Takasago cria assinatura olfativa do verão para Japan House São Paulo

Megaestrutura d’ O Último Samba do Ano começa a tomar forma no Mega Space para receber mais de 15 horas de música
13 de dezembro de 2021
Volvo Car Brasil usa experiências reais de carregamento de veículos para criar campanha ousada
13 de dezembro de 2021

Instituição tem fragrâncias exclusivas da estação em sua sede, na capital paulista, para incrementar experiência dos visitantes

O verão, que começa oficialmente no próximo dia 21, marca a passagem de um ano para o próximo, sempre muito aguardado pelos amantes do calor e das praias. Para dar as boas-vindas à estação, a Japan House São Paulo passa a utilizar, por toda a sua sede, as assinaturas olfativas do período, criadas exclusivamente pela Takasago para a instituição.

A empresa – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil – desenvolveu quatro fragrâncias, uma para cada estação, para perfumar todos os ambientes e completar a experiência do visitante que, a cada período, poderá sentir diferentes cheiros inspirados em elementos japoneses característicos da primavera, do verão, outono e inverno. As fragrâncias foram nomeadas de acordo com cada estação, sendo acompanhadas pelas iniciais JH.

A chamada “JH Verão” foi inspirada na atemoia de Ogasawara, fruto típico do arquipélago localizado ao sul de Tóquio, que traduz a alegria da chegada da estação. O resultado é um perfume que traz toda a energia e vibração floral frutada da iguaria.

“O frescor solar presente nessa fragrância representa a chegada do verão e os dias de alegria do Natsui Yasumi (feriado prolongado de verão). Notas úmidas que contrastam com esse frescor representam a temporada de chuvas de verão (Tsuyu). Leves nuances marinhas envolvem a fragrância representando o ambiente marinho e a proximidade do povo com o mar nessa época do ano. Pequenas nuances frutais, que servem como representação do Kakigori (raspadinha japonesa), como também a alegria dos shows de Hanabi (show de fogos) que ocorrem em diversas partes do Japão“, diz a descrição oficial.

“O verde profundo é uma característica marcante do verão japonês, que, através dessa criação, é representado por um acorde de notas verdes e úmidas”, comenta Leonardo Lucheze, perfumista da Takasago.

Todas as fragrâncias foram elaboradas por meio de uma tecnologia de ponta que transforma óleo em vapor de maneira fria, conservando os cheiros e resultando em produtos compostos por partículas mil vezes mais finas que um fio de cabelo, o que permite uma aromatização mais eficiente com uma simples ventilação do ambiente.

A Japan House São Paulo fica na Avenida Paulista, 52, em São Paulo, e abre das 11h às 17h, de terça a domingo, todas as semanas. A entrada é gratuita.

Atemoia de Ogasawara

A atemoia é uma fruta híbrida que é obtida através do cruzamento da cherimoia com a fruta-pinha, ambas pertencentes à família das anonáceas (a mesma da graviola). É uma flor muito original, com três pétalas grossas, que tem cerca de 5 cm de comprimento. Sua fragrância é muito similar à da pera japonesa ou à de um melão. Depois da flor, a árvore dá frutos parecidos com a cherimoia, que são comestíveis.

A ilha de Ogasawara, a 24 horas de balsa de Tóquio, ganhou o apelido de “Galápagos da Ásia”, graças à distância da civilização, assim como a raridade de sua fauna e flora. O espaço é considerado localmente como um grande tesouro natural.

Sobre a Takasago

Fundada no Japão há 100 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP, em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados corporais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001