Super-heroína “Ju Sem as Mãos” trará a inclusão de deficientes para o mundo dos Gibis

Estresse agudo causado pela pandemia faz crescer casos de síndrome do coração partido, aponta estudo americano
25 de agosto de 2020
Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre lança serviço My Space
25 de agosto de 2020

Com uma trajetória marcada por superação, a estilista Juliana Santos se considera uma fênix e se prepara para lançar um Gibi liderado pela Super-heroína “Ju Sem as Mãos”, que compartilhará histórias de realização e conquistas de deficientes bem-sucedidos. A personagem principal dos quadrinhos, com assinatura do cartunista Gabriel Rodrigues, passou por uma bola de fogo e ganhou poderes especiais, passando a transformar a vida de quem estava ao seu redor.

“Fui jogada no fogo e do fogo renasci. E sempre que a vida me joga de novo eu renasço mais forte e resiliente. Desistir nunca foi uma opção para mim. Aos quatro anos tive queimaduras em várias partes do corpo, perdi os dedos da mão esquerda e dos pés. Minha mãe biológica me abandonou no Hospital de Queimaduras, e fui adotada ainda no Hospital por uma família maravilhosa. Sofri bullying na infância e adolescência, mas sempre fui incentivada a lutar por meus sonhos e objetivos, a não desistir”, conta Juliana Santos, que é reconhecida no país pelos vestidos de noiva que assina.

Para dar visibilidade ao projeto e conseguir uma editora para publicar sua obra, a estilista decidiu contar suas histórias por meio do humor e de vídeos curtos no TikTok @jusemasmaoss, onde acabou criando a série “Peripécias da Ju”. Com um rápido crescimento – de 35 mil seguidores em maio para 160 mil hoje, e vídeos com mais de um milhão de visualizações, ela tem atingido crianças e adolescentes que se identificam e se sentem mais confiantes para lidar com as suas deficiências.

“Quero mostrar que pessoas com deficiência são iguais a qualquer pessoa. Mesmo com nossas limitações, temos muito a oferecer e só queremos ser tratados com respeito. E, como mãe, acredito que podemos mudar a educação a partir de nossas crianças. O gibi será, principalmente, para as crianças com deficiência se verem e se sentirem representadas”, reforça Juliana Santos, que é mãe de Miguel (7), Pérola (4) e Aurora (1).

Squad

O gibi também trará a história de Milena Struck, eleita Miss Universo Infantil 2019, e que possui agenesia de antebraço, e de outras pessoas reais que são inspiradoras e buscam a inclusão.

“Amo esse mundo de super-heróis, principalmente o fato de que eles têm sempre uma identidade secreta, de uma pessoa comum, e que lutam para defender o mundo e ajudar outras pessoas. Por que não pessoas com deficiência também? Afinal, é por isso que lutamos: para que nos vejam acima de nossas deficiências.

A minha família me ensinou a superar as adversidades e retirar o melhor de cada obstáculo”, afirma Juliana Santos.

Produtos personalizados

Para dar vida ao projeto “Ju Sem as Mãos”, a estilista tem aproveitado o seu dom para criar produtos com renda 100% revertida ao projeto. Ela tem desenvolvido tênis e camisetas customizadas para levantar o valor inicial necessário para finalizar a primeira edição do Gibi.

“A sinergia com o Gabriel (cartunista) foi enorme. Ele entrou de cabeça no projeto e desenvolveu essa super-heroína que trará tantas boas histórias para motivar crianças e jovens deficientes, além de ajudar as próximas gerações a terem um olhar de respeito, compaixão e igualdade em relação ao próximo, seja ele como for”, destaca Juliana Santos.

Os produtos assinados pela estilista Juliana Santos podem ser comprados diretamente pelo perfil @jusemasmaoss no Instagram (https://www.instagram.com/jusemasmaoss/) e TikTok (https://www.tiktok.com/@jusemasmaoss?lang=pt_BR).