selecionou, com extremo zelo e cuidado, o mobiliário e itens decorativos. Obras de artes e acabamentos delicados, em nuances de azul, levam sutileza ao espaço, assim como o tapete escolhido: estampa geométrica com fundo cinza, contribuindo para a paleta de cores e requinte do ambiente.

Um living todo pensado em tons de cinza e perfeito para receber. Com os sofás de quatro lugares e três poltronas, os moradores recepcionam os convidados com conforto e aconchego. Destaque para o tapete geométrico que delimita o estar | Foto: Eduardo Pozella

Jovem e moderna

A decoração desta sala de estar jovem e moderna nasceu a partir do tapete estampado. A peça escolhida possui recortes modernos com uma paleta de personalidade que explora os tons de cinza e azul turquesa. Assim, almofadas e quadros da mesma paleta decoram o ambiente, oferecendo um astral jovem e alegre. “Vale ressaltar também que, apesar das cores fortes, temos o aconchego da madeira para equilibrar”, conta Karina.

Com papel de parede neutro, a arquiteta Karina Korn conseguiu brincar com elementos coloridos nesta sala que funciona como living e home office. Tendo o azul como protagonista, as cores foram pontuadas pelo tapete, almofadas e quadros | Foto: Eduardo Pozella

Varanda divertida

Nesta varanda, os moradores adoram receber familiares e amigos para confraternizações especiais. Por isso, a arquiteta sugeriu um ambiente moderno e descontraído, combinando com o skyline apreciado através do fechamento de vidro. O ponto central da decoração está na dupla de tapetes com formato e estampas diferentes que aliam graça e modernidade ao espaço. “Mesmo com desenhos diferentes, seguimos trilhar por um mesmo tom, o que alinhou a condução por espaço”, conta Karina.

Além de ser um espaço para receber convidados, a varanda deste apartamento foi pensada para o descanso após um longo dia de trabalho | Foto: Eduardo Pozella

Conforto

A decoração monocromática desta sala de televisão é quebrada pelo tapete com singelos toques de verde. O modelo, que oferece bastante delicadeza para o espaço, foi produzido com um tecido confortável, o que propicia um perfeito toque para os pés e também bastante aconchego.

Sobre Karina Korn

O amor desde criança por arquitetura e decoração levou Karina Korn a uma jornada de mais de 26 anos dando forma a residências, lojas, consultórios e restaurantes – tanto no Brasil como fora do país. Seus projetos vão desde a construção de casas completas, passando por arquitetura de interiores de apartamentos e casas, até a reforma de clínicas, hospitais, lojas e restaurantes, entre outros. Karina é movida a desafios e encara todos eles com muito carinho, garra e sensibilidade.

Funcionalidade, elegância, bom funcionamento e praticidade são os pilares de suas criações que priorizam ainda o conforto e o bem-estar. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Karina também se especializou em decoração e design gráfico pela Escola Panamericana de Artes, e está finalizando uma pós-graduação em arquitetura hospitalar, área que é sua verdadeira paixão. Conta com uma equipe multidisciplinar para atender com muita dedicação cada desejo dos clientes.

Em seu vasto currículo de mostras de decoração, há participações em CasaCor, CAD Brasil, Artefacto, Favorita, Ravioli Casa, Expo Revestir, D&D, entre outras. Além disso,

tem trabalhos publicados nos principais veículos do segmento e diversos prêmios de projeto, produto e iluminação. Karina está sempre em busca de ajudar, por isso as ações sociais marcam presença constantemente em seu escritório. Participou de inúmeras edições da Casa da Criança, Decor Social e DA do Bem, ajudando a trazer qualidade de vida e moradia a crianças, adolescentes e pessoas de baixa renda.

Tel. (11) 98848-6858 / (11) 3473-1303

karinakorn@karinakorn.com.br

www.karinakorn.com.br

@karinakornarquitetura