SPCD divulga programação online de 01 a 12 de junho

6 modelos de máscaras artesanais para se proteger
1 de junho de 2020
Empresas curitibanas de tecnologia fazem sucesso durante a pandemia
1 de junho de 2020

Entre as atividades, desta que para webinar sobre figurino na dança e podcast infantil

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, anuncia as atividades online de sua campanha #SPCDdigital para a quinzena de 01 a 12 de junho.

A partir do dia 05/06, às 18h, o público vai poder conferir a íntegra de Entreato, a segunda obra criada especialmente para a Companhia, em 2008. Assinada por Paulo Caldas, a coreografia nasceu como um desafio, proposto pelo próprio artista, de conceber uma peça a ser apresentada entre duas obras consagradas do repertório da dança – ou seja, um entreato.

Com trilha sonora original de Sacha Amback, o trabalho tem seu nome inspirado no filme Entr’acte (1924), de René Clair (1898-1981), diretamente citado na forma de uma projeção de vídeo realizado por Jurandir Muller. Nela, uma bailarina de tutu e sapatilhas de ponta cria uma interferência, em lentíssima rotação, capaz de deslocar o olhar sobre a tradição clássica e o tempo na obra, que tem por objeto o próprio movimento, com suas velocidades, lentidões, detenções e deformações.

O espetáculo ficará disponível gratuitamente, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz sempre às sextas-feiras.

A estreia de Entreato será antecedida por minidocumentários que apresentam bastidores e curiosidades sobre essa criação. Eles vão ao ar nas redes sociais da Companhia a partir do dia 03/06.

As crianças poderão conferir o lançamento do terceiro episódio do podcast Contos do Balé, inspirado no livro homônimo escrito por Inês Bogéa e publicado pela Editora Sesi-SP. Dessa vez, Inês e Luca Baldovino narram a história de La Sylphide, um verdadeiro conto de fadas que inspira um grande clássico presente no repertório da Companhia.

O roteiro é baseado em um capítulo do livro Outros Contos do Balé, também de autoria de Inês e publicado pela Editora Sesi-SP. Com novos episódios lançados sempre na primeira sexta-feira de cada mês, o podcast apresenta contações de grandes histórias de clássicos do balé de repertório. Os conteúdos ficam disponíveis no canal da SPCD no YouTube e nos principais tocadores de áudio online.

Esta quinzena contempla ainda uma live com Michelle Molina, bailarina da SPCD. No dia 10/06, às 19h, ela comenta trechos de Sechs Tänze (1986), obra assinada pelo coreógrafo tcheco Jirí Kylián e que estreou na pele dos bailarinos da SPCD em 2010, com remontagem assinada por Patrick Delcroix. O trabalho une dança e humor a partir de seis peças que dialogam entre si para fazer uma crítica aos valores vigentes à época em que a obra musical Sechs Deustsche Tänze KV 571, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), foi composta. Michelle dividirá a live com Bruno Veloso, que também participou do processo de remontagem. Durante o bate papo ao vivo, que ocorre no perfil da Companhia no Instagram, os dois interagem com o público virtual e respondem a perguntas.

No período, também acontecem mais duas edições das Aulas Abertas, que visam compartilhar o cotidiano de condicionamento dos bailarinos da Companhia. Transmitidas quinzenalmente ao vivo no perfil da Companhia no Instagram, as aulas acontecem em dois momentos: na terça, dia 09/06, às 10h, a professora-ensaiadora Duda Braz ministra uma aula de balé clássico com acompanhamento musical ao vivo da pianista Rose Pavanelli; na quinta, dia 11/06, às 14h, é a vez do gerente de ensaio da SPCD, Milton Coatti, conduzir uma aula de dança contemporânea.

Para os educadores, profissionais ligados à dança e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre a história desta arte e como ela pode ser utilizada como elemento educativo e sensibilizador, haverá o lançamento do segundo webinar da Companhia, com conteúdos preparados sob a supervisão da diretora artística da Companhia, Inês Bogéa. Sob o tema Uma Roupa que Dança, o webinar promove reflexões sobre a relação do figurino com a cena e sua importância e evolução através do tempo. Com o objetivo de permitir o acesso aos conteúdos de forma sistematizada e favorecer o debate, o webinar será conduzido dentro de um grupo fechado no Facebook, com discussões e compartilhamento de materiais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir do dia 01/06 em www.spcd.com.br/inscricoes.php.

O selo #SPCDdigital abrange ainda o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresentam a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Neste período, serão destacados documentários com Ismael Ivo e Jair Moraes.

A campanha #SPCDdigital pode ser conferida em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (São Paulo Companhia de Dança). A iniciativa se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), para oferecer diferentes conteúdos ligados à difusão da dança no meio virtual, estimulando a permanência das pessoas em seus lares dialogando com a arte.

#SPCDdigital – Cronograma de 01 a 12 de junho

Data: 01/06 (segunda-feira)

Conteúdo: Figuras da Dança – Ismael Ivo

O que é: Documentário sobre o bailarino e coreógrafo de trajetória internacional, atual diretor do Balé da Cidade de São Paulo. Direção: Inês Bogéa.

Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook

Data: 03/06 (quarta-feira)

Conteúdo: Canteiro de Obras–Entreato

O que é: Vídeo com entrevista do coreógrafo Paulo Caldas e demais profissionais envolvidos na criação da obra. Direção: Inês Bogéa e Antonio Carlos Rebesco (Pipoca).

Disponibilização: Vídeo na íntegra no IGTV do perfil oficial da São Paulo Companhia de Dança no Instagram

Data: 05/06 (sexta-feira), às 18h

Conteúdo: Obra à la Carte – Entreato

O que é: Transmissão da segunda obra criada especialmente para a SPCD, assinada por Paulo Caldas

Disponibilização: Vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias, no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube

Data: 05/06 (sexta-feira)

Conteúdo: Podcast Contos do Balé: Episódio #03 – La Sylphide

O que é: No terceiro episódio do podcast voltado ao público infantil inspirado no livro Contos do Balé, da Editora Sesi-SP, a diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, se une a Luca Baldovino para narrar a história deste verdadeiro conto de fadas que inspirou um grande clássico presente no repertório da SPCD.

Data: 08/06 (segunda-feira)

Conteúdo: Figuras da Dança – Jair Moraes

O que é: Documentário sobre um dos principais bailarinos da história do Balé Teatro Guaíra, importante corpo artístico de dança do Paraná. Direção: Inês Bogéa.

Disponibilização: Vídeo na íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube e no Facebook.

Data: 09/06 (terça-feira), às 10h

Conteúdo: Aula Aberta – Balé Clássico

O que é: A professora-ensaiadora da SPCD, Duda Braz, ministra uma aula pública de balé clássico, com acompanhamento ao vivo da pianista Rose Pavanelli, para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da SPCD.

Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

Data: 10/06 (quarta-feira), às 19h

Conteúdo: Obra comentada – Sechs Tänze, por Michelle Molina e Bruno Veloso

O que é: Live no perfil da SPCD no Instagram na qual os bailarinos comentam um trecho da obra de Jirí Kylián e contam curiosidades e bastidores dessa criação. Na sequência, o público poderá bater um papo com eles.

Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

Data: 11/06 (quinta-feira), às 14h

Conteúdo: Aula Aberta – Dança Contemporânea

O que é: O professor Milton Coatti ministra uma aula pública de dança contemporânea para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da SPCD.

Disponibilização: Ao vivo nos Stories do perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

Data: 12/06 (sexta-feira)

Conteúdo: Webinar SPCD – Uma Roupa que Dança

O que é: Na segunda edição do webinar voltado aos profissionais ligados à dança, a diretora artística da Companhia, Inês Bogéa, aborda a relação do figurino com a cena e sua importância e evolução através do tempo.

Disponibilização: Em grupo fechado aos inscrito no Facebook, inscrições a partir do dia 01/06 em www.spcd.com.br/inscricoes.php.

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 142 cidades em cerca de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.


INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa
 é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São PauloCompanhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Cena de Entreato (2008), de Paulo Caldas: obra será apresentado na íntegra ǀ Foto: João Caldas