Startup curitibana cria mercado autônomo dentro de condomínios

Páscoa: seis brincadeiras para fazer com as crianças em casa
7 de abril de 2020
De olho no ENEM: Escola Luminova libera acesso ao conteúdo pedagógico do ensino médio
7 de abril de 2020

Moradores podem fazer compras 24 horas, sem atendentes e com os principais itens presentes nas grandes redes

Em fevereiro desse ano, o market4u, um mercado inteligente dentro de condomínios, sem atendentes, baseado na confiança dos moradores, instalou sua primeira operação em Curitiba. Embora a primeira unidade seja recente, o projeto vem sendo estruturado pela Holding BioGrupo há um ano, com investimento próximo a R$3 milhões.

O plano de expansão, que já era ousado, ganhou força em tempos de isolamento social, por conta da pandemia do COVID-19. Em menos de dois meses, já são mais de 10 condomínios com a operação em funcionamento, e mais de 25 contratos assinados para instalação nas próximas semanas e uma lista de espera de interessados.

A expectativa é que até o final do primeiro semestre, 60 prédios curitibanos com mais de 100 apartamentos contem com o market4u. A empresa pretende também chegar a São Paulo no segundo semestre, com previsão de mais 150 operações na capital paulista ainda neste ano.

“Desde o início estruturamos o modelo de negócio para ter escala, para atender centenas de condomínios. Somos uma espécie de marketplace que aproxima a indústria do consumidor final, colocando suas marcas a poucos passos dos moradores. Além disso, através de inteligência artificial, entendemos as preferências do usuário e oferecemos a ele promoções personalizadas, de acordo com o seu perfil, melhorando cada vez mais nosso mix de produtos”, explica o diretor comercial do market4u, Sandro Wuicik.

O espaço possui equipamentos refrigerados e gôndolas com os principais produtos disponíveis em um mercado tradicional e já conta com parcerias como Coca-Cola, Ambev, Kibon dentre outras.

O mix de produtos é o mais completo e vai muito além de carnes para churrasco e dia-a-dia, pois tem bebidas alcoólicas (cerveja gelada, vinho, vodka, uísque), não alcoólicas (refrigerantes, leite, achocolatado, sucos integrais, água de côco), comidas perecíveis e não perecíveis (macarrão, molhos, arroz, feijão, pão, queijo, presunto, bolachas, pipoca, snacks), itens para higiene pessoal e produtos de limpeza e até sorvete.

“O morador escolhe o que deseja comprar sozinho e paga por meio do nosso aplicativo, escaneando o código de barras pelo próprio celular. Desenvolvemos internamente e somos a única empresa no Paraná com essa tecnologia”, explica Sandro.

Dentro do app, o cliente cadastra o cartão de crédito, logo, não tem contato com nenhum maquinário ou dinheiro. O cadastro é inteligente e ativado via CPF, o que impede que menores de 18 anos consigam destravar as geladeiras e adegas com bebidas alcoólicas. Todo controle da operação, reposição, limpeza e controle de estoque é do market4u, isentando assim, o condomínio de qualquer responsabilidade.

“Sabemos que os condomínios não possuem espaços vazios ou destinados para isso, então personalizamos de acordo com a necessidade de cada local, em alguma área comum”, afirma Wuicik.

Nesse momento de epidemia, para ajudar o maior número de pessoas, o market4u não cobra custos para contratação, sendo necessário apenas a cessão de espaço.