Sono é essencial para boa imunidade; conheça 7 suplementos para dormir bem durante a quarentena

Rionegro e Solimões fazem live solidária com repertório vasto
24 de abril de 2020
Isabeli Fontana para o Inverno 2020 da Colcci
24 de abril de 2020

Pandemia do Coronavírus pode favorecer estresse e ansiedade, o que pode afetar, consequentemente, a qualidade do sono, levando assim à queda da imunidade e ao aparecimento de doenças de pele e cardiovasculares, além da aceleração do envelhecimento

Desde o início da pandemia do Coronavírus, estamos vivendo em isolamento social, o que fez com que a rotina de grande parte das pessoas mudasse bruscamente. Esse fato, por si só, já gera estresse e ansiedade, o que é potencializado pela iminência do vírus causador do Covid-19. O resultado, para alguns, é o surgimento de insônia e dificuldade de conseguir uma noite de sono de qualidade. “Porém, o sono é o momento em que o corpo entra em um modo regenerativo e construtivo. Logo, dormir cinco horas ou menos aumenta consistentemente o risco de condições adversas à saúde, como doenças cardiovasculares, longevidade, problemas de pele e até mesmo a aceleração do envelhecimento. Esse período, quando realmente satisfatório, é também extremamente importante para o funcionamento do sistema imunológico”, explica Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora científica da Pharmapele.

Por isso, nesse momento, é importante investir em cuidados para melhorar a qualidade do sono, como ler ou meditar próximo ao horário que você dormia antes do isolamento social. “Vale a pena também tomar um banho, acender uma vela e usar produtos e hidratantes faciais com aromas calmantes, como lavanda e sândalo, que vão ajudar você a dormir mais facilmente e com mais qualidade”, recomenda Luisa. Porém, mesmo com esses cuidados, pode não ser fácil lidar com a insônia, principalmente para quem já sofria com o problema antes. Então pode ser interessante investir na suplementação de ingredientes naturais que ajudam na redução do estresse e da ansiedade e na melhora da qualidade do sono. Abaixo, a especialista listou alguns desses ingredientes, que estão disponíveis nas lojas da rede de farmácias de manipulação Pharmapele. Confira:

Pinetonina: A pinetonia é um blend de aplicação nasal formulado com óleos essenciais escolhidos por suas propriedades terapêuticas. O produto acessa rapidamente regiões específicas do cérebro para promover relaxamento e equilíbrio emocional, melhorando a qualidade do sono sem causar sedação e diminuindo os sintomas do estresse, como agitação e ansiedade.

Melatonina: Conhecida como hormônio da noite ou hormônio do sono, a melatonina é um antioxidante poderoso que regula o momento de dormir, melhorando a qualidade do sono, e participa da reparação das nossas células, que estão constantemente expostas aos efeitos do estresse, poluição e outros elementos nocivos, combatendo assim os danos causados pelos radicais livres que agridem o organismo.

Relora: Com eficácia comprovada na redução do cortisol, hormônio do estresse, que pode causar ansiedade, agitação do sono e compulsão alimentar, o suplemento, que pode ser manipulado na forma de sachê, cápsula ou chocolate, promove sensação de relaxamento, bem-estar e felicidade com efeitos comparados aos antidepressivos, além de diminuir a necessidade de comer de forma compulsiva.

Valeriana officinalis: Amplamente utilizada devido as suas propriedades sedativas, hipnóticas e ansiolíticas, essa raiz, que é manipulada em cápsulas, possui ação indutora do sono, hipotensora, antiarrítmica e ansiolítica. Dessa forma, a raiz promove o sono e alivia a ansiedade de forma natural, relaxando o corpo e a mente ao invés de induzir diretamente o sono. Logo, não causa dependência e também não faz com que você se sinta grogue durante a manhã, como ocorre com os medicamentos comumente prescritos para o tratamento desses distúrbios

Rhodiola rosae: Consagrada mundialmente como “Raiz de Ouro”, a Rhodiola rosae é um ingrediente manipulado em cápsulas que possui efeito estimulante ou sedativo, dependendo da necessidade, sendo assim capaz de melhorar a qualidade do sono, quadros de depressão, aumentar o desempenho no trabalho, eliminar a fadiga e auxiliar no tratamento dos sintomas provocados pelo estresse físico e psicológico.

Serenzo: Extraído da laranja Citrus sinensis, conhecida como laranjeira, e podendo ser formulado em cápsula, sachê ou chocolate, o Serenzo reduz os sintomas gerados pelo estresse, como ansiedade, mudanças do humor, agressividade, problemas do sono e dores musculares. Além disso, contribui para o relaxamento, serenidade e bem-estar, melhorando, consequentemente, a qualidade de sono.

Passiflora incarnata: Popularmente conhecido como Maracujá, esse extrato, quando utilizado de forma oral, tem ação ansiolítica, sedativa e antidepressiva. Estudos mostram efeito ansiolítico semelhante ao benzodiazepínico oxazopam, com início de ação mais lento, porém, sem seus efeitos colaterais, podendo assim amenizar a insônia, depressão, irritabilidade, dor de cabeça e os efeitos da menopausa.

Porém, Luisa Saldanha ressalta que os suplementos, mesmo sendo opções naturais e com efeitos colaterais reduzidos quando comparados aos medicamentos sintéticos, devem ser selecionados criteriosamente com o auxílio de um profissional de saúde habilitado, que poderá prescrever a melhor opção para a sua necessidade, levando em consideração suas características particulares e contraindicações pré-estabelecidas. “Então procure o seu médico, nutricionista ou nossos farmacêuticos para receber a assistência necessária”, finaliza.

PHARMAPELE: A Pharmapele é uma rede de farmácias de manipulação, com 32 anos de experiência em medicamentos personalizados e cosméticos de tratamento. São 80 lojas presentes em todo o Brasil. A Pharmapele é metade ciência, metade beleza e bem-estar por inteiro. www.pharmapele.com.br