Slow Food no Paraná se une para a valorização do alimento regional

Fruteiras podem estimular a alimentação saudável
7 de março de 2019
Os cinco mitos sobre a catarata
8 de março de 2019

No dia 09 de março acontece a segunda edição do ano dos almoços na Salumeria Monte Bello

O já consagrado almoço mensal irá contar com o cozinheiro convidado Renato Bedore, cozinhando a quatro mãos com o chef da casa, Marcelo Empinotti.

Nascido no interior de São Paulo, Renato é um curitibano de coração. Designer, Chef de Cozinha e Mestre em Design, com ênfase em design de experiências e Food Design, foi um dos co-fundadores do Living Lab Coletivo Alimentar onde ajudou a conceituar vários projetos de inovação. Atualmente dedica-se à docência e à pesquisa acadêmica e é sócio-consultor sênior da empresa Vivah – Vivências Gastronômicas. É um dos fundadores do Convivium Coré Etuba Slow Food, em Curitiba, e militante ativo do movimento Slow Food no Paraná.

É com esta ideia de valorizar os ingredientes que saem da nossa terra, que os Convívios de Slow Food se juntam neste almoço. Marcelo Empinotti é um dos fundadores do Convivium Slow Food Serra do Mar Paraná, que abrange a produção de alimentos bons, limpos e justos, na Mata Atlântica do Estado. Lai Pereira, líder deste convívio acredita que “é preciso aproximar o produtor rural do consumidor, estimulando um comércio direto entre as partes. Somente desta forma será possível contribuir efetivamente para as mudanças alimentares tão necessárias em nosso momento histórico.”

“Fundado por Carlo Petrini em 1986, o Slow Food tornou-se uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989. Atualmente conta com mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 150 países.

O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.

Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo, e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, tornando-se co-produtores.” (http://www.slowfoodbrasil.com/slowfood/o-movimento)

Com fortes influências da cozinha regional, este almoço será recheado com as delícias encontradas na nossa paisagem da Serra do Mar do Paraná. Entre eles, na mesa de antepasto será servido o Presunto Cru da Graciosa, feito com o Porco Raça Moura. Esta raça entrou para o Catálogo Arca do Gosto, do Slow Food Brasil, por se tratar de um animal nativo brasileiro que foi quase extinto. Em meados dos anos de 1980, o departamento de Zootecnia da UFPR começou um trabalho de resgate da raça. Hoje, quase 30 anos depois, o Projeto Porco Raça Moura conseguiu integrar e estimular mais de 50 criadores, nos 3 Estados do Sul do país.

A Salumeria Monte Bello foi a primeira do ramo a se dedicar ao projeto e a produzir embutidos com a raça. Nesta edição de seus almoços, será aberto o lote numerado de outubro de 2017, que agora está em seu ponto ideal de consumo. Sabores que alimentaram naturalmente os porcos na primavera de 2017 estarão vivos na mesa de antepasto desta edição!

Local: SALUMERIA MONTE BELLO

Endereço: Av. Dom Pedro II, 6457 – Quatro Barras – PR (Dica: para chegar ao local com Waze ou Google Maps, digite “Salumeria Monte Bello” ao invés do endereço.)

Horário: 12.30h (O almoço é servido pontualmente em sistema de banquete: todos almoçam no mesmo horário). A chácara abre das 11.30 às 15.30h. Para aproveitar o dia, é agradável chegar por volta das 12h.

Sugestão: Vista calçados confortáveis e traga repelente.

Valor por adulto: R$85,00. Crianças de 5 a 12 anos: R$50,00. Obrigatoriamente reservar antecipadamente.

Informações e reservas: (41)99225.7239 (whats) ou vendasmontebello@gmail.com