Somente 17% da sua saúde depende da genética

Centro histórico de Curitiba receberá três novos painéis instagramáveis
15 de dezembro de 2022
Dicas para ceias mais saudáveis para as festas de fim de ano
15 de dezembro de 2022

Alguns pontos devem ser observados para que ações comuns não promovam o adoecimento

Quando o assunto é doença, é lugar comum escutar: é genético, toda família tem determinado problema. Mas será que somente o histórico familiar pode ser responsabilizado mesmo? A questão é um dos focos do curso “Como se constrói a saúde e a doença”, disponível no Puravida PRIME – uma plataforma de assinatura voltada para temas que abordam a saúde e o bem-estar, criada pela Puravida, empresa que nasceu com o propósito de facilitar e incentivar um estilo de vida mais saudável com cuidados voltados para a saúde.

O conteúdo é formado por seis episódios que abordam temas como a genética, inflamação, síndrome metabólica, importância do intestino e dos músculos. As primeiras aulas são coordenadas pelo neurologista Gabriel Prado. É ele quem explica o que significa epigenética, sua influência e fatores que constroem a saúde e previnem a doença: os pontos fundamentais na nossa rotina e hábitos que favorecem o processo de adoecimento e a atenção que deve ser dada a cada um desses pontos, sem deixar de lado o que deve ser promovido para o nosso corpo manter a manutenção adequada da nossa saúde física, mental e metabólica.

Mas o que significa epigenética? Costumamos ter a noção de que o gene é muito determinante. Se um familiar tem uma predisposição a determinada doença, é comum pensar que a pessoa está predestinada a desenvolver essa patologia. Mas, não é bem assim que funciona. A epigenética é a influência do meio ambiente, da rotina, do estilo de vida em relação ao nosso gene. Dessa forma, o gene pode estimular ou silenciar o problema, de acordo com a rotina e estilo de vida.

Um exemplo clássico é o cigarro. Se o paciente herdou um gene do câncer de pulmão, e ele se expõe a fatores agressores, como tabagismo, fogão a lenha ou cigarro eletrônico, ele está estimulando a inflamação metabólica, a infecção do órgão e gerando uma expressão daquele gene. E o que vai determinar o nível de expressão e quando o organismo vai dar os primeiros sinais da doença, é quantidade de estímulo que ele está recebendo e a predisposição que ele tem em desenvolvê-la.

“Tem pessoas que passam uma vida inteira fumando e não desenvolvem câncer de pulmão, mas, isso não quer dizer que a mesma não possa ter outras doenças relacionadas a essa toxina. A predisposição pode estar relacionada a doenças cardiovasculares, como por exemplo, e os fatores agressores vão gerar um processo inflamatório lá na região do núcleo do DNA, promovendo doenças relacionadas ao problema”, explica o médico.

Marcelo Carvalho, Bruno Cesar e Gabriel Prado são os profissionais que ministram esse curso, que podem ser prestigiados no Puravida PRIME, compatível com qualquer dispositivo e pode ser acessado diretamente pelo site: https://www.puravidaprime.com.br/.

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.