Suplementação de ômega-3 reduz risco de doenças cardiovasculares, diz estudo recente

MuBE abre a primeira mostra institucional de Tony Cragg no Brasil, com itinerância organizada pela Dan Galeria
20 de novembro de 2019
Guaraná Antarctica se junta a Ellus e Salinas em coleção inspirada no fruto da Amazônia
20 de novembro de 2019

Meta-análise que incluiu mais de 100.000 participantes, publicada em outubro no Journal of the American Heart Association, relacionou a alta suplementação de ômega-3 com a redução de risco de doenças cardiovasculares. As doses para redução somente são atingidas com suplementação

Há poucos anos, a suplementação do ômega-3 virou uma paixão e unanimidade nas prescrições, de forma que o nutriente foi apontado, à exaustão, como um suplemento que traz diversos benefícios ao organismo, incluindo a diminuição do risco de doença cardiovascular. Sempre houve muito debate sobre a efetividade desse suplemento nesse quesito, mas um estudo recente publicado em outubro no Journal Of The American Heart Association afirmou que realmente a suplementação de ômega-3 reduz o risco de doenças cardiovasculares. “O estudo envolveu 127.477 participantes e concluiu que o ômega-3 marinho reduz o risco de infarto do miocárdio, morte por doença coronariana e outros eventos vasculares importantes”, afirma a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. “Mais benefícios cardiovasculares podem ser alcançados com doses mais altas de suplementação com ômega-3 marinho”, acrescenta.

O estudo incluiu três grandes ensaios recentes. Em média, os participantes tinham mais de 64 anos e foram tratados por cinco anos usando a suplementação alta de ômega-3. “Composto pelos ácidos graxos essenciais EPA e DHA (não produzidos pelo corpo), o ômega 3 supre essas carências nutricionais e auxilia na manutenção da boa saúde cardiovascular, principalmente no que tange a níveis saudáveis dos triglicerídeos”, diz a médica. “A suplementação é extremamente necessária, pois os níveis desta gordura são deficientes na população em geral. No Brasil, os peixes são pobres em ômega 3. Apesar de sermos um país costeiro, a grande maioria da população consome peixes criados em cativeiro, os quais contam com insuficiente quantidade do nutriente”, completa.

A médica explica que tanto os homens quanto as mulheres devem tomar ômega-3. O papel do suplemento é contribuir para a melhora dos níveis do “colesterol bom” e reduzir os níveis de “colesterol ruim” e triglicerídeos. A suplementação deve ser feita por tempo indeterminado, com o suplemento podendo ser usado durante toda a vida. Gestantes e lactantes também devem ingerir o suplemento, preferencialmente indicados pelo médico. “Consulte sempre um médico que poderá indicar a dose correta e a combinação ideal com outros nutrientes, que possam favorecer ainda mais o organismo do paciente”, finaliza.

DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

LINK: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/JAHA.119.013543