Sofitel Santa Clara Cartagena tem localização privilegiada e obras do artista colombiano Fernando Botero decorando a suíte principal

Maio Mariano em Canindé deve atrair mais de 50 mil pessoas com celebrações e eventos em devoção à Nossa Senhora; veja programação
4 de maio de 2023
Dia das Mães: sugestão de presentes para todos os estilos
4 de maio de 2023

Segundo colocado, sendo o melhor da América do Sul no ranking de 2022 da Readers’ Choice Awards da Condé Nast Traveller

Um dos hotéis da América Latina incluídos na categoria Recomendados pelo Forbes Travel Guide 2023. Não faltam reconhecimentos e premiações de destaque para o Sofitel Santa Clara, localizado no coração do centro histórico da cidade colombiana de Cartagena.

O cinco estrelas da AccorInvest Latam ainda ostenta a mesma estrutura que abrigou o convento das Irmãs Clara Pobres em 1621 e décadas mais tarde, ainda no século XVII, funcionou como hospital, orfanato, penitenciária e até faculdade de Medicina por ordem do governo colombiano.

A representatividade arquitetônica do Santa Clara Cartagena é tamanha que em 2012 foi alçado ao grupo seleto da marca Sofitel classificado na categoria Legend. Somente outras quatro propriedades em todo o planeta – no Egito, Holanda, Vietnã e China – ostentam condições similares.

“Esse tipo de hotel costuma ficar em endereços emblemáticos, muitas vezes seculares, em áreas transformadas em patrimônio cultural da cidade”, explica a VP de Design, Construção e Inovação da AccorInvest Latam, Carolina Moreira. Normalmente a suíte principal de cada um dos Sofitel Legend conta com itens raros e extremamente importantes, “como objetos do próprio Charles Chaplin no Legend do Vietnã, manuscritos de Agatha Christie no Egito e obras do inconfundível figurativista Fernando Botero em Cartagena”, destaca Carolina.

Desafio e Reconhecimento

Além da suíte principal que foi decorada por Nina Botero, filha do renomado Fernando Botero, o Sofitel Santa Clara conta com obras desse artista e concilia uma arquitetura colonial clássica com o luxo e requinte francês. A combinação ganha um tom mais que especial graças à cordialidade, dedicação e simpatia dos funcionários e colaboradores em cada etapa do atendimento.

O espaço tombado como patrimônio da cidade precisou passar por obras no início da década de 1990. “A minuciosidade quase cirúrgica para modernizar as estruturas e, ao mesmo tempo, preservar as paredes explicam a execução dos trabalhos entre 1991 e 1995. O que vemos atualmente foi erguido por dentro das antigas instalações, com o capricho adicional de preservar pisos e salões de mais de quatro séculos. Uma verdadeira obra de arte da arquitetura”, avalia Carolina Moreira.

A executiva da AccorInvest também destaca outras singularidades do Sofitel Santa Clara além da expressividade arquitetônica e tradição histórico-cultural: “Em Cartagena temos um índice de contratação de mão de obra local acima da média das outras unidades do nosso portfólio. Além disso, nosso DNA de negócios explora o fascínio pelo local, tanto para atrair interessados em trabalhar em um cenário encantador como o de Cartagena como para desfrutar da série de comodidades oferecidas. São 7 salas exclusivas para eventos ou reuniões e um spa distribuído em 800 metros quadrados, com academia, oito salas de tratamento, sauna turca, solário e área para chá”, enumera Moreira.

Outros diferenciais

Já os interessados em gastronomia, podem usufruir de duas opções no Santa Clara Cartagena: o Jardin Santa Clara e o 1621. O primeiro ostenta um espaço ao ar livre que concilia um ambiente capaz de entregar frescor, tranquilidade e segurança com um conceito sustentável, saudável e acessível de drinks e alimentos. Além do menu internacional, o chef Domique Oudin também responde pelo menu gourmet do 1621. Assim como o Jardin Santa Clara, a antiga sala de jantar das freiras clarissas tem capacidade de atender 80 clientes. O restaurante combina tradições gastronômicas européias com novos ingredientes universais para entregar uma experiência compatível com os mais exigentes paladares e demandas. O espaço funciona às quintas, sextas e sábados, o que pode exigir planejamento dos viajantes para não desperdiçar a oportunidade de desfrutar do espaço.

O El Coro Lounge Bar faz referência ao antigo convento na cidade colombiana e possibilita desfrutar coquetéis exclusivos como os célebres mojitos e as atraentes tapas potencializadas por música ao vivo. Mas se a preferência for por desfrutar do ar livre, o botika Bar se credencia, em especial pela vista panorâmica para o Mar do Caribe e a localização no terraço do Sofitel Cartagena. A diversão e o glamour são assegurados pela música ao vivo, os drinks clarificados churrasco, jacuzzi e narguilés.

O Sofitel Spa propõe uma experiência de rejuvenescimento e conexão entre corpo, mente e espírito a partir de técnicas de cosmetologia francesa e tradições ancestrais de tratamentos holísticos realizados em todas as partes do planeta. A área de cuidado com o corpo, o lazer e o bem estar dos hóspedes ainda inclui uma imponente piscina externa e um moderno centro fitness com equipamentos de última geração.

E se as obrigações do trabalho não puderem ser deixadas de lado, o Santa Clara Cartagena disponibiliza 7 salas de reuniões, a maior delas com capacidade para 200 pessoas e área de 328 m². “Também é possível usufruir de um cenário mágico como o da Capilla del Convento e as salas funcionais em estilo francês para oficializar o casamento. Os convidados podem celebrar o momento com o casal em 2 terraços com vista para o Mar do Caribe, um passeio coberto ou no Salão Santa Clara. As equipes do Sofitel Santa Clara ficam encarregadas de cuidar dos mínimos detalhes para o momento especial ficar ainda mais marcante na memória de cada um dos presentes”, detalha Moreira.

Endereço: Calle Del Trono 39-29 Bairro San Diego, NA, Cartagena, Colômbia
Categoria 5 estrelas/ Sofitel Legend
124 quartos, sendo 28 suítes

Sobre a AccorInvest Latam

Fundada em 2017, a AccorInvest é uma gestora de ativos imobiliários dedicada a operar com alta performance, maximizando valor para seus investidores, parceiros e colaboradores. A empresa aposta em uma equipe diversificada e excepcionalmente talentosa que combina paixão, inventividade e pertencimento para antecipar novas tendências e entregar aos clientes experiências personalizadas. Ao mesmo tempo, a forma utilizada para alcançar os objetivos dos negócios segue regras de governança bem pensadas e comprometidas com a preservação ambiental e o desenvolvimento da sociedade e do entorno em que atua. Com um portfólio de 780 hotéis, entre próprios e alugados, localizados em 27 países de quatro continentes, a AccorInvest conta com um quadro de 23 mil funcionários e 121 mil quartos oferecidos.

Divulgação