Sofá Apulo, de FormaFantasma para Natuzzi Italia, interpreta as multifuncionalidades das moradas contemporâneas

Shopping Estação contará com arte urbana de 520 metros quadrados em homenagem à cidade
28 de março de 2022
Semana de Leitura de SP tem peça sobre Tarsila do Amaral, encontro de fãs de Harry Potter e declamação de poesia nas ruas
28 de março de 2022

Sofá Apulo, de FormaFantasma para Natuzzi Italia, interpreta as multifuncionalidades das moradas contemporâneas

O sofá Apulo, desenvolvido pelo estúdio Formafastasma – Simone Farresin e Andrea Trimarchi – integra a nova coleção Natuzzi Italia. O projeto criado a partir de uma reflexão cuidadosa sobre as exigências e mudanças da vida contemporânea, responde à crescente necessidade de conciliar funcionalidade e continuidade em nossas moradias.

De fato, novas rotinas foram incorporadas e os lugares onde trabalhamos e aproveitamos nosso tempo livre são quase sempre os mesmos. Assim, a organização se torna uma prioridade para vivermos bem conosco e com as coisas ao nosso redor.

Neste sentido, o sofá home office Apulo é mais um passo no caminho para alcançar uma versatilidade sofisticada que se encarrega de combinar multifuncionalidade, conforto e design. Um equilíbrio delicado que não pode mais ser improvisado, mas que deve ter seus próprios limites precisos e envolver uma profunda pesquisa multidisciplinar, na qual se baseia a abordagem dos designers.

Como sugere o nome, o projeto inspira-se na Apúlia: sua inovação e parte experimental, baseada na funcionalidade, evoca à cultura agrícola, que se distingue pelas suas típicas quintas, a masserie, e a invenção de objetos concebidos para serem usados no trabalho diário em casa e nos campos.

“O projeto nasceu do nosso desejo de abraçar a vida contemporânea, inspirando-se na praticidade racional que foi transmitida de geração em geração na Apúlia rural”, explica Formafantasma. “Por exemplo, as curvas do sofá lembram as abóbadas de berço da masserie. De maneira instantânea, captamos a essência do trabalho cotidiano, sublinhando a transição da forma que assumiu, dos campos, para a atual, nas nossas casas”.

De fato, o sofá ganha novas funções e foi projetado para acomodar pequenos objetos para atender aos mais sofisticados requisitos de home office: uma mesa de madeira para fixar na parte de trás da estrutura – proporcionando uma superfície de trabalho – e uma mesa lateral regulável em altura que fornece funcionalidade adicional e oferece outra superfície. A pesquisa de design também é sublinhada pela presença de uma calha embutida na estrutura do sofá, que permite integrar perfeitamente os cabos do laptop na estética do sofá.

Seja na versão linear de três lugares ou na configuração com chaise longue, o Apulo é uma presença pura e simples graças à sua preciosa concha de couro de sela, que define suas linhas, e seus pés de metal, que enfatizam sua leveza.

FormaFantasma

Formafantasma é um estúdio de design baseado em pesquisa que investiga as forças ecológicas, históricas, políticas e sociais que moldam a disciplina do design hoje.

Desde a fundação do estúdio em 2009, os italianos Andrea Trimarchi e Simone Farresin defendem a necessidade de valor. Seu objetivo é facilitar uma compreensão mais profunda de nossos ambientes naturais e construídos e propor intervenções transformadoras por meio do design e suas possibilidades materiais, técnicas, sociais e discursivas.

Trabalhando em seu estúdio em Amsterdã, Holanda, a prática abrange um amplo espectro de tipologias e métodos, desde o design de produtos até o design espacial, planejamento estratégico e consultoria de design. Como resultado, todo o portfólio da Formafantasma é caracterizado por uma linguagem visual coerente e resultados meticulosamente pesquisados.

A visão dedicada do estúdio aos desafios enfrentados pelo design, cultura, meio ambiente e sociedade lhes rendeu uma série de clientes internacionais, como Lexus, Flos, Fendi, Max Mara, Hermes, Droog, Nodus Rug, J&L Lobmeyr, Cassina, Bitossi, Established and Sons, La Biennale di Venezia, Rijks Museum, Dzek, Ginori, Hem, Maison Matisse, Bulgari, Samsung, Rado, Roll and Hill, Galleria Giustini / Stagetti, La Rinascente, Gallery Libby Sellers, entre outros.

Juntamente com trabalhos para clientes, seus projetos foram apresentados, publicados e adquiridos na coleção permanente de museus internacionais, incluindo MoMA e Metropolitan Museum de Nova York, Art Institute Chicago, Victoria and Albert de Londres, Musée National d’Art Moderne de Paris, Musée des Arts Decoratifs, CNAP, Fondation Cartier e Centre Pompidou, Museu Stedelijk de Amsterdã, Museu MAK de Viena, Museu Centraal de Utrecht, Mudac Lausanne, Museu Mint of Craft and Design da Carolina do Norte, Museo Maxxi de Roma, Vitra Design Museum, Galeria Nacional de Victoria em Melbourne, Triennale di Milano, LACMA, Museu Textiel de Tilburg e outros.

Sobre Natuzzi

Natuzzi, grife criada no ano de 1959, em Santeramo in Colle, província de Bari, é reconhecida como a maior marca italiana de decoração do mundo. Com presença global, conta com sete fábricas, 12 escritórios e mais de 1.200 pontos de venda espalhados em 125 países. No Brasil e América Latina atua com duas marcas Natuzzi Italia e Natuzzi Editions.

Com produtos que são sinônimo de conforto, design de vanguarda e qualidade incomparável, a Natuzzi produz peças de alto valor e história, que primam pelo trabalho minucioso e quase artesanal, mesclado à mais alta tecnologia de produção e design de ponta.