Superfruta tropical oferece benefícios à saúde que o brasileiro ainda desconhece

Osteopatia é novidade no Carnaval de São Paulo
31 de janeiro de 2018
Infinity Blue volta às origens do Carnaval e promove atrações para hóspedes e visitantes nos dias de folia
31 de janeiro de 2018

Pouca gente sabe, mas a goiaba é rica em licopeno e tem cinco vezes mais vitamina C do que a laranja; para preservar propriedades da fruta até o consumo, Grupo Predilecta desenvolveu polpa asséptica microprocessada capaz de manter nutrientes intactos

Pesquisas recentes mostram que a goiaba é rica em vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas, firmando-se como excelente alimento para diabéticos, prevenção ao câncer, fortalecimento da saúde cardiovascular, saúde dos olhos, desenvolvimento fetal, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, prevenir a constipação intestinal e ajudar relaxar e emagrecer.

Para que todos esses nutrientes da goiaba cheguem praticamente intactos aos consumidores, o Grupo Predilecta, maior produtor de goiabas vermelhas do mundo, desenvolveu, em conjunto com o Instituto de Química da Unesp de Araraquara, uma polpa asséptica de goiaba, capaz de manter nutrientes intactos.

“A polpa é microprocessada, para se eliminar as células de pedras que incomodam no suco final, sem utilizar calor excessivo dos processos tradicionais que alteraria o teor de licopeno e o sabor. Ela tem um grande diferencial, pois substitui a polpa congelada, mantendo-se todas as características nutricionais e prolongando a validade por dois anos podendo ser estocada a temperatura ambiente. Com isso, é possível aproveitar ao máximo as propriedades da fruta, que pode ser considerada um superalimento, pela série de nutrientes que apresenta”, informa Antonio Tadiotti, ex-docente universitário e pesquisador, sócio do Grupo Predilecta.

A goiaba é rica em vitamina C e chega a apresentar de quatro a cinco vezes mais vitamina C do que a laranja, por exemplo, o que é bom para reforçar o sistema imunológico do nosso organismo, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.

Além disso, possui baixo índice glicêmico e é rica em fibras, e, por isso, é considerada também uma excelente opção de alimento para os diabéticos, pois esses fatores ajudam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser bem controlados em pacientes com diabetes.

Licopeno, quercetina e polifenóis, outras substâncias presentes na goiaba são potentes antioxidantes que fazem com que a fruta seja uma grande aliada na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, mama, pele, cólon e pulmonar.

Ao mesmo tempo, as vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular. Comer goiaba periodicamente pode auxiliar no processo de combate a esses efeitos do tempo e do ambiente e te deixar com a pele mais jovem e saudável.

A goiaba também é rica em potássio (mais do que as bananas), um importante nutriente para a saúde do coração e vasos sanguíneos. O consumo da fruta ajuda na melhora o balanço entre sódio e potássio no organismo, ajuda a reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos, a reduzir triglicérides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL) e com isso prevenir uma série de doenças cardiovasculares em que esses podem ser fatores de risco.

Apesar de não ser uma fonte tão boa quanto as cenouras, a goiaba é muito rica em vitamina A, em 100g encontramos cerca de 20% das recomendações diárias. A vitamina A é extremamente importante para a saúde visual, ela previne a degeneração macular, o desenvolvimento de cataratas e de cegueira noturna.

Para mulheres grávidas, o ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do feto. A goiaba é também fonte de folato, por isso pode ser consumida durante a gravidez para ajudar as mães a atingirem os níveis adequados desse nutriente e garantir o desenvolvimento dos bebês.

A goiaba é extremamente rica em fibras alimentares. Uma unidade pode fornecer cerca de 12% das suas necessidades diárias de fibras. As fibras garantem um bom trânsito intestinal pois retém água no interior do intestino, aumentam o bolo fecal e estimulam a eliminação mais rápida das fezes. Isso é excelente para quem sofre com constipação.

A goiaba também contém magnésio. Esse mineral atua no organismo ajudando a melhorar estados de estresse. Sua deficiência nutricional também ajuda a piorar o estresse. Assim consumir goiaba regularmente pode ajudar no controle da tensão, do humor e relaxar músculos e nervos por ajudar a suprir as quantidades de magnésio que o organismo precisa para se manter em bom funcionamento.

Saiba mais sobre as empresas do Grupo Predilecta:

http://www.predilecta.com.br/

http://www.stelladoro.com.br/

http://alimentosminasmais.com.br/

http://sofrutaalimentos.com.br/