Solução Fintech para validação de contas em massa elimina erros humanos e fraudes na América Latina

Confira 5 dicas para cuidar dos pés no frio e prevenir doenças
27 de junho de 2023
Chegou o Red Sale da Avianca: passagens para mais de 70 destinos a partir de 435 reais por trecho, entre 26 de junho e 2 de julho de 2023
27 de junho de 2023
  • Ela permitirá que a autenticidade das contas bancárias seja verificada em mais de 100 instituições financeiras, garantindo um gerenciamento de transações econômico e seguro. 
  • Transações errôneas significam perda de dinheiro, tempo e reputação para as empresas e seus acionistas; por isso, a validação de contas é obrigatória em alguns países.

Prometeo, a maior plataforma de open banking da América Latina, implementou sua solução para validação de contas bancárias, projetada para que as empresas se conectem com os bancos e verifiquem os dados de seus clientes, usuários ou fornecedores ao fazer pagamentos, contratos ou registros, evitando a perda de dinheiro devido a erros operacionais ou fraudes cibernéticas.

De acordo com um estudo realizado pela LexisNexis, 70% dos principais líderes de negócios da região estão insatisfeitos com as taxas resultantes de pagamentos on-line malsucedidos. O custo médio por transação frustrada é de US$ 11,43 na América Latina. No Brasil, o custo por transação fraudulenta é 3,86 vezes o valor da transação perdida. O fator humano continua alto, ainda de acordo com o estudo, com 72% das empresas pesquisadas verificando esses dados manualmente.

Esses cenários podem mudar com a implementação de ferramentas como a validação de contas, que permite a verificação de várias em questão de minutos. No entanto, ela é realizada por bancos com alcance nacional e a operação pode levar dias. Em contrapartida, a validação de contas da Prometeo permite que várias verificações de contas sejam realizadas em minutos, tanto em nível nacional quanto regional, e está em operação no México, Brasil, Colômbia, Peru e Uruguai.

“Nossa solução permite validar contas em mais de 100 instituições financeiras e, graças a essa cobertura, nossas empresas clientes podem verificar os dados de seus stakeholders antes de qualquer pagamento recorrente ou operação de integração, como no caso de proventos de salários”, explica Ximena Aleman, CEO e cofundadora da Prometeo.

A validação de contas evita custos excessivos devido a transações com falhas. Quando uma empresa faz transferências em massa, existe a possibilidade de que algumas sejam rejeitadas porque a titularidade ou o status ativo da conta de destino geralmente não são verificados, e o impacto econômico e operacional desses erros é muito grande.

Isso é um problema para as organizações, uma vez que clientes insatisfeitos têm maior probabilidade de cancelar um serviço, especialmente se ele for prejudicial aos seus ativos. De acordo com o estudo de 2021 da Accuity sobre falhas de pagamento, das organizações com mais de 20.000 pagamentos falhos por dia, 80% relataram perdas de clientes.

Mudar a conta ao receber o salário é outro problema enfrentado pelas empresas e que a validação de conta ajuda a resolver. Desde 2018, as solicitações da instituição de destino para transferir a conta em que os brasileiros recebem o salário chegaram a 15,5 milhões. Desse volume, 7,4 milhões de solicitações foram rejeitadas, 48% do total no período, segundo dados da Câmara Interbancária de Pagamentos.

O processo de validação de conta da Prometheus é realizado de forma segura e sob rígidos padrões de confidencialidade, pois possui vários sistemas, incluindo Web Application Firewalls e TLS (Transport Layer Security) 1.2 para monitorar, filtrar e bloquear tráfego malicioso.

“A Prometeo interconectou 42 instituições financeiras e várias empresas por meio de 127 APIs em 10 países da região. Essa nova solução é mais um passo que estamos dando para continuar a oferecer aos nossos clientes uma melhor experiência no gerenciamento de seus processos, onde a interoperação com bancos e informações bancárias sempre foi um desafio”, disse Ximena Aleman.

Com a balança comercial do Brasil com os países da região apresentando um saldo positivo de R$ 17,5 bilhões, a API do Prometeo é apresentada como uma garantia para transações multinacionais de empresas com interesses na América Latina, pois é a única no mercado que facilita a verificação de contas entre entidades regionais.

Sobre a Prometeo

A Prometeo ajuda as empresas a acessar informações financeiras cruciais para gerar inovação, melhorar a tomada de decisões e criar produtos digitais. A Prometeo fornece um ponto único de acesso a informações bancárias, transações e pagamentos para mais de 42 instituições financeiras e 127 APIs em 10 países da América Latina, promovendo a inovação no setor financeiro.