Sidia cria aplicativo que rastreia saúde do funcionário durante pandemia

Dia dos Namorados: Thirty Seven Trend traz presentes artesanais, éticos e sustentáveis para todo estilo de mulher
9 de junho de 2020
Os 3 erros mais comuns ao instalar piso vinílico
9 de junho de 2020

Entre os maiores desafios enfrentados pelas empresas, durante a nova pandemia de coronavírus, está o monitoramento da saúde dos funcionários no home office

Como sabe qual deles está mostrando os primeiros sintomas do Covid-19? Como apoiar aqueles que já foram diagnosticados ou como esclarecer dúvidas neste momento de grande tensão e medo? Para atender a essas necessidades, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia desenvolveu o aplicativo InfoSaúde.

O app possui diversas funcionalidades, entre elas: endereços de unidades públicas de saúde, a UBS, sugerindo rotas a partir da localização do usuário; notícias oficiais de coronavírus; lista com serviços de entrega e coleta; dicas de prevenção; Mapa covid-19 distribuído por bairro; sistema de lembretes e notificações; e, o principal, a autoavaliação. Usando uma senha corporativa, os funcionários só precisam responder 9 perguntas duas vezes ao dia. Dependendo da pontuação obtida, como há um peso para cada resposta, o serviço de saúde avalia a necessidade de entrar em contato com o funcionário, monitorando-o mais de perto, sugerindo exames/exames ou mesmo tratamentos. Um médico do ambulatório também pode ser chamado para consultas remotas.

“No início, estávamos fazendo isso manualmente. Cada gerente era responsável por verificar a saúde de sua equipe todos os dias. Então, uma equipe de desenvolvedores fez a primeira versão do InfoSaúde, com dicas rápidas sobre o coronavírus até chegarmos à terceira versão com muito mais recursos”, explica o superintendente da Sidia, Chris Lee, que acompanhou pessoalmente o desenvolvimento do projeto.

Para Lee, as pessoas sempre foram uma prioridade para Sidia. Na pandemia de coronavírus, com o home office, o que era um valor, segundo ele, tornou-se uma missão. “Esta pandemia é sem precedentes. Estamos muito preocupados com as taxas de contágio, mas, ao mesmo tempo, queríamos mostrar aos nossos funcionários que, mesmo à distância, estamos conectados e preocupados em apoiar a todos”.

Inovação

Chris Lee disse que o aplicativo InfoSaúde, embora surgiu de uma necessidade interna, pode ser adaptado à realidade de outras instituições. Ele cita ambientes como unidades de saúde, por exemplo, para os quais os gestores podem acompanhar a saúde de seus profissionais; da mesma forma que as empresas de qualquer indústria. “Um dos nossos diferenciais é a imersão da realidade de nossos clientes. A inovação só é realmente significativa quando atende às necessidades de pessoas, empresas ou organizações”, explica o superintendente.

O InfoSaúde também garante segurança e privacidade, pois utiliza autenticação e criptografia do usuário na transmissão de dados armazenados na nuvem, onde apenas a equipe médica da Sidia tem acesso a dados confidenciais de funcionários.

BENEFÍCIOS DO APLICATIVO PARA AS ÁREAS DE RH E SAÚDE

– Identifica possíveis áreas de risco de contágio do coronavírus;

– Calcula o número de funcionários em risco;

– Dá mais proatividade nas ações do serviço de saúde corporativo;

– Melhora o tempo de resposta das equipes de saúde com o empregado;

– Aumenta a sensação de pertencimento e cuidado por parte dos colaboradores;

– Torna a comunicação mais eficaz em assuntos de pandemia.

SOBRE O SIDIA

O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, sediado em Manaus, Amazonas – Brasil, responsável por implementar soluções digitais inovadoras para o mercado local e global.

Fundado em 2004 na capital do Amazonas, o Sidia atua no desenvolvimento de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, plataforma e aplicação para óculos de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.

O Sidia também tem importante papel como apoiador do movimento que organiza o Polo Digital de Manaus. O objetivo é reunir os atores do ecossistema de P&D digital na região para se discutir conceitos e soluções para uma cidade inteligente.

Como entidade privada, o Sidia é formado por pessoas incríveis, das mais variadas formações intelectuais e culturais, com diferentes visões de mundo e apaixonadas por inovação, seu DNA. É este potencial humano aliado à tecnologia que os move a contribuir para uma sociedade melhor, tornando a vida das pessoas muito mais fácil e divertida.