Suspeita de dengue ou covid? Saiba como a alimentação pode ajudar a se recuperar

Durafloor dá dicas para calcular a quantidade de piso por área
1 de março de 2024
Dia da Mulher: saiba como escolher o calçado perfeito para cada estilo
1 de março de 2024

Especialista dá dicas sobre o grupo de alimentos mais importante e fala do reforço na hidratação

Os casos de Covid aumentaram bastante nos últimos dias, principalmente na cidade de São Paulo, enquanto a dengue ultrapassou a marca de 650 mil casos em menos de 2 meses de 2024, números mais altos do que todo o ano de 2023, de acordo com o Ministério da Saúde. O calor e as tempestades são combustíveis para a proliferação do mosquito responsável pelas infecções.

Com alguns sintomas parecidos, como febre, dor no corpo e dor de cabeça, ambas doenças necessitam de cuidados específicos e a alimentação pode ajudar. No caso da dengue, a hidratação torna-se um fator preponderante para a recuperação.

É o que garante a nutricionista Ana Paula Braun: “A alimentação tem um papel importante no alívio dos sintomas, priorizar alimentos ricos em nutrientes, fortalecer a hidratação e deixar de lado os industrializados pode fazer toda a diferença”, diz.

Sabe a famosa sopa de mãe para momentos como esse? Sim, ela está super indicada com carnes magras ou peito de frango, fontes de proteína e ferro. O ferro, aliás, deve ser fortalecido porque melhora a disposição e o sistema imunológico. No caso da sopa, feijão, lentilha, ervilha verde e grão de bico são boas opções.

“Lembrando que os alimentos ricos em ferro de origem animal são absorvidos melhor que os de origem vegetal e o campeão neste grupo é o fígado de frango, embora muita gente torça o nariz. Outra dica bacana é consumir os alimentos ricos em ferro junto com fontes de Vitamina C porque elas ajudam na absorção. Laranja, limão, kiwi, mamão, couve-flor e repolho roxo são alguns exemplos”, explica Ana Paula, que é especialista em nutrição funcional.

Partindo do princípio que um organismo bem nutrido reage melhor, ainda que as náuseas dificultem a alimentação – além da própria falta de apetite ou paladar – insistir na ingestão de pequenas porções é importante. Outras fontes de proteína recomendadas são ovos, leite e derivados, que fortalecem a imunidade. Nos dias mais críticos, uma dieta leve e de fácil digestão pode ser adotada.

Sobre a hidratação, junto com o repouso, é peça-chave no tratamento e deve ser reforçada ainda nos primeiros sintomas. Água, sucos, chás e soro caseiro, na proporção de 1 litro de água para 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de sal estão indicados. “Manter-se hidratado e reforçar isso é muito importante, a dengue, por exemplo, causa uma inflação que retira o líquido dos vasos sanguíneos, por isso, a reposição é tão importante”, finaliza.

O Ministério da Saúde reforça que em caso de suspeita de ambas as doenças é de extrema importância evitar a automedicação. O diagnóstico correto só pode ser feito por um médico.

Sobre a especialista – A ex-ajudante de pedreiro Ana Paula Braun furou a bolha e rompeu todos os paradigmas, tornando-se uma empresária de sucesso no Espírito Santo. Há mais de 10 anos empreendendo, a nutricionista que tem como foco o emagrecimento saudável e sem culpa e já atendeu mais de 3 mil pacientes, fala sobre qualquer assunto da área como compulsão e reeducação alimentar, além de condições médicas que tenham relação com a alimentação, como diabetes, hipertensão, doença celíaca e intolerâncias. Ana Paula está à frente de 8 clínicas de estética da rede ‘Execelência’ – sendo 7 no ES e 1 em SP – e já faturou mais de 25 milhões de reais na área. Além do trabalho nas clínicas, sempre voltados para a saúde e o bem-estar, hoje ela também ajuda mulheres que sonham em mudar de vida, por meio de palestras e mentorias. @aanapaulabraun