Sustainable week BASF conecta ecossistema de negócios sustentáveis

Amazônia peruana inspira novo menu do Nuu Nikkei
29 de maio de 2023
Curso de Oratória na Schooltilha: Use sua voz e seu corpo a seu favor
29 de maio de 2023

Especialistas e empresas vão trocar experiências sobre casos de sucesso e possibilidades de conexão e novos negócios em seis dias de programação

O navegador e escritor Amyr Klink,a empreendedora Daniela Graicar e o futurista Tiago Mattos vão trazer inspiração e provocação em prol de um futuro sustentável

Para celebrar a semana do Meio Ambiente e reforçar seu compromisso com um futuro sustentável, a BASF vai realizar, de 29 de maio a 5 de junho, a terceira edição da Sustainable Week. O evento, que terá transmissão online, pretende promover a conexão do ecossistema para potencializar oportunidades de negócios sustentáveis na América do Sul e vai reunir personalidades, especialistas e marcas que compartilham dessa jornada. O navegador, piloto, economista, palestrante e autor Amyr Klink será o convidado do dia 30 de maio e deve inspirar os participantes contando sobre a sua profunda experiência com a natureza.

A demanda por produtos sustentáveis e o consumo consciente vem aumentando a cada ano. Cerca de 50% dos consumidores entrevistados na pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada em novembro de 2022 verifica se o produto foi produzido de forma sustentável antes da compra. O percentual era de 19% na edição e 2019.

“A inovação e sustentabilidade são parte do nosso propósito e temos o compromisso de criar valor para as cadeias produtivas dos diversos setores do mercado que participamos. Oferecemos aos nossos clientes um amplo portfólio de soluções que também resultem em insumos mais sustentáveis. Temos o compromisso de fazer tudo isso com transparência, respeito e proteção às pessoas”, afirma Manfredo Rübens, presidente da BASF para a América do Sul.

A agenda inclui a participação da Co-CEO da Agência PROS, jornalista e empreendedora Daniela Graicar, no dia 31, e do futurista, empreendedor, educador e autor Tiago Mattos, que é líder do laboratório Aerolito de futurismo e experimentos em tecnologias exponenciais, no dia 1º.

Empresas e organizações como a Natura, Sika, Viapol, Suvinil, Klabin, Oeko, Wise, Yougreen, Pink Cheeks, &co. Cosméticos, McKinsey, Cargill, Raízen, Braskem, Civi-co e a própria BASF, trarão seus cases e experiências com a sustentabilidade. O encerramento será em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente.

Os temas vão abordar quatro pilares da sustentabilidade:

Energia – Entender as potencialidades da região para oferecer substitutos viáveis aos combustíveis fósseis, que provocam a poluição e as mudanças climáticas.

Circularidade – Discutir modelos de negócio que priorizem a permanência na cadeia de valor dos recursos utilizados na fabricação, ou permitam a reciclagem desses itens quando o produto chega ao fim de sua vida útil.

Matérias-primas de fontes renováveis – Explorar o potencial da América do Sul em oferecer matérias-primas de fontes renováveis, garantindo produtividade e performance na produção dos bens de consumo.

Economia Verde – Olhar para o futuro e repensar os modelos de negócios e estratégias que nos permitam crescer de forma sustentável e nos diferenciar no mercado.

Nos dias 29 de maio e 2 de junho, as lives serão realizadas em espanhol, com a participação de empresas de países sul-americanos. O evento está sendo organizado pelo onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF e ficará disponível na plataforma onono+ Para conhecer toda a programação e acompanhar gratuitamente os painéis, visite o site da Sustainable Week.

Sobre a BASF 

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 funcionários do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.