Startup do Paraná é finalista em torneio de tecnologia de Harvard e do MIT

Elegância com a Linha Matte Black
20 de fevereiro de 2019
Cirurgia plástica nas pálpebras rejuvenesce e levanta o olhar
20 de fevereiro de 2019

Projetos que fazem parte do Academic Working Capital, do Instituto TIM, participam de final durante a Brazil Conference 2019 que acontece em Boston nos dias 5, 6 e 7 de abril

A startup curitibana NextCam, participante do Academic Working Capital (AWC), iniciativa de empreendedorismo universitário do Instituto TIM, é uma das três finalistas do projeto a participar do Brazil Conference 2019 nos EUA. Esta é a primeira vez que mentorados no AWC poderão se apresentar fora do Brasil para uma banca de jurados formada pelos principais nomes do mercado de fundos de investimento e capital de risco do mundo.

A NextCam observou que o setor da construção civil apresenta alguns problemas relacionados à segurança do trabalho e, pensando nisso, desenvolveu uma tecnologia que tem como base a inteligência artificial, utilizada para identificar riscos e realizar ações preventivas em cada etapa da obra. Câmeras com indicadores realizam esse monitoramento.

Outras duas startups brasileiras que também estão na disputa são a Aqualuz e a Helidrop, ambas com projetos que utilizam a tecnologia para resolução de problemas do país como saúde, educação e meio ambiente. Até a final, que acontecerá em abril, as equipes receberão treinamento e mentoria de investidores, empresários e alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard.

O vencedor da disputa ganhará um prêmio de R$75 mil para o desenvolvimento do projeto e o segundo lugar será recompensado com R$ 25 mil.

Sobre o Academic Working Capital (AWC)

Academic Working Capital é voltado aos estudantes em fase final de graduação, que possuem seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com soluções tecnológicas ou de inovação. Os universitários recebem acompanhamento, orientação de negócios e recursos financeiros para transformar sua ideia em produto ou negócio. Em suas três primeiras edições, o AWC já apoiou o desenvolvimento de cerca de 80 projetos. Neste ano, o AWC conta com 32 grupos, sendo 86 alunos de faculdades de sete estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Bahia), além do Distrito Federal.