Taboquinhas, distrito de Itacaré-BA, ganha espaço como destino ideal para os amantes de chocolate e ecoturismo

O valor do rebranding e quando ele se faz necessário
2 de junho de 2022
Casa Sol, energia para a vida depois do 60
2 de junho de 2022

Reconhecida como uma das regiões mais visitadas da Bahia, a Costa do Cacau é famosa pelas belezas naturais

O trecho no litoral sul é cercado de praias paradisíacas e muitas intocadas, falésias, vastos coqueirais, densos manguezais, rios margeados por fazendas de Cacau, áreas preservadas de Mata Atlântica, cachoeiras, cenários para esportes radicais e de aventura. Um destino para quem deseja ficar em contato direto com a natureza e para os amantes do ecoturismo.

A Costa do Cacau está composta por 11 municípios: Ilhéus, Itacaré, Ipiaú, Maraú, Una, Canavieiras, Itabuna, Uruçuca, Santa Luzia, Pau Brasil e São José da Vitória, ocupando 200 quilômetros da região. A arquitetura preserva casarios coloniais dos séculos 18 e 19, ruas de pedras, igrejas antigas, parte importante da história do período da produção exportação cacaueira, atividade primordial da economia brasileira na época.

Um trecho da Costa do Cacau ganha destaque. Trata-se de Taboquinhas, localizada a 28 Km de Itacaré, que já foi centro nervoso de todo o município baiano, especialmente na época da cultura do cacau. O turismo rural se expande na região por meio das antigas fazendas do fruto. Várias delas se tornaram pontos atrativos como a Vila Rosa, que oferece aos visitantes uma imersão no mundo do chocolate. O roteiro inclui conhecer o processo de produção artesanal, desde a amêndoa de cacau até à barra de chocolate, e de outros derivados do cacau. No passeio é possível fazer trilhas pela Mata Atlântica, pomares, jardins, piscinas naturais e visita ao antigo casarão com direito a degustar excelentes sabores de chocolates artesanais.

Mas, além da exploração do circuito do cacau, a cidade passou a ser vista como o lugar perfeito para o turismo de aventura, que foi preponderante no desenvolvimento local. Taboquinhas reúne uma série de atrativos que abrem suas portas para o turista vivenciar a época do “ouro negro”, e locais para a prática de esportes de aventura como o rafting, rapel e tirolesa.

Um dos atrativos para o turismo de aventura é o Rio de Contas, considerado um dos melhores rios do Brasil para a prática de rafting. Ele nasceu na Serra da Tromba, na Chapada Diamantina e desce por 620 km até Itacaré. O passeio ao todo dura cerca de 4 horas, sendo 2 horas para o translado (ida e volta) e 2 horas de pura diversão nas corredeiras do Rio de Contas, que tem uma extensão de 3,5km.

As praias são os destinos mais procurados pelos visitantes, mas as cachoeiras estão ganhando o coração dos turistas. Duas estão entre as preferidas, com destaque para a Cachoeira da Usina. A Cachoeira de Noré, por sua vez, com uma queda de 15 metros, é propícia para a prática de rapel. Para chegar ao local é necessário cruzar o Rio de Contas de canoa e percorrer uma trilha de 10 minutos de caminhada dentro da fazenda de cacau. A Cachoeira da Pancada Grande é uma das maiores quedas d’água da região, com aproximadamente 40 metros de altura. Fica a uma hora do Cais do Forte por barco a motor subindo o Rio de Contas e mais 40 minutos de caminhada por uma trilha.

Taboquinhas é encantadora e apaixonante. O ambiente bucólico e os ares da história colonial aliam-se à hospitalidade do povo local. Do azul do mar ao verde da Mata Atlântica, mistura lugares perfeitos para o turista que escolher conhecer o destino.

Como chegar

O trajeto mais acessível para Taboquinhas é por Itacaré pela BA-001. O percurso é de 28km e a estrada é toda asfaltada, o que facilita ainda mais o trajeto . Também têm vários horários diários do ônibus, partindo da rodoviária de Itacaré.

Fotos: Divulgação